domingo, 24 de agosto de 2014

Plano de Ação 2014


                Plano de Ação


 

IDENTIFICAÇÃO

Estabelecimento de Ensino: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município: Maringá
NRE: Maringá
Equipe Multidisciplinar:
Coordenação:
Professora Laura Lopes de Paiva
Componentes:
Equipe Pedagógica:        
Alessandra Guidolin Campos
Márcia de Oliveira
Professores da Área de Humanas:
Eliane Boaventura S. Sá Ponhozi - Arte 

Elizabete dos Santos Meirelles – Inglês
 
Gislaine Souza Coqueiro - Geografia                             
 
Laura Lopes de Paiva – Português
 
Luzia Aparecida dos Santos – Português
 
Viviane Akemi Takahashi Pradella – Educação Física
Professora da Área de Exatas:
Luci Martins Ramos – Matemática
 
Rosangela Pacheco de Sá Parolin – Matemática e Ciências
 

 

 

Agente Educacional 2:
 
Lucieny Aparecida Rocha Santos
 
Silmara Santos Pinheiro
 
Agente Educacional 1
 
Alzira Maria Miotto Xavier
 
Aparecida do Carmo Crecencio
 
Maria de Fatima Belvis Fermino
 
Rose Alves Cabral
 
Zenilda Detone dos Reis
Representante das Instâncias Colegiadas:
Regina Sanches Fujisaki  - APMF

INTRODUÇÃO

Durante o decorrer deste ano letivo a Equipe Multidisciplinar se propõe a promover junto aos demais membros da comunidade escolar deste estabelecimento pesquisas a respeito das Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e com o resultado das pesquisas desenvolver atividades como dança, arte, leitura, compreensão e dramatização de lendas indígenas, poemas, contos, entre outros. Apresentar também dados estatísticos em gráficos sobre o número de tribos existentes em comparação ao número que havia por ocasião do descobrimento. Da mesma forma coletar dados e elaborar gráficos sobre a origem Afro-Indígena de membros da Equipe Multidisciplinar. O Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar deverá fazer parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano de Trabalho Docente (PTD) dos professores.

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

Diante das diversidades que temos nas escolas e em outros lugares onde convivemos, faz-se necessário o conhecimento de todos os tipos de etnias com suas culturas e que fazem parte deste contexto para que se reconheça seus valores. Visto que as Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena estão presentes em nosso cotidiano em nosso falar e alimentação, o que muitas vezes nos passa despercebido.

OBJETIVO

Conhecer e estudar as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08 – obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.
Desconstruir o preconceito em relação às Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.
Despertar a importância do pertencimento da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na comunidade escolar, cidade, estado e país.

CRONOGRAMA/AÇÕES

Cultura Africana, Afro-brasileira
1ª Ação – Apresentar para os alunos a Equipe Multidisciplinar: proposta, objetivos e composição através de diálogo, esclarecimentos e orientações.
 
2ª Ação - Criar uma ilustração, desenho livre, para representar a Equipe Multidisciplinar (todos os alunos com habilidades no desenho). Postagem nas redes sociais e pátio.
 
3ª Ação - Criar um poema para representar a Equipe Multidisciplinar (alunos do terceiro ano). Postagem nas redes sociais e pátio.
 
4ª Ação – Discussões sobre recursos financeiros e gastos na construção dos estádios para os jogos da Copa do Mundo de 2014, conforme a mídia informava. (todos) Debate oral - exercícios  de argumentação.
5ª Ação – Analisar a temática que a Presidente Dilma afirmava: “Copa da paz e da igualdade” e observar durante os jogos as cenas de preconceitos e como desconstruí-los? (alunos do 1A e B). Observar, pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para painel.
 
6ª Ação – As marcas do preconceito na literatura brasileira.    (todos alunos).
 
7ª Ação – Agendar o grupo Bumba Meu Boi para a Semana da Consciência Negra no colégio.
 
8ª Ação – Entrevistar com membros da EM a respeito de suas raízes genéticas e históricas.
 
9ª Ação – Produzir o gênero textual memórias, documentário da EM com dados da entrevista. Exposição no pátio.
 
10ª Ação – Tabular os dados da entrevista e criar gráficos. Exposição no pátio.
 
11ª Ação – Criar HQ e álbum seriado com ilustração de poemas. Exposição no pátio.
 
12ª Ação – Recriar coreografias. Exposição no pátio.
 
13ª Ação – Criar paródias e rap. Exposição no pátio.
 
