quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Plano de Ação com atualização para 2014

Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
 Ensino Fundamental e Médio

        Plano de Ação

        Equipe Multidisciplinar

Coordenação:
Professora Laura Lopes de Paiva

Componentes:

Equipe Pedagógica:        
Alessandra Guidolin Campos - (em substituição  à Professora Telma da Silva Rodrigues em afastamento para realizar o  PDE 2014)
Márcia de Oliveira

Professora da Área de Biológicas:     
Adelirian Martins Lara Lopes - (em substituição  à Professora Maria Anunciata Albanez com remoção para outro colégio)

Professores da Área de Humanas:
Cleres Mansano - Geografia - (em substituição  à Professora  Silvia Miotto com remoção para outro colégio)
Doralice Ferrareze dos Santos - Inglês
Elizabete dos Santos Meirelles - Português
Laura Lopes de Paiva – Português
Ruth dos Santos - História
Viviane Takahashi Pradella - Educação Física - (em substituição  ao Professor Fernando César Fernandes com remoção para outro colégio)

Professora da Área de Exatas:
Luci Martins Ramos

Agente Educacional:
Lucieny Aparecida Rocha Santos - Secretária

Representante das Instâncias Colegiadas:

Claudineia Buzo Trevisi – APMF

Plano de Ações 2013
Objetivo
Responsável
Leitura da Constituição Federal; Leis 10.s/03;11.645/08 – obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História  e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.
Elaboração do organograma das atividades a serem discutidas nas reuniões da Equipe Multidisciplinar e plano de trabalho da equipe multidisciplinar envolvendo a comunidade escolar
Estudo sobre África na antiguidade nos continentes africanos, com os professores de História e Arte: fundamentos 6º e 7º ano, atividades práticas 6º e 7º ano e desportivas 8º e 9º ano.
Elaboração do plano de trabalho da equipe multidisciplinar contenta as ações a serem desenvolvidas nas séries e turmas pré-definidas e as áreas de conhecimentos afins como colaboradores do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula
Nos encontros da equipe, analise do desenvolvimento dos trabalhos propostos, discussão sobre a desmistificação da África, do negro na história. Redefinição de conceitos sobre raça x racismo, étnica x cultura e aspectos políticos.
           
Sessões de vídeo sobre etnia racial e sua influencia religiosa nas áreas de  Biologia, História, Geografia,Ciências Português e Arte.
Palestras planejadas pela Equipe multidisciplinar com palestrantes da UEM, NRE e da própria escola.
Oficinas de história e cultura afro nos seguintes eventos: Semana cultural; artesanato, dança afro, culinária;  maquiagem e cabelo; moda, customização de roupas; cartazes.
Buscar compreender a partir dos encontros, as leis e os assuntos pertinentes a diversidade e cultura, étnica racial
Leitura das leis citadas, para conhecimento de todos da equipe multidisciplinar e maior compreensão do objetivo e importância de conhecer e se fazer conhecer as leis.
Colaborar junto ao corpo docente um plano de aula inclusiva com temas sobre a diversidade e cultura, étnica racial.
Colaborar junto ao corpo docente um plano de aula inclusiva com temas sobre a diversidade e cultura étnica racial. Sugerir filmes, textos e outros materiais de apoio pedagógico para a elaboração do plano de trabalho docente
Desenvolver estudos  e atividades práticas que culminarão na mostra cultural  no Dia da Consciência Negra
.
Equipe Multidisciplinar
Avaliação
Avaliação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula e plano para a apresentação dos trabalhos no Dia da Consciência Negra.
 Avaliação da Equipe Multidisciplinar: desenvolvimento, envolvimento, apresentação e organização do dia da Consciência Negra.
No decorrer de cada encontro realizar uma avaliação no intuito de qualificar e otimizar os próximos encontros, além de definir ações pedagógicas.
Referências
Orientações a Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2006.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira. Brasília: CNE/CP, 2004.
Rocha, Rosa Margarida de Carvalho. Educação e relações etnicorraciais: pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário