domingo, 25 de maio de 2014

Obras de artistas quilombolas são expostas em Curitiba


 Assessoria de Comunicação/SEED

Alunos e professores do Colégio Estadual quilombola Maria Joana Ferreira, em Palmas, e artistas das comunidades Adelaide Maria Trindade Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira, todas ligadas pelo mesmo núcleo familiar, terão seus trabalhos expostos na Sala do Artista Popular, em Curitiba. A mostra, intitulada “A arte de resistir e construir”, tem início na próxima sexta-feira (23) e fica em cartaz até 11 de julho.

Os trabalhos que compõem a exposição evidenciam o artesanato popular quilombola e são feitos com materiais reciclados, sementes de árvores nativas e tecidos. A finalidade é resgatar a tradição quilombola e trabalhar os costumes das comunidades da região de forma interdisciplinar. “Essa ação faz parte da educação escolar quilombola e os trabalhos são frutos das práticas pedagógicas realizadas na escola”, esclareceu a diretora auxiliar, Maria Isabel Cabral da Silva.

Maria Isabel comentou sobre a importância do resgate da identidade cultural quilombola por meio da dança, jogos, artesanato e gastronomia. Desde 2011, é realizada uma exposição na escola com os trabalhos feitos pelos alunos. “Tudo o que eles aprendem na teoria, é representado na prática. As peças confeccionadas têm um valor de pertencimento para o grupo e são baseadas nas bonecas abayomi, confeccionadas com pedaços de pano pelas escravas nos navios negreiros para acalmar seus filhos”, afirmou.

O trabalho desenvolvido no colégio rendeu, em 2011, o prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas, promovido pelo Centro Cultural Humaitá. O relato das atividades do colégio compõem o Catálogo de Projetos, que foi impresso e distribuído para todas as bibliotecas e escolas do Paraná.

Serviço
Exposição: A arte de resistir e construir, dos artistas das comunidades quilombolas Adelaide Maria Batista, Castorina Maria Conceição e Tobias Ferreira

Local: Sala do Artista Popular
Rua Saldanha Marinho s/nº, Curitiba-PR
Anexo à Secretaria de Estado da Cultura
(41) 3321-4743
De 23 de maio a 11 de julho de 2014
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Fonte http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1986&tit=Obras-de-artistas-quilombolas-sao-expostas-em-Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário