Ensino Fundamental e Médio
Plano de Ação
Equipe Multidisciplinar
Coordenação:
Professora Laura Lopes de Paiva
Componentes:
Equipe Pedagógica:
Alessandra Guidolin Campos - (em substituição à Professora Telma da Silva Rodrigues em afastamento para realizar o PDE 2014)
Márcia de
Oliveira
Professora da Área de Biológicas:
Adelirian Martins Lara Lopes - (em substituição à Professora Maria Anunciata
Albanez com remoção para outro colégio)
Professores da Área de Humanas:
Cleres Mansano - Geografia - (em substituição à Professora Silvia
Miotto com remoção para outro colégio)
Doralice
Ferrareze dos Santos - Inglês
Elizabete
dos Santos Meirelles - Português
Laura
Lopes de Paiva – Português
Ruth
dos Santos - História
Viviane Takahashi Pradella - Educação Física - (em substituição ao Professor Fernando César
Fernandes com remoção para outro colégio)
Professora da Área de Exatas:
Luci
Martins Ramos
Agente Educacional:
Lucieny
Aparecida Rocha Santos - Secretária
Representante das Instâncias Colegiadas:
Claudineia Buzo Trevisi – APMF
Plano de Ações 2013
|
Objetivo
|
Responsável
|
Leitura da
Constituição Federal; Leis 10.s/03;11.645/08 – obrigatoriedade de incluir no
Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação,
que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e
Indígena.
Elaboração do
organograma das atividades a serem discutidas nas reuniões da Equipe
Multidisciplinar e plano de trabalho da equipe multidisciplinar envolvendo a
comunidade escolar
Estudo sobre África
na antiguidade nos continentes africanos, com os professores de História e
Arte: fundamentos 6º e 7º ano, atividades práticas 6º e 7º ano e desportivas 8º
e 9º ano.
Elaboração do plano
de trabalho da equipe multidisciplinar contenta as ações a serem
desenvolvidas nas séries e turmas pré-definidas e as áreas de conhecimentos
afins como colaboradores do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula
Nos encontros da
equipe, analise do desenvolvimento dos trabalhos propostos, discussão sobre a
desmistificação da África, do negro na história. Redefinição de conceitos
sobre raça x racismo, étnica x cultura e aspectos políticos.
Sessões
de vídeo sobre etnia racial e sua influencia religiosa nas áreas de Biologia, História, Geografia,Ciências Português
e Arte.
Palestras
planejadas pela Equipe multidisciplinar com palestrantes da UEM, NRE e da
própria escola.
Oficinas de história e
cultura afro nos seguintes eventos: Semana cultural; artesanato, dança afro, culinária; maquiagem e cabelo; moda, customização de
roupas; cartazes.
|
Buscar compreender
a partir dos encontros, as leis e os assuntos pertinentes a diversidade e
cultura, étnica racial
Leitura das leis
citadas, para conhecimento de todos da equipe multidisciplinar e maior
compreensão do objetivo e importância de conhecer e se fazer conhecer as
leis.
Colaborar junto ao
corpo docente um plano de aula inclusiva com temas sobre a diversidade e
cultura, étnica racial.
Colaborar junto ao
corpo docente um plano de aula inclusiva com temas sobre a diversidade e
cultura étnica racial. Sugerir filmes, textos e outros materiais de apoio
pedagógico para a elaboração do plano de trabalho docente
Desenvolver estudos
e atividades práticas que culminarão
na mostra cultural no Dia da Consciência
Negra
.
|
Equipe
Multidisciplinar
|
Avaliação
Avaliação
dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula e plano para a
apresentação dos trabalhos no Dia da Consciência Negra.
Avaliação da Equipe
Multidisciplinar: desenvolvimento, envolvimento, apresentação e organização do
dia da Consciência Negra.
No
decorrer de cada encontro realizar uma avaliação no intuito de qualificar e otimizar
os próximos encontros, além de definir ações pedagógicas.
Referências
Orientações a Ações para a Educação das
Relações Etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2006.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura
Afrobrasileira. Brasília: CNE/CP, 2004.
Rocha, Rosa Margarida de Carvalho. Educação e
relações etnicorraciais: pensando referenciais para a organização da prática
pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário