Plano de Ação
IDENTIFICAÇÃO
Estabelecimento de
Ensino: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município: Maringá
NRE: Maringá
Equipe Multidisciplinar:
Coordenação:
Professora Laura Lopes de Paiva
Componentes:
Equipe Pedagógica:
Alessandra
Guidolin Campos
Márcia de
Oliveira
Professores da Área de
Humanas:
Eliane Boaventura S. Sá Ponhozi - Arte
Elizabete dos Santos Meirelles – Inglês
Gislaine Souza Coqueiro - Geografia
Laura
Lopes de Paiva – Português
Luzia Aparecida dos Santos –
Português
Viviane
Akemi Takahashi Pradella – Educação Física
Professora da Área de
Exatas:
Luci
Martins Ramos – Matemática
Rosangela
Pacheco de Sá Parolin – Matemática e Ciências
Agente
Educacional 2:
Lucieny
Aparecida Rocha Santos
Silmara
Santos Pinheiro
Agente
Educacional 1
Alzira
Maria Miotto Xavier
Aparecida
do Carmo Crecencio
Maria
de Fatima Belvis Fermino
Rose
Alves Cabral
Zenilda
Detone dos Reis
Representante
das Instâncias Colegiadas:
Regina Sanches Fujisaki - APMF
INTRODUÇÃO
Durante
o decorrer deste ano letivo a Equipe Multidisciplinar se propõe a promover
junto aos demais membros da comunidade escolar deste estabelecimento
pesquisas a respeito das Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena e com o resultado das pesquisas desenvolver
atividades como dança, arte, leitura, compreensão e dramatização de lendas
indígenas, poemas, contos, entre outros. Apresentar também dados estatísticos
em gráficos sobre o número de tribos existentes em comparação ao número que
havia por ocasião do descobrimento. Da mesma forma coletar dados e elaborar
gráficos sobre a origem Afro-Indígena de membros da Equipe Multidisciplinar.
O Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar deverá fazer parte do Projeto
Político Pedagógico (PPP) e do Plano de Trabalho Docente (PTD) dos
professores.
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JUSTIFICATIVA
Diante
das diversidades que temos nas escolas e em outros lugares onde convivemos,
faz-se necessário o conhecimento de todos os tipos de etnias com suas
culturas e que fazem parte deste contexto para que se reconheça seus valores.
Visto que as Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e
Indígena estão presentes em nosso cotidiano em nosso falar e alimentação, o
que muitas vezes nos passa despercebido.
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OBJETIVO
Conhecer
e estudar as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08 – obrigatoriedade de incluir no
Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação,
que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena.
Desconstruir o
preconceito em relação às Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História
e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.
Despertar a importância
do pertencimento da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na
comunidade escolar, cidade, estado e país.
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CRONOGRAMA/AÇÕES
Cultura Africana,
Afro-brasileira
1ª Ação – Apresentar para os alunos
a Equipe Multidisciplinar: proposta, objetivos e composição através de
diálogo, esclarecimentos e orientações.
2ª Ação - Criar uma ilustração,
desenho livre, para representar a Equipe Multidisciplinar (todos os alunos
com habilidades no desenho). Postagem nas redes sociais e pátio.
3ª Ação - Criar um poema para
representar a Equipe Multidisciplinar (alunos do terceiro ano). Postagem nas
redes sociais e pátio.
4ª Ação – Discussões sobre recursos
financeiros e gastos na construção dos estádios para os jogos da Copa do
Mundo de 2014, conforme a mídia informava. (todos) Debate oral -
exercícios de argumentação.
5ª Ação – Analisar a temática que a
Presidente Dilma afirmava: “Copa da paz e da igualdade” e observar durante os
jogos as cenas de preconceitos e como desconstruí-los? (alunos do 1A e B).
Observar, pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para painel.
6ª Ação – As marcas do preconceito
na literatura brasileira. (todos
alunos).
7ª Ação – Agendar o grupo Bumba Meu
Boi para a Semana da Consciência Negra no colégio.
