Memorial descritivo 2014
Diálogo dos textos e contextos da realidade da escola
ESTABELECIMENTO: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
NRE: Maringá
CHEFIA DO NRE: Maria
Inês Teixeira Barbosa
DIRETOR: Jocel José de Sousa
EQUIPE
PEDAGÓGICA: Alessandra
Guidolin Campos e Márcia de
Oliveira
COORDENADORA: Laura
Lopes de Paiva
INTEGRANTES DA EQUIPE:
Alessandra
Guidolin Campos – Área de Humanas
Alzira
Maria Miotto Xavier – Agente Educacional 1
Aparecida
do Carmo Crecencio – Agente Educacional 1
Eliane
Boaventura S. Sá Ponhozi – Área de Humanas
Elizabete
dos Santos Meirelles - Área de Humanas
Gislaine
Souza Coqueiro - Área de Humanas
Laura
Lopes de Paiva - Área de Humanas
Luci Martins Ramos - Área de Exatas
Lucieny
Aparecida Rocha Santos -
Agente Educacional 2
Luzia Aparecida dos Santos -
Área de Humanas
Márcia de
Oliveira - Área de Humanas
Maria
de Fatima Belvis Fermino - Agente Educacional 1
Regina Sanches Fujisaki - Representante
das Instâncias Colegiadas
Rosangela
Pacheco de Sá Parolin - Área de Exatas
Rose
Alves Cabral - Agente Educacional 1
Silmara Santos Pinheiro - Agente Educacional 2
Zenilda
Detone dos Reis - Agente Educacional 1
CONTATO: ((044)
30265082 (044) 91029436 E-mail laurapaiva@seed.pr.gov.br
laura.paiva@hotmail.com Laura
Lopes de Paiva Coordenadora da Equipe)
MEMORIAL DESCRITIVO 2014
1)
CONTEXTUALIZAÇÃO
(Neste
campo, deverão conter: a memória das ações da EM no período de 2010-2013 e o
Diagnóstico atual do estabelecimento de ensino).
A
memória das ações da EM no período de 2010
As atividades desenvolvidas
até 2010 eram realizadas comumente nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Literaturas, Artes, Educação Física e História de forma isolada, pois ainda não
havia uma EM. Embora os professores dessas disciplinas, organizavam uma atividade
interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo diversos
temas, entre eles, sempre havia um trabalho temático abordando o preconceito
nas mais diversas ocorrências.
Naquela época alguns
professores participaram de cursos de capacitação e formação continuada
oferecidos pela UFRJ UFPR UEPG UEM e SEED sobre Etnia, Gênero e Diversidade. A
partir daí iniciou-se um breve estudo a respeito da História e Cultura
Afro-brasileira no reconhecimento da influência da cultura brasileira, bem
como, a assuntos pertinentes ao gênero e diversidade.
Em Língua Portuguesa e
Literaturas o assunto era abordado sempre que suscitava no conteúdo em se
tratando de obras literárias, discutia-se o contexto histórico do período
literário, autor e obra, contextualizando na contemporaneidade, no resgate da
função político-social em denunciar as mazelas da sociedade e humanizar seus
membros. Além de fazer as intervenções quando surgia caso de enfrentamento ao
preconceito, discriminação e exclusão motivadas pela identidade de gênero e
orientação sexual na comunidade escolar sejam entre estudantes e educadores no
momento em que se fizesse necessário.
A
memória das ações da EM no período de 2011
Em 2011 houve um progresso nas
ações apesar de ainda não existir uma EM, a abordagem ocorria, conforme o
assunto surgisse e sempre levando em consideração o resgate da função
político-social em denunciar qualquer manifestação de preconceito. Os cursos
realizados no ano anterior possibilitaram uma nova visão da realidade em
relação a determinados fatos, atitudes e comportamentos.
Antes de iniciar o curso
acreditava-se que o preconceito era ínfimo, já superado, no entanto, ele
permanece velado. Da mesma forma a
desigualdade que juntos precisamos agir na desconstrução da ideia equivocada do
“natural” quanto ao gênero, à diversidade e à marginalização.
Foram muitas experiências
vivenciadas na prática pedagógica, elas ficaram mais em evidência a cada
execução, é como se olhos fossem desvendados.
Uma experiência significativa
foi com vídeo “O poder da Mídia” esclareceu que estão arraigadas na maioria dos
grupos societários a desigualdade e marginalização e parece estar no interior
da pessoa a “cultura” da diferença humana e social, no caso relatado no vídeo,
o primeiro a ser suspeito foi o rapaz negro e equívoco. Parece ser tudo normal
que muitas vezes não prestamos atenção ao processo discriminatório e vemos com
naturalidade o absurdo e continuamos a afirmar que fazemos parte de uma
diversidade que embeleza mais ainda o país, portanto, vivemos uma hipocrisia.
Outra reflexão marcante foi a
discrepância entre teoria e prática de um assunto bastante simples como o
conceito de diversidade cultural: a
associação das diferentes culturas existentes. A expressão manifestação
cultural no tempo e no espaço, certamente, a cada dia somos revitalizados,
somos novos e muitos de nossos valores são lapidados, restaurados, com um desejo
não utópico é que possamos viver uma sociedade mais humana, igualitária que se
possa conhecer a beleza da cultura brasileira. Algumas práticas pedagógicas
tornaram-se propostas de trabalhos apresentadas para outros educadores, por
exemplo: NRE-Itinerante e Encontro de Educadores Negros e Festival
Afro-brasileiro.
A
memória das ações da EM no período de 2012
A primeira
EM foi constituída, conforme as orientações recebidas da SEED/NRE, contudo,
permaneceu apenas na documentação, pois alguns professores indicados para
composição da EM não foram consultados previamente e também não possuíam
habilidades com os recursos tecnológicos. As atividades continuaram a ser
desenvolvidas da mesma forma que ocorrera nos anos anteriores na escola e com
apresentações fora da escola, mesmo que desvinculadas da proposta da EM.
A
memória das ações da EM no período de 2013
No
final do mês de setembro desse ano, a EM foi reconstituída, devido às
solicitações do NRE. A partir daí, foi realizado o Curso de Formação Continuada
com professores interessados, além de componentes da EM, foi criado o blog
http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/ para postagens das atividades
realizadas por professores e alunos com a participação de toda comunidade
escolar.Com a
Efetivação da EM as atividades
pertinentes à história e cultura africana, e, afro-brasileira foram
desenvolvidas ao longo do período letivo em diversas disciplinas: Língua
Portuguesa, Arte, História, Sociologia, Filosofia, Matemática e Biologia,
conforme relato a seguir. Todas as atividades realizadas com o objetivo de
desconstruir e desnaturalizar o preconceito na comunidade escolar e no
exercício da cidadania.