14ª Ação – Apresentar desfile de cabelos afros Exposição no pátio.
 
15ª Ação – Criar Cinemateca com apresentações de filmes na proposta da EM. Apresentação para comunidade escolar.
 
16ª Ação – Concurso de redação riar Cinemateca com apresentações de filmes na proposta da EM. Apresentação para comunidade escolar.
 
Cultura Indígena
 
1ª Ação – Assistir ao filme Tainá para promover discussão sobre o conhecimento que o aluno tem sobre o indígena.
2ª Ação - Realizar pesquisas, leituras e compreensão de diversas lendas indígenas, assim como o objetivo das mesmas.
3ª Ação – Produção de HQs e/ou ilustração de lendas.
4ª Ação – Dramatização de uma das lendas estudadas.
5ª Ação – Pesquisar junto a família dos alunos se há ancestrais indígenas e promover um espaço para expor os resultados. (Mostra de pertences histórico-familiares)
6ª Ação -  Estudo e apreciação dos artesanatos produzidos pelos povos indígenas em especial do Brasil, focando nos motivos (Desenhos) que aparecem como identidade de um povo.
7ª Ação – Desenho e pintura com guache de releituras de motivos indígenas.
8ª Ação – Pesquisas e apresentações das danças típicas indígenas. 
9ª Ação – Leitura e compreensão de textos em LEM (Inglês) de textos sobre etnia e diversidade (Ethnic Diversity in Brazil)
10ª Ação – Elaboração e apresentação de gráficos com o resultado da pesquisa sobre a população brasileira de acordo com da cor pele e do número de tribos indígenas existentes no Paraná.

 

AVALIAÇÃO

Ocorrerá em dois momentos:
a)    Equipe multidisciplinar:
Avaliação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula e plano para a apresentação dos trabalhos no Dia da Consciência Negra.
 Avaliação da Equipe Multidisciplinar: desenvolvimento, envolvimento, apresentação e organização do dia da Consciência Negra.
No decorrer de cada encontro realizar uma avaliação no intuito de qualificar e otimizar os próximos encontros, além de definir ações pedagógicas.
b)    Alunos:
Avaliação da participação e interesse dos alunos na realização das atividades de:  compreensão e interpretação de textos; dramatização; ilustração; pesquisa; elaboração e compreensão de gráficos.
Avaliação da produção textual, levando-se em conta os seguintes aspectos: adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

ARROYO. Miguel G. Ações Coletivas e Conhecimento: Outras Pedagogias? Disponível em: <http://www.universidadepopular.org/site/media/leituras_upms/ Acoes_Coletivas_e_Conhecimento__30-11-09.PDF>. Acesso em 27 de junho de 2014.
BRASIL, Decreto nº 1.331-A, de 17 de Fevereiro de 1854. Disponível em: http:// www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854- 590146-publicacaooriginal-115292-pe.html Acesso: 12 de agosto de 2014.
BRASIL, PARECER CNE/CEB 11/2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf Acesso: 12 de agosto de 2014.
BRASIL. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - SEPPIR– Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial, Brasília - DF, Copyright 2013.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía e COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p.67-84, jan./mar: 2013. Editora UFPR. Disponível em: http://www.google.com.br/ url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fojs.c3sl. ufpr.br%2Fojs%2Findex.php%2Feducar%2Farticle%2Fdownload%2F31339%2F20047&ei=TR flU8PBMO3IsASqhIHADA&usg=AFQjCNFh5-2-bj7wpEmfaYG0sVfwQw9R4A. Acesso: 12 de agosto de 2014.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira. Brasília: CNE/CP, 2004.
FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco idéias equivocadas sobre os índios. Disponível em: <http://www.nre.seed.pr.gov.br/patobranco/arquivos/File/Permanente/Educacao%20 Indigena/Cinco.pdf>. Acesso em: 27 de junho de 2014.
Rocha, Rosa Margarida de Carvalho. Educação e relações etnicorraciais: pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
SCHIAVO, M. R. e MOREIRA, E. N. Glossário Social. Rio de Janeiro, RJ:Comunicarte, 2005.Orientações a Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2006.
Equipes Multidisciplinares 2014 – Diálogos dos Textos e Contextos da Realidade da Escola. Portal Diadiaeducação.
Way to go! Editora Ática. TAVARES, Kátia. FRANCO, Claudio.

 

 

 

 

 

Maringá, 05 de agosto de 2014   

__________________________________________
Assinatura da/o coordenadora/or

Laura Lopes de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário