http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1314
Material complementar:
- Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil
- Deliberação n.º 04/06
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
- Instrução nº 017/2006 – SUED
- O Professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense
- Relações Étnico-raciais, Educação e Descolonização dos Currículos
- Resolução n° 3399 / 2010 – GS/SEED
- Resolução nº 1 de 17 de junho de 2004
Povos Indígenas no Paraná
No Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas. Aproximadamente 70% pertence ao povo Kaingang (tronco linguístico Macro-Jê) e 30% ao povo Guarani (tronco linguístico Tupi-Guarani).Há famílias descendentes do povo Xetá (tronco linguístico Tupi-Guarani) e algumas do povo Xokleng (tronco-linguístico Macro-Jê), distribuídas em 23 Terras Indígenas/Aldeias.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8042109773439290902#editor/target=post;postID=2004229273810648382https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8042109773439290902#editor/target=post;postID=2004229273810648382
Educação para o Envelhecimento Digno e Saudável: Uma Questão Curricular
n Reading a Lectionary |
Considere-se também que nossos estudantes de hoje, dependendo da idade atual, farão parte do contingente de cidadãos e cidadãs idosas brasileiros. Portanto, tanto para o convívio, quanto para o próprio envelhecimento digno e saudável é necessária a preparação devida. O envelhecimento não é um fato social isolado. É um fato biológico com suas decorrências e especificidades, que se estabelece nas sociedades, requerendo o entendimento adequado e a preparação de todos para tal.
Assim, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná coloca à disposição de seu Sistema de Educação alguns subsídios capazes de dar base às disciplinas que precisam disponibilizar os saberes que dão conta da preparação de nossos estudantes para sua vida – entendida como valor máximo de uma sociedade e que tem ciclos que se completam com o envelhecimento, de igual importância dos demais.
Acesse os materiais:
Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1272
3º Encontro Ibero-Americano Caderno de Políticas e Programas Áudios Como chegar bem na Terceira Idade? Cartilhas Materiais com informações sobre alimentação, direitos, segurança e saúde da Pessoa Idosa Dados sobre o envelhecimento no Brasil Informações sobre a tendência de envelhecimento da população brasileira. Infográficos Informações quanto à saúde, direitos, prevenção de acidentes, entre outros Informações gerais Direitos já assegurados, bem como a legislação correspondente Links interessantes Sugestões de sites com informações sobre saúde, direitos, lazer, entre outros. |
O Currículo Escolar e o Art. 22 do Estatuto do Idoso Saiba quais são as atribuições para a educação Sugestões de Filmes Sugestões de alguns filmes que abordam a questão do envelhecimento Trechos de Filmes Sugestões de trechos de filmes para serem assistidos e discutidos nas aulas Vídeos Vídeos sobre a Política da Educação para a Pessoa Idosa, discriminação, o cuidado com o idoso, entre outros Violência Contra o Idoso 15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa Saiba mais O Envelhecimento e as Novas Gerações |
Nenhum comentário:
Postar um comentário