Assim que se constituiu a
Equipe Multidisciplinar foi oferecido um curso de capacitação para a maioria
dos membros da Equipe e demais interessados da comunidade escolar. O referido
curso contou com a participação de quatorze professores: Doralice Ferrareze dos
Santos (Língua Inglesa), Eliane Boaventura da Silva Sá Ponhozi (Arte),
Elizabete dos Santos Meirelles (Língua Portuguesa), Fernando César Fernandes
(Educação Física), Jocel José de Sousa (Geografia), Laura Lopes de Paiva
(Língua Portuguesa), Louise Akemi Sousa (Sociologia), Luci Martins Ramos
(Matemática), Márcia de Oliveira (Pedagoga), Maria Anunciata Albanez
(Biologia), Romeu Vieira (História), Ruth dos Santos (História), Silvia Miotto
(Geografia) e Telma da Silva Rodrigues (Pedagoga).
Com o seguinte conteúdo
programático: Estudar o Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar e plano de
trabalho; Conhecer as Leis 10.s/03; 11.645/08, sobre a obrigatoriedade de
incluir no Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 Conselho Nacional de Educação, que
Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira
e Indígena. No intuito de compreender o objetivo e a importância de conhecer e
se fazer conhecer as leis; Estudo sobre a África na antiguidade nos continentes
africanos, em especial, com os professores de História e Arte do Ensino
Fundamental; Analisar o desenvolvimento dos trabalhos propostos, discussão
sobre a desmistificação da África, do negro na história; Redefinição de
conceitos sobre raça x racismo, étnica x cultura e políticas públicas;
Participar de palestras com palestrantes da própria escola; Participar de oficinas
de história e cultura afro, nos seguintes eventos: semana cultural; artesanato,
dança afro, culinária; moda,
customização de roupas; cartazes; Participar de curso de extensão a distância
educação das relações etnico-raciais;
Participar de Festival Afro-Brasileiro; Participar de sessões de vídeo
sobre etnia racial e sua influência religiosa nas áreas de Biologia, História, Geografia, Língua
Portuguesa e Arte.
O curso oferecido pela Equipe
Multidisciplinar possibilitou uma nova visão da realidade preconceituosa em
relação a determinados fatos, atitudes e comportamentos. Antes de iniciar o curso o preconceito
parecia ínfimo, já superado, no entanto, ele permanece velado. Precisamos agir
na desconstrução da ideia equivocada do “natural” quanto à diversidade e a
marginalização do afrodescendente.
O conteúdo programático do
curso foi organizado da seguinte forma: a) Estudar o Plano de Ação da Equipe
Multidisciplinar - 06 h; b) Conhecer as Leis 10.s/03;11.645/08, sobre a
obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e
Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena - 06 h; c) Resolução 01/04
Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena - 06 h; d) Estudo sobre a África na antiguidade nos
continentes africanos, em especial, com os professores de História e Arte do
Ensino Fundamental - 06 h; e) Analisar o desenvolvimento dos trabalhos
propostos, discussão sobre a desmistificação da África, do negro na história -
06 h; f) Realização de palestras com palestrantes da própria escola - 06 h; g) Oficinas
de apresentações da história e cultura afro no dia da Consciência Negra - 06 h;
h) Atividades extras de leitura, reflexão e participação no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- 18h.
Desta forma, foram realizadas
as ações da EM na comunidade escolar que é um espaço onde diversas vozes se
manifestam em relação à História e cultura africana e cultura indígena, desde
alimentação, bebidas medicinais, religiosidade, usos e costumes contudo, o
conhecimento científico deve ter prioridade para que se possa construir o
ensino-aprendizagem e desconstruir o preconceito.
Diagnóstico
atual do estabelecimento de ensino
A Equipe
Multidisciplinar no colégio está fundamentada nos pressupostos teóricos da Resolução n° 3399/2010 que define os critérios de
composição e indica as atribuições e a organização do trabalho das Equipes
Multidisciplinares nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação.
Compete à Equipe Multidisciplinar das escolas da Educação Básica. Elaborar e
aplicar um Plano de Ação, em conformidade com o Conselho Escolar e as
orientações do DEDI/SUED, com conteúdos e metodologias, sobre o Ensino de
História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena; subsidiar as ações da
equipe pedagógica na mediação com os professores na elaboração do Plano de
Trabalho docente; realizar formação permanente com os/as demais profissionais
de educação e comunidade escolar, referente o Ensino de História e Cultura
Afro-brasileira, Africana e Indígena, conforme orientações expedidas pelo
DEDI/SUED; subsidiar os/as professores/as, equipe pedagógica, gestores/as,
funcionários/as e alunos/as na execução de ações que efetivem Plano de
Ação; subsidiar o Conselho Escolar na
realização de ações de enfrentamento ao preconceito, discriminação e racismo no
ambiente escolar, apoiando professores/as, equipe pedagógica, direção, funcionários/as, pais, mães e alunos/as;
registrar e encaminhar ao Conselho Escolar e outras instâncias, quando for o
caso, as situações de discriminação, preconceito racial e racismo, denunciadas
nos estabelecimentos de ensino; subsidiar as ações atribuídas aos estabelecimentos
de ensino pelo Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Indígena.
O Plano
de Ação para a gestão de 2014 deste colégio foi reelaborado com base nos dados
do último Plano de Ação e o Projeto Político Pedagógico, pretende trabalhar de
forma compartilhada por meio do colegiado escolar formado por pais, alunos, agentes
educacionais, professores, pedagogos e diretor. As ações foram desenvolvidas de
forma a se encontrar em conjunto as soluções para as questões do ensino na
aprendizagem e a permanência do aluno na escola. Através deste trabalho em
conjunto buscou-se diminuir as dificuldades encontradas, procurando oportunizar
um ambiente escolar agradável, proporcionando uma melhora na qualidade de
ensino na aprendizagem, tendo como desafio as novas políticas públicas educacionais.
