quinta-feira, 19 de junho de 2014

Educação das relações da étnico-raciais e ensino de história e cultura Afro-brasileira e Africana


http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1314

Material complementar:

Povos Indígenas no Paraná

No Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas. Aproximadamente 70% pertence ao povo Kaingang (tronco linguístico Macro-Jê) e 30% ao povo Guarani (tronco linguístico Tupi-Guarani).

Há famílias descendentes do povo Xetá (tronco linguístico Tupi-Guarani) e algumas do povo Xokleng (tronco-linguístico Macro-Jê), distribuídas em 23 Terras Indígenas/Aldeias.



Povo Guarani | Povo Kaingang | Povo Xetá | Povo Xokleng

Educação para o Envelhecimento Digno e Saudável: Uma Questão Curricular


n Reading a Lectionary
Os marcos legais nacionais e estaduais da Política da Pessoa Idosa determinam a tarefa da educação em todos os seus níveis e modalidades de ensino e se torna uma revestida de urgência considerando a realidade atual e porque as crianças e os jovens que frequentam a escola nos dias atuais serão os adultos que viverão a realidade demográfica que, em 2050, os fará conviver com 25% de pessoas idosas. Ainda, segundo publicação recente do IBGE, em 2060, o Brasil terá 218 milhões de habitantes, sendo que 58 milhões serão pessoas idosas.

Considere-se também que nossos estudantes de hoje, dependendo da idade atual, farão parte do contingente de cidadãos e cidadãs idosas brasileiros. Portanto, tanto para o convívio, quanto para o próprio envelhecimento digno e saudável é necessária a preparação devida. O envelhecimento não é um fato social isolado. É um fato biológico com suas decorrências e especificidades, que se estabelece nas sociedades, requerendo o entendimento adequado e a preparação de todos para tal.

Assim, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná coloca à disposição de seu Sistema de Educação alguns subsídios capazes de dar base às disciplinas que precisam disponibilizar os saberes que dão conta da preparação de nossos estudantes para sua vida – entendida como valor máximo de uma sociedade e que tem ciclos que se completam com o envelhecimento, de igual importância dos demais.
Acesse os materiais:
Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1272

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3º Encontro Ibero-Americano
Caderno de Políticas e Programas


áudio
Áudios

Como chegar bem na Terceira Idade?


cartilhasCartilhas
Materiais com informações sobre alimentação, direitos, segurança e saúde da Pessoa Idosa


pdf
Dados sobre o envelhecimento no Brasil

Informações sobre a tendência de envelhecimento da população brasileira.

ícone infográficos
Infográficos

Informações quanto à saúde, direitos, prevenção de acidentes, entre outros

ícone informações gerais
Informações gerais

Direitos já assegurados, bem como a legislação correspondente

ícone links interessantesLinks interessantes
Sugestões de sites com informações sobre saúde, direitos, lazer, entre outros. 
ícone pdf
O Currículo Escolar e o Art. 22 do Estatuto do Idoso

Saiba quais são as atribuições para a educação


ícone sugestão de filmesSugestões de Filmes
Sugestões de alguns filmes que abordam a questão do envelhecimento


trechos de filmesTrechos de Filmes
Sugestões de trechos de filmes para serem assistidos e discutidos nas aulas


ícone vídeosVídeos
Vídeos sobre a Política da Educação para a Pessoa Idosa, discriminação, o cuidado com o idoso, entre outros

15 de junhoViolência Contra o Idoso
15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


ícone saiba mais
Saiba mais

O Envelhecimento e as Novas Gerações

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