8ª Ação – Entrevistar com membros da
EM a respeito de suas raízes genéticas e históricas.
9ª Ação – Produzir o gênero textual
memórias, documentário da EM com dados da entrevista. Exposição no pátio.
10ª Ação – Tabular os dados da entrevista
e criar gráficos. Exposição no pátio.
11ª Ação – Criar HQ e álbum seriado
com ilustração de poemas. Exposição no pátio.
12ª Ação – Recriar coreografias.
Exposição no pátio.
13ª Ação – Criar paródias e rap.
Exposição no pátio.
14ª Ação – Apresentar desfile de
cabelos afros Exposição no pátio.
15ª Ação – Criar Cinemateca com
apresentações de filmes na proposta da EM. Apresentação para comunidade
escolar.
16ª Ação – Concurso de redação riar
Cinemateca com apresentações de filmes na proposta da EM. Apresentação para
comunidade escolar.
Cultura Indígena
1ª
Ação –
Assistir ao filme Tainá para promover discussão sobre o conhecimento que o
aluno tem sobre o indígena.
2ª
Ação
- Realizar pesquisas, leituras e compreensão de diversas lendas indígenas,
assim como o objetivo das mesmas.
3ª
Ação
– Produção de HQs e/ou ilustração de lendas.
4ª Ação –
Dramatização de uma das lendas estudadas.
5ª
Ação
– Pesquisar junto a família dos alunos se há ancestrais indígenas e promover
um espaço para expor os resultados. (Mostra de pertences
histórico-familiares)
6ª
Ação
- Estudo e apreciação dos artesanatos
produzidos pelos povos indígenas em especial do Brasil, focando nos motivos
(Desenhos) que aparecem como identidade de um povo.
7ª
Ação
– Desenho e pintura com guache de releituras de motivos indígenas.
8ª
Ação
– Pesquisas e apresentações das danças típicas indígenas.
9ª
Ação
– Leitura e compreensão de textos em LEM (Inglês) de textos sobre etnia e
diversidade (Ethnic Diversity in Brazil)
10ª Ação – Elaboração e apresentação
de gráficos com o resultado da pesquisa sobre a população brasileira de
acordo com da cor pele e do número de tribos indígenas existentes no Paraná.
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AVALIAÇÃO
Ocorrerá em dois momentos:
a) Equipe multidisciplinar:
Avaliação dos trabalhos que
estão sendo desenvolvidos em sala de aula e plano para a apresentação dos
trabalhos no Dia da Consciência Negra.Avaliação da Equipe Multidisciplinar: desenvolvimento, envolvimento, apresentação e organização do dia da Consciência Negra. No decorrer de cada encontro realizar uma avaliação no intuito de qualificar e otimizar os próximos encontros, além de definir ações pedagógicas.
b) Alunos:
Avaliação da participação e interesse dos alunos na
realização das atividades de:
compreensão e interpretação de textos; dramatização; ilustração;
pesquisa; elaboração e compreensão de gráficos.
Avaliação da produção textual, levando-se em conta os
seguintes aspectos: adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à
função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais.
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REFERÊNCIAS
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Conhecimento: Outras Pedagogias? Disponível em:
<http://www.universidadepopular.org/site/media/leituras_upms/
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2014.
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www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-
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BRASIL,
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COELHO,
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http://www.google.com.br/
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Diretrizes
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FREIRE,
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Rosa Margarida de Carvalho. Educação e relações etnicorraciais: pensando
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Edições, 2007.
SCHIAVO,
M. R. e MOREIRA, E. N. Glossário Social. Rio de Janeiro, RJ:Comunicarte,
2005.Orientações a Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais.
Brasília: SECAD, 2006.
Equipes Multidisciplinares 2014 – Diálogos dos Textos e
Contextos da Realidade da Escola. Portal Diadiaeducação.
Way to go! Editora Ática. TAVARES, Kátia. FRANCO,
Claudio.
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Maringá, 05 de agosto de 2014
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Assinatura
da/o coordenadora/or
Laura Lopes de Paiva
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