Neste ano a Equipe
Multidisciplinar passou por algumas alterações em relação ao ano anterior, alguns
componentes foram substituídos por serem removidos para outras escolas ou
estarem comprometidos com outros eventos na data destinada ao Encontro de
Capacitação. Contudo na prática pedagógica foram realizadas diversas atividades
com o objetivo de desconstruir o preconceito na comunidade escolar e no
exercício da cidadania. Todas atividades pertinentes à história e cultura
africana, afro-brasileira e, indígena foram desenvolvidas ao longo do período
letivo em diversas disciplinas: Língua Portuguesa, Arte, História, Sociologia,
Matemática e Biologia, conforme relato a seguir.
Assim que se constituiu a
Equipe Multidisciplinar foi oferecido um curso de capacitação para os membros
da EM e demais interessados da comunidade escolar. O referido curso contou com
a participação de doze educadoras: Alessandra Guidolin Campos (Pedagoga),
Eliane Boaventura da Silva Sá Ponhozi (Arte), Elizabete dos Santos Meirelles
(Língua Inglesa), Laura Lopes de Paiva (Língua Portuguesa), Luzia Aparecida dos
Santos (Língua Portuguesa), Márcia de Oliveira (Pedagoga), Lucieny Aparecida
Rocha Santos (Agente Educacional 2), Alzira Maria Miotto Xavier,
Aparecida do Carmo Crecencio, Maria de Fatima Belvis Fermino, Rose Alves
Cabral, Zenilda Detone dos Reis (Agente
Educacional 1). Justificamos que não foi possível a participação da Equipe
em sua totalidade, devido às normas estabelecidas pela SEED/NRE. Outro fator
desmotivante, foi a redução da carga horária para a certificação de 44h,
considerando que a carga horária dedicada às atividades propostas pela Equipe
Multidisciplinar ultrapassa bastante à referida carga horária para obtenção dos
certificados.
Os encontros de formação continuada orientados com
subsídios do caderno “Diálogo dos textos e contextos da realidade da escola” como forma de aprofundamento
teórico-metodológico para inserção no currículo escolar e acompanhamento,
assessoramento e monitoramento das ações na prática pedagógica
apresentavam o seguinte conteúdo programático, os quais foram estudados nesta
ordem, no primeiro encontro: Base legal
sobre a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira,
Africana e Indígena e da Educação para as Relações Étnico-Raciais; no segundo
encontro: Os sujeitos das Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08: a população negra e
indígena no Paraná e no Brasil; no terceiro encontro: Relações Étnico-Raciais
na escola; no quarto encontro Dimensão étnico-racial e a prática pedagógica; no
quinto encontro: Os conteúdos de História da África e Cultura Afro-Brasileira,
Africana e Indígena nas disciplinas do currículo; no sexto encontro: Os
conteúdos de História da África e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
no currículo das disciplinas; no sétimo encontro: Saberes científicos e saberes
tradicionais: limites e possibilidades; no oitavo encontro: Dimensão
étnico-racial e a prática pedagógica; no nono encontro: Os conteúdos de
História da África e cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo
das disciplinas; no décimo encontro: O seminário e a semana da consciência
negra.
Ressaltamos que as atividades sugeridas para a referida
semana da consciência negra foram adaptadas apenas para o dia 20/11,
considerando que no mês de outubro, a escola organizou a “semana de integração
família na escola” e por esse motivo, foi realizado o seminário com a
ministração dos alunos do Ensino Médio envolvendo toda a escola, além de
apresentações de musical, poemas, teatro, painéis, merenda, sessões de vídeo,
degustação de bebidas e alimentos, e uma merenda escolar especial da cultura
afro.
Salientamos ainda que no decorrer do ano letivo diversas
as atividades foram realizadas, conforme consta no Plano de Ação, pela própria
Equipe Multidisciplinar e por outros professores que desenvolveram à temática,
conforme, relato a seguir:
a)
Dança cultural – Atividade: apresentação cultural realizada pelas
professoras Rosilene de Fátima Garcia Lima – Português e Sueli Evangelista dos
Santos,
desenvolveram com alunos de 6ºano do período da tarde sobre as raças de formação
étnica do Brasil: índio, negro e branco. Com a música “Canto das três
raças” da cantora Clara Nunes; foram convidados meninos e meninas do 6º ano B,C e D formando um grupo de oito,
sendo três meninos: dois capoeiras e um índio e duas meninas como índias e três meninas representando o branco; foi elaborado uma coreografia para
a música, houve caracterização dos alunos e apresentação realizada na semana da
família na escola.
b)
As professoras Ruth dos Santos de História e Maiza de Oliveira Buzeli de
Português,
trabalharam produção de textos sobre o tema e a importância da valorização
do homem independente de cor.
c)
A professora Rosanira Ribeiro da Silva de Inglês, realizou:
a)
Montagem de uma sala com exposição de
trabalhos feitos pelos alunos sobre a importância da cultura africana na
construção da nossa identidade;
b)
Entrevistas feita
pelos alunos sobre o preconceito e como o negro visto na sociedade hoje;
c)
Exposição sobre a Influência da cultura negra: na
culinária,
esporte na arte, na música e na dança.
Algumas programações foram
planejadas para o próximo ano, resultado do trabalho em grupo realizado no
último encontro de Formação em Ação de 2014, são elas:
a)
Proposta de
trabalho interdisciplinar “A influência da Cultura indígena
na alimentação dos brasileiros” Conteúdo
estruturante: Discurso como prática social. Problematização: Conhecimento limitado da contribuição indígena na
alimentação brasileira. Leitura
estudos: Desafios contemporâneos
indígenas – SEED – para professor e aluno. Etapa: Ensino Fundamental e Médio. Aulas: 10. Conteúdos específicos: 1) Composição química da mandioca e seus derivados – Química; 2) No Paraná quais as regiões que
mais produzem mandioca e quais tribos mais cultivam até os dias de hoje –
Geografia; 3) Grandezas
e medidas, proporcionalidade, regra de três (Ensino Fundamental) e utilização de
dados estatísticos de produção de mandioca no Paraná, gráficos, tabelas,
estatística (Ensino Médio) – Matemática; Dicionário ilustrados de
vocábulos indígenas – Inglês; Valor nutricional e calórico da tapioca apresentação com degustação –
Ciências; Colagem e textura da casca da
mandioca – Arte; Relato de experiência sobre a tapioca e o conhecimento da família através
de entrevista e apresentação oral, elaborar textos instrucionais relacionados
ao consumo desses alimentos, Interpretação de textos variados abordando temas
relacionados à fome no Paraná. Debater com os alunos sobre a sedução
publicitária e o consumo inconsequente – Português; Dia do índio apresentação nas
salas de aula. Recursos:
TV Multimídia
e Datashow; Quadro
e giz; Texto impresso; Lousa digital; Balança; Fogareiro/gás; Vidraria; Peneira; - Amostra de mandioca; Reagente; Mapa; Tabela periódica; Dicionário inglês-português.
b)
b) Semana da consciência negra e diversidade étnica. Disciplinas envolvidas: Geografia e História: O contexto Diáspora Africana,
Quilombos e Quilombolas, questão étnica brasileira; Geografia: Localização dos Quilombolas no
Paraná. O Continente Africano e suas relações com o Brasil. A contribuição da
diversidade étnica para a formação do território; História e Ensino Religioso: O contexto histórico das questões étnicas e
raciais do Brasil: Matemática, Ciências, Português: A literatura e as artes presentes
na diversidade étnica brasileira; Português e Espanhol, e Inglês: Destaques nacionais e
internacionais de personalidades; Geografia, História , Português e
Artes, todas: A contribuição da Cultura Afro Brasileira na formação do povo
brasileiro; Matemática,
Química e Física: Análise quantitativa das questões socioeconômicas das
famílias; Sociologia, Ensino Religioso e
Filosofia: As questões sociais, religiosas e culturais presentes na diversidade
étnica brasileira; Química: A química na estética; Arte: A cultura da diversidade étnica
brasileira; Educação Física: Jogos, danças, brinquedos e brincadeiras presentes
na diversidade étnica; Ciências e Biologia: Contribuição da cultura Afro e da
diversidade étnica e racial para a formação do povo brasileiro; e
demais, conforme, o professor se interessar no tema. Etapa: Ensino Fundamental e Médio. Recursos a serem utilizados: Vídeo
sobre a temática (O Povo Brasileiro); instrumentos matemáticos, instrumentos
cartográficos, textos impressos,
livros de literatura, livros
paradidáticos, Material didático da Professora PDE “Maria Aparecida Gomes – O
ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana sob a perspectiva
geográfica e cartográfica”, Multimídia, Internet, entre outros. A semana temática será na qual
compreenderá o dia 20 de novembro, dia nacional da consciência negra.
Trabalhar
esse tema é o primeiro passo na trilha da reconstrução de uma face de nosso
passado que é a formação do território brasileiro em seus aspectos
socioculturais e econômicos, que ainda é vista com preconceitos na sociedade
brasileira e paranaense. Considerando a obrigatoriedade do ensino de história e
cultura afro-brasileira e Africana na Educação Básica de todo o país, proposta
pela Lei 10.639/03, que é ampla nos seus aspectos sociais, pois liga dois
espaços geográficos continentais: África e Brasil, através de um período
histórico e cultural longo, tendo como principal tarefa fazer a ponte de
conhecimentos entre os elementos da historiografia e da cultura africana aos
dos afrodescendentes que repercutem em âmbito local, regional e global. É de
fundamental importância o envolvimento dos profissionais da educação com a
referida temática, contudo esta proposta planejada para o próximo ano, não
condiz com a prática pedagógica realizada neste colégio. Fato que comprova a
necessidade de que todos profissionais da educação conheçam planos, projetos
que estão em desenvolvimento. O colégio desenvolve desde 2008 a temática com
participação de professores do Ensino Fundamental e Médio em cursos e eventos
interno e externo, e a Equipe Multidisciplinar já está em sua terceira gestão
com formação continuada e prática pedagógica, conforme trabalhos publicados no
Portal diaadiaeducaçao, http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=312 http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=312 no blog etnicorracial, atualmente
no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br, isto é, 2013 e 2014.
Grande parte dessas atividades realizadas ou
programadas já estão publicadas no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br
Enfim, foram muitas
experiências vivenciadas na prática pedagógica, após a constituição da Equipe
Multidisciplinar, elas ficaram mais em evidência, nossos olhos foram
desvendados, a seguir o relato de experiências pessoais mais significativas.
Ressalta-se que dessas experiências, algumas são de Agentes Educacionais 1
membros da Equipe Multidisciplinar.
“Na minha família sempre
esteve presente o racismo e o preconceito, desde criança eu já presenciava
muitas situações constrangedoras. Com relação a esses assuntos há muitas
palestras e muitas pessoas que lutam por um mundo onde não haja separação entre
as pessoas sejam negras, brancas, pobres. Porém há muita luta ainda pela
frente, tendo em vista, que mesmo o país crescendo e evoluindo, ainda se
engatinha contra o racismo. A própria família é racista e preconceituosa como
na minha por exemplo, que há uma mistura de raças, cores e níveis sociais, mas
para que trouxesse essa mistura tivemos que lutar contra o preconceito dos
próprios pais e avós que sempre foram racistas”. Aparecida do Carmo Crecencio.
“Quando nova comecei a
namorar, com aquele que é hoje é meu marido. Para mim e meus pais era tudo
normal, mas para meu avô não, ele era muito racista e não aceitava o meu namoro
por eu ser branca e o rapaz negro. Meu avô reclamava muito com a minha mãe e
mandava ela me dizer que não aceitava outras raças na família. Eu não liguei,
pois a bondade e o caráter estão no sangue e no coração e não na cor da pele”. Maria de Fatima Belvis Fermino.
“Sempre
existiu preconceito em minha família. Meu pai era um homem muito
preconceituoso, não gostava de negro e nem moreno, não deixava as filhas
namorarem pessoas de cor, porque ele dizia que era caboclo. Só podíamos namorar
italiano porque era a raça da família, assim vivi com todo preconceito dentro
de minha casa”. Zenilda Detone dos Reis
2)
DIMENSÃO ÉTNICO-RACIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
(O
campo deverá conter: 1. As estratégias pedagógicas utilizadas como elementos
positivos e enriquecedores do processo educativo; 2. As estratégias de ação
para a articulação dos segmentos e envolvimento da comunidade)
As
atividades pedagógicas constituem-se nas estratégias que foram trabalhadas
nesta escola as quais proporcionaram reflexões a respeito da diversidade,
caracterizando-se assim como elementos positivos e enriquecedores do processo
educativo.
Na
Cultura Africana e Afro-brasileira as estratégias pedagógicas objetivaram a
superação de situações de discriminação e racismo ainda presentes no cotidiano
escolar, respeitando o pertencimento sociocultural e étnico-racial dos alunos e
educadores, isto é, a pluralidade de sujeitos da comunidade escolar fosse
contemplada.
Ainda
romper com posicionamentos desarticulados dos conteúdos estudados nas Leis nº
10.639/03 e nº 11.645/08, buscando a valorização e o reconhecimento da história
da Cultura Africana e Afro-brasileira, costumes e tradições, ou seja, os
etnoconhecimentos. Considerando que a África, por várias vezes, foi inventada
com requintes de criatividade, ressaltando os aspectos negativos. Pois, é comum
a mídia reiterar ideias de que este continente se constitui apenas pela fauna
exuberante, tribos, pobreza e doenças, escondendo o patrimônio cultural diverso
e rico. Assim, as práticas pedagógicas, ao oportunizaram o ensino dos valores
civilizatórios africanos e brasileiros, e também, incorporaram a cosmovisão
africana e afro-brasileira.
Ressalta-se
que na cultura indígena há uma realidade singular que requer uma pedagogia
própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade
e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais,
a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica
brasileira. Assim, as atividades pedagógicas realizadas visavam à valorização
plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua
diversidade étnica possibilitando à comunidade escolar a desconstrução de
qualquer preconceito no estereótipo indígena, assumindo um compromisso com a
história e o presente dos povos indígenas contribuindo para uma educação que
reconheça, respeite e valorize esses povos.
Considerando que os saberes indígenas são
muitos, como os expressos na etnomatemática, cuja definição refere-se à
“aquisição de conhecimento”. Existem outros saberes que podem ser abordados
como os relacionados à produção de cestaria, redes e linguagem, além de formas
diversificadas de se relacionamento um com o outro, com o coletivo e com a
natureza, de forma sustentável, por meio da organização social indígena,
demonstrando um contraponto à sociedade capitalista.
Portanto, as estratégias
pedagógicas somaram-se às estratégias de ação que oportunizaram o protagonismo
dos educadores enquanto sujeitos de suas práticas pedagógicas e, ainda,
visibilizaram o comprometimento com a cultura africana e afro-brasileira, e,
cultura indígena.
A
seguir o rol de ações transcritas do Plano de Ação, realizadas durante o ano
letivo:
Cultura Africana e Afro-brasileira
1ª
Ação – 20/04 - O encontro do individual com o social na poesia “Grito Negro” de
Jose Craveirinha – (alunos do Ensino Médio – 1A B).
Leitura do poema no livro didático Português Linguagens de Roberto &
MAGALHÃES, Thereza Cochar. Interpretação, análise e discussão. Língua
Portuguesa – Professora Laura
2ª
Ação – 20/04 – Intertextualidade, análise e discussão Diálogo com a poesia
contemporânea: Castro Alves, Adão Ventura e Lúcio Maia, Gilberto Gil entre
outros – alunos do Ensino Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
3ª
Ação – 22/04 – A trajetória do negro na
literatura brasileira - Leitura de obras dos autores Lima Barreto e
Monteiro Lobato – alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora
Laura
4ª
Ação – 20/05 – A contribuição de Jorge
Amado na literatura brasileira da escravidão à cultura afro-brasileira -
Modernismo –alunos do Ensino Médio 3A - Língua Portuguesa – Professora
Laura
5ª
Ação 02/06 – Imperialismo na África – alunos do Ensino Médio 2 A - Geografia –
Professora Gislaine
6ª
Ação 02/06 – Apresentar para os alunos do Ensino Médio a Equipe
Multidisciplinar: proposta, objetivos e composição através de diálogo,
esclarecimentos e orientações. Língua Portuguesa – Professora Laura
7ª
Ação - 03/06 - Criar uma ilustração, desenho livre, para representar a Equipe
Multidisciplinar (todos os alunos do Ensino Médio com habilidades no desenho).
Postagem nas redes sociais e pátio. Língua Portuguesa – Professora Laura
8ª
Ação - 05/06 - Criar um poema para representar a Equipe Multidisciplinar
(alunos do terceiro ano). Postagem nas redes sociais e pátio. 3A Ensino Médio
Língua Portuguesa – Professora Laura
9ª
Ação – 05/06 - Discussões sobre recursos financeiros e gastos na construção dos
estádios para os jogos da Copa do Mundo de 2014, conforme a mídia informava.
Debate oral - exercícios de argumentação. 1A B Ensino Médio Língua Portuguesa –
Professora Laura
10ª
Ação – 12/06 - Analisar a temática que a Presidente Dilma afirmava: “Copa da
paz e da igualdade” e observar durante os jogos as cenas de preconceitos e como
desconstruí-los? (alunos do 1A e B). Observar, pesquisar, apresentação oral e
escrita, cartazes para painel. Língua Portuguesa – Professora Laura
11ª
Ação – 26/08 – Leitura do texto narrativo: “A doida” (livro didático da turma);
Tema: Respeito ao próximo, idosos, deficientes. Estudo do texto: Compreensão,
interpretação e linguagem. – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
12ª
Ação – 17/09 – Filme: kiriku (lendas africanas); Contribuição dos povos
africanos – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
13ª
Ação - 17/09 – Concurso de redação. (todos os alunos do Ensino). Postagem nas
redes sociais. Língua Portuguesa – Professora Laura
14ª
Ação – 18/09 - leitura da lenda africana: Galinha d’angola - 6º A – Arte –
Professora Eliane
15ª
Ação – 18/09 - Audição da música: A galinha d’angola - 6º A – Arte – Professora
Eliane
16ª
Ação – 24/09 – Texto de campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha
comunitária (texto do livro didático); Estudo das características do texto de
campanha comunitária; Temas: negros (racismo) e os temas pertinentes – 7º A –
Língua Portuguesa – Professora Luzia
17ª
Ação – 25/09 - Modelagem com argila – galinhas d’angola - 6º A – Arte –
Professora Eliane
18ª
Ação - 18/10 – Depoimentos de membros da EM a respeito de suas raízes genéticas
e históricas. Com publicação no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- 10/10 - Agentes Educacionais
19ª
Ação – 23/10 - Apreciação de imagens de máscaras africanas e sua influência nas
obras de Pablo Picasso - 8º A – Arte – Professora Eliane
20ª
Ação – 29/10 - Confecção de máscaras africanas (recorte em papel colorido) - 8º
A – Arte – Professora Eliane
21ª
Ação - 06/11 – Cotas o justo e injusto de Lyia Luft – Gênero textual Artigo de
Opinião –
(alunos do Ensino Médio – 1A B). Leitura, análise, debate e produção de texto.
Com publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- Língua Portuguesa – Professora Laura
22ª
Ação - 17/11 – Análise literária do poema, apresentação de paródia e teatro. “Essa Nega Fulô” de Jorge de Lima –
alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
23ª
Ação - 18/11 – Produção de texto -
resposta-argumentativa em resposta ao questionamento: 13 de MAIO Hoje amanheceu
chovendo. É um dia simpático para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos
a libertação dos escravos. (...) E assim no dia 13 de maio de 2008 eu lutava
contra a escravatura atual: a fome! (JESUS, Carolina Maria de. Quarto de
despejo, 8. ed., p. 27.) Com base na leitura desse trecho, “20 de novembro
Dia da Consciência negra, dia de formar conscientização para desconstruir o
preconceito ou mais um dia para o descanso de muitos”
Análise literária do poema “Essa Nega Fulô” de Jorge
de Lima –
todos os alunos do 2 e 3 Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
24ª
Ação – 17/11 – Recriar coreografias. Apresentação em sala de aula. 3A Língua
Portuguesa – Professora Laura
25ª
Ação – 17/11 – Criar paródias e teatro. Apresentação em sala de aula. 3A Ensino
Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
26ª
Ação – 20/11 – Criar HQ e álbum seriado com ilustração de poemas. Exposição no
pátio. 1A Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
27ª
Ação – 20/11 - Exposição dos textos de campanha comunitária – 7º A – Língua
Portuguesa – Professora Luzia
28ª
Ação - 20/11 – Consciência Negra no Gênero textual Instrucional/Receita. Proposta: “Conheça
a contribuição da gastronomia africana na alimentação brasileira”. A culinária
africana se tornou uma fonte de ingredientes, não só para o Brasil, mas para
diversos países do mundo. “Conheça as plantas medicinais de origem afro e toda
contribuição para a cultura brasileira” (alunos do 1B Ensino Médio). Observar,
pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para painel e publicação de
alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- Língua Portuguesa – Professora Laura
29ª
Ação – 20/11 – Análise literária do conto Negrinha de Monteiro Lobato
Intertextualidade, análise. Seminário e exposição painel – alunos do Ensino
Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
30ª
Ação – 20/11 – A presença do negro nos textos publicitários - 1º A – Português
– Professora Laura
31ª
Ação – 20/11 – Provérbios populares – desconstruindo preconceitos - 1º A –
Português – Professora Laura
32ª
Ação – 20/11 – Redefinição de conceitos raça, racismo e etnia. - 1º A –
Português – Professora Laura
33ª
Ação – 20/11 – Música Racismo é burrice” Álbum ilustrado - 1º A – Português –
Professora Laura
34ª Ação
– 20/11 – Seminário sobre a “Semana da Consciência Negra” História da África e
cultura Afro-Brasileira, Africana - 1º A e B – Português – Professora Laura
Cultura Indígena
1ª Ação –
02/04 - Assistir ao filme Tainá para promover discussão sobre o conhecimento
que o aluno tem sobre o indígena. 6º B – Inglês – Professora Elizabeth
2ª
Ação – 03/04 - Artesanatos indígenas - Conversa sobre o que os alunos sabem
sobre os indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
3ª
Ação – 10/04 - Artesanatos indígenas - apreciação de imagens dos variados
artesanatos indígenas. – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
4ª Ação -
11/04 - Realizar pesquisas, leituras e compreensão de diversas lendas
indígenas, assim como o objetivo das mesmas. 6º B – Inglês – Professora
Elizabeth
5ª
Ação – 14/04 - Produção de HQs e/ou ilustração de lendas. 6º B – Inglês –
Professora Elizabeth
6ª
Ação – 17/04 - Artesanatos indígenas - desenho e pintura com guache de motivos
indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
7ª
Ação – 25/04 - Dramatização de uma das lendas estudadas. 6º B – Inglês –
Professora Elizabeth
8ª
Ação – 25/04 - Pesquisar junto a família dos alunos se há ancestrais indígenas
e promover um espaço para expor os resultados. (Mostra de pertences
histórico-familiares) 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
9ª
Ação – 02/05 - Leitura e compreensão de textos em LEM (Inglês) de textos sobre
etnia e diversidade (Ethnic Diversity in Brazil) 9º A – Inglês – Professora
Elizabeth
10ª
Ação – 02/05 - Elaboração e apresentação de gráficos com o resultado da
pesquisa sobre a população brasileira de acordo com da cor pele e do número de
tribos indígenas existentes no Paraná. 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
11ª
Ação – 20/05 - Leitura do texto: “As variedades linguísticas – As línguas no
mundo” (Texto do livro didático sobre línguas indígenas no Brasil). – 6º A -
Língua Portuguesa – Professora Luzia
12ª
Ação – 30/05 – Retomada do conteúdo “As variedades linguísticas” – 6º A –
Língua Portuguesa – Professora Luzia
13ª
Ação – 04/11 – Pesquisa de palavras de origem indígena presentes em nosso dia a
dia. – 6º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
14ª
Ação – 04/11 – Confecção de um dicionário ilustrado: Palavras de origem
indígena presentes em nosso vocabulário. – 6º A – Língua Portuguesa –
Professora Luzia
15ª
Ação – 20/11- Exposição do trabalho “Dicionário ilustrado”. – 6º A – Língua
Portuguesa – Professora Luzia
16ª
Ação – 20/11 – A história da tapioca com degustação - 7º A – Ciências –
Professora Rosângela
17ª
Ação – 20/11 – A história do chocolate com degustação e seminário sobre a
“Semana da Consciência Negra” História da cultura indígena - 1º A – Português –
Professora Laura
18ª
Ação – 20/11 – Música indígena “raízes populares” - 1º A – Português –
Professora Laura
Idosos
1ª Ação – 20/04 – Idoso, patrimônio
ou estorvo? Leitura, debate e produção de texto argumentativo. Alunos do Ensino
Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 26/08 – Leitura do
texto narrativo: “A doida” (livro didático da turma); tema: Respeito ao
próximo, idosos, deficientes. Estudo do texto: Compreensão, interpretação e
linguagem. – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
3ª Ação – 24/09 – Texto de
campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha comunitária (texto do
livro didático); Estudo das características do texto de campanha comunitária;
temas: idosos (valorização) e os temas pertinentes – 7º A – Língua Portuguesa –
Professora Luzia
4ª Ação – 20/11 - Exposição
dos textos de campanha comunitária – 7º A – Língua Portuguesa – Professora
Luzia
5ª
Ação – 20/11 – Educação familiar com idosos. - 1º A – Português – Professora
Laura
Ciganos
1ª
Ação – 20/11 – Origem, características, acampamentos na região noroeste, vida
social e econômica dos ciganos - 1º A – Português – Professora Laura
Gênero
e diversidade
1ª Ação – 02/03 –
Desconstrução dos estereótipos: Masculino e Feminino. Alunos do Ensino Médio –
Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 07/03 – Concurso de
redação: Gênero e diversidade; papel da mulher na sociedade brasileira.
Pesquisa, Leitura, debate e produção de texto argumentativo e narrativo. Alunos
do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
3ª Ação – 17/05 - Confecção de
artesanato (fuxico) com o questionamento sobre o papel da mulher e do homem na
atualidade – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
3) AVALIAÇÃO DO PROCESSO
(Avaliação
dos resultados (avanços e limites identificados).
Na perspectiva de fortalecer e
alinhar o trabalho desenvolvido através da Equipe Multidisciplinar, avaliou-se
os resultados alcançados, avanços e limites
identificados. O primeiro obstáculo avaliado, no processo, foi a redução
da carga horária destinada ao curso de formação, considerando todo compromisso
e responsabilidade dos membros da equipe em disseminar o conteúdo apresentado,
leituras, discussões, atividades burocráticas de registro e postagem das
atividades; além de elaboração de atividades para aprofundamento com leituras,
planejamentos e implementação na prática pedagógica.
Destacam-se também, o estudo
realizado sobre as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08; a oportunidade de estudar e conhecer a
obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e
Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho
Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Africana, Afro-brasileira e Indígena; o exercício contínuo para
promover a formação de conscientização dos educadores a respeito das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de
História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Bem como, despertar a
importância do pertencimento da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na
comunidade escolar, cidade, estado e país da etnia no que diz respeito a
toda sociedade brasileira sobre negros e índios entre outros temas dos desafios
contemporâneo: ciganos, gênero, idosos e meio ambiente; e algumas programações
foram planejadas para o próximo ano, resultado do trabalho em grupo realizado
no último encontro de Formação em Ação de 2014.
Diante
das diversidades que a escola e em outros lugares onde convivemos apresentam,
faz-se necessário o conhecimento de todos os tipos de etnias com suas culturas
e que fazem parte deste contexto para que se reconheça seus valores. Visto que
as Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena
estão presentes em nosso cotidiano em nosso falar e alimentação, o que muitas
vezes nos passa despercebido, infelizmente. É inegável o espaço que a História
e Cultura Afro ocupam em nossa vida e em toda cultura brasileira, presentes em
todos os lugares e permeiam quase todas as atividades e ações humanas.
Assim, a escola não pode se
eximir, no seu papel de formadora de cidadãos e de desenvolver um trabalho de
reconhecimento da influência da história e cultura afro em relação à cultura
brasileira, valorizando seu papel no contexto educacional, e também, do
conhecimento historicamente acumulado e, ao mesmo tempo, levar o educando a
utilizá-la de forma crítica e mais humana.
Desta forma, é possível
afirmar que a Equipe Multidisciplinar possibilitou condições teórico-metodológicas
para articulação e desenvolvimento de um trabalho dinâmico e comprometido na
comunidade escolar, conforme, consta em seu Plano de Ação da Equipe.
4) NOVOS
DESAFIOS
(Este campo deverá ser preenchido com as
questões identificadas pela equipe como desafios a serem superados no
estabelecimento com relação à implementação das Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08).
A partir das ações propostas
no projeto da Equipe Multidisciplinar, pretende-se contribuir para a
preservação e consolidação do diálogo, a adequação da linguagem e os
conhecimentos produzidos na academia no âmbito escolar. Dentre os objetivos
específicos, que podemos considerar como desafios enumeramos: diagnosticar as
carências e demandas da comunidade; atualizar as abordagens e os conteúdos
relativos às culturas indígenas e afro-brasileira, aplicados no ensino
Fundamental e Médio; desenvolver e aperfeiçoar técnicas e metodologias no
ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena; instrumentalizar
teórica e conceitualmente professores do Ensino Médio e Fundamental para
lidarem com os conteúdos propostos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08.
É relevante passo importante
que o Brasil dá no sentido de resgatar as contribuições dos povos negros e
indígenas nas áreas social, econômica e política do país. Considerando que o
ser humano se constitui por meio de um processo complexo: somos ao mesmo tempo
semelhantes (enquanto gênero humano) e muito diferentes (enquanto forma de
realização do humano ao longo da história e da cultura). Desta forma, é
possível reafirmar o fato de que todos seres humanos apresentam em suas
semelhanças as diferenças de gênero, etnia, idades, culturas, experiências
entre outros
É preciso desnaturalizar no
imaginário e na crendice popular vários conceitos que acabam por deturpar o
real significado dos saberes tradicionais dos povos negros. Da mesma forma, é
necessário desmistificar a cultura das elites portuguesas e brasileiras, nas
áreas da música clássica, do teatro e das artes, pois elas apresentam um grau
de dependência dos africanos e afrodescendentes.
Em relação à cultura indígena,
associar aos conteúdos didáticos, desconstruir o estereótipo negativo que
existe sobre o índio atual e valorizá-lo, pois as primeiras noções de química
no Brasil surgiram com os indígenas. A produção de diversos medicamentos
extraídos da natureza, a prática de desidratação e defumação de carnes para
conservá-las está embutida de saberes químicos. A utilização de pinturas
corporais que além de distinguir conforme a forma dos desenhos a posição de
cada um dentro de sua comunidade servia também para afugentar mosquitos,
pernilongos e proteger a pele dos raios ultravioletas. Além de que os
princípios dos atuais protetores solares. Enfim, são inúmeras são as
contribuições dos primeiros habitantes do país em nosso cotidiano e que de tão
rotineiro acabam passando despercebidos no dia a dia.
Portanto, ainda há muitos
desafios a serem superados na comunidade escolar, e a Equipe Multidisciplinar é
a oportunidade de fomentar a temática envolvendo educadores, alunos e
pais/responsáveis. Realmente a instituição escolar é o melhor palco para
difusão desses conhecimentos, demonstrando que nenhuma cultura é superior à
outra, todas tem suas peculiaridades e seus saberes, pois como afirma Paulo
Freire: “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de
que ninguém é superior a ninguém.” Portanto, é preciso retomar a origem desses
saberes, eles constituem-se em uma importante ferramenta para a valorização da
cultura africana, afro-brasileira e indígena.
5)
ARQUIVOS (IMAGENS E VÍDEO)
(Ao
anexar o arquivo, referenciar a autoria, identificar a ação e o período).
As ações da
EM na prática pedagógica foram registradas, também, com imagens e vídeos,
contudo, não serão referenciadas neste memorial devido ao contexto final de
período letivo, entretanto, grande parte estão disponíveis no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Secretaria de
Estado da Educação do Paraná
Núcleo Regional de
Educação de Maringá
Colégio Estadual
Marco Antonio Pimenta - Ensino Fundamental e Médio
Memorial da Equipe
Multidisciplinar
Maringá
– Paraná
2014
Secretaria de
Estado da Educação do Paraná
Núcleo Regional de
Educação de Maringá
Colégio Estadual
Marco Antonio Pimenta - Ensino Fundamental e Médio
Memorial da Equipe
Multidisciplinar
Coordenação
Laura
Lopes de Paiva
Equipe
Pedagógica
Alessandra Guidolin Campos
Márcia de
Oliveira
Professores
da Área de Humanas
Eliane Boaventura S. Sá Ponhozi –
Arte
Elizabete dos Santos Meirelles –
Inglês
Gislaine Souza Coqueiro – Geografia
Laura Lopes de Paiva – Português
Luzia
Aparecida dos Santos – Português
Viviane Akemi Takahashi Pradella –
Educação Física
Professora
da Área de Exatas
Luci
Martins Ramos
Rosangela Pacheco de Sá Parolin –
Matemática e Ciências
Agente
Educacional 2
Lucieny
Aparecida Rocha Santos
Silmara Santos Pinheiro
Agente Educacional 1
Alzira Maria Miotto Xavier
Aparecida do Carmo Crecencio
Maria de Fatima Belvis Fermino
Rose Alves Cabral
Zenilda Detone dos Reis
Representante
das Instâncias Colegiadas
Regina
Sanches Fujisaki - APMF
Maringá
– Paraná
2014
A Equipe
Multidisciplinar no colégio está fundamentada nos pressupostos teóricos da Resolução n° 3399/2010 que define os critérios de
composição e indica as atribuições e a organização do trabalho das Equipes
Multidisciplinares nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação.
Compete à Equipe Multidisciplinar das escolas da Educação Básica. Elaborar e
aplicar um Plano de Ação, em conformidade com o Conselho Escolar e as
orientações do DEDI/SUED, com conteúdos e metodologias, sobre o Ensino de
História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena; subsidiar as ações da
equipe pedagógica na mediação com os professores na elaboração do Plano de
Trabalho docente; realizar formação permanente com os/as demais profissionais
de educação e comunidade escolar, referente o Ensino de História e Cultura
Afro-brasileira, Africana e Indígena, conforme orientações expedidas pelo
DEDI/SUED; subsidiar os/as professores/as, equipe pedagógica, gestores/as,
funcionários/as e alunos/as na execução de ações que efetivem Plano de
Ação; subsidiar o Conselho Escolar na
realização de ações de enfrentamento ao preconceito, discriminação e racismo no
ambiente escolar, apoiando professores/as, equipe pedagógica, direção, funcionários/as, pais, mães e alunos/as; registrar
e encaminhar ao Conselho Escolar e outras instâncias, quando for o caso, as
situações de discriminação, preconceito racial e racismo, denunciadas nos
estabelecimentos de ensino; subsidiar as ações atribuídas aos estabelecimentos
de ensino pelo Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Indígena.
O Plano
de Ação para a gestão de 2014 deste colégio foi reelaborado com base nos dados
do último Plano de Ação e o Projeto Político Pedagógico, pretende trabalhar de
forma compartilhada por meio do colegiado escolar formado por pais, alunos, agentes
educacionais, professores, pedagogos e diretor. As ações foram desenvolvidas de
forma a se encontrar em conjunto as soluções para as questões do ensino na
aprendizagem e a permanência do aluno na escola. Através deste trabalho em
conjunto buscou-se diminuir as dificuldades encontradas, procurando oportunizar
um ambiente escolar agradável, proporcionando uma melhora na qualidade de
ensino na aprendizagem, tendo como desafio as novas políticas públicas educacionais.
Neste ano a Equipe
Multidisciplinar passou por algumas alterações em relação ao ano anterior, alguns
componentes foram substituídos por serem removidos para outras escolas ou
estarem comprometidos com outros eventos na data destinada ao Encontro de
Capacitação. Contudo na prática pedagógica foram realizadas diversas atividades
com o objetivo de desconstruir o preconceito na comunidade escolar e no
exercício da cidadania. Todas atividades pertinentes à história e cultura
africana, afro-brasileira e, indígena foram desenvolvidas ao longo do período
letivo em diversas disciplinas: Língua Portuguesa, Arte, História, Sociologia,
Matemática e Biologia, conforme relato a seguir.
Assim que se constituiu a
Equipe Multidisciplinar foi oferecido um curso de capacitação para os membros da
EM e demais interessados da comunidade escolar. O referido curso contou com a
participação de doze educadoras: Alessandra Guidolin Campos (Pedagoga), Eliane
Boaventura da Silva Sá Ponhozi (Arte), Elizabete dos Santos Meirelles (Língua
Inglesa), Laura Lopes de Paiva (Língua Portuguesa), Luzia Aparecida dos Santos
(Língua Portuguesa), Márcia de Oliveira (Pedagoga), Lucieny
Aparecida Rocha Santos (Agente
Educacional 2), Alzira
Maria Miotto Xavier, Aparecida do Carmo Crecencio, Maria de Fatima Belvis
Fermino, Rose Alves Cabral, Zenilda Detone dos Reis (Agente Educacional 1). Justificamos que não foi possível a participação da
Equipe em sua totalidade, devido às normas estabelecidas pela SEED/NRE. Outro
fator desmotivante, foi a redução da carga horária para a certificação de 44h,
considerando que a carga horária dedicada às atividades propostas pela Equipe
Multidisciplinar ultrapassa bastante à referida carga horária para obtenção dos
certificados.
Os encontros de formação continuada orientados com
subsídios do caderno “Diálogo dos textos e contextos da realidade da escola” como forma de
aprofundamento teórico-metodológico para inserção no currículo escolar e
acompanhamento, assessoramento e monitoramento das ações na
prática pedagógica apresentavam o seguinte conteúdo programático, os
quais foram estudados nesta ordem, no
primeiro encontro: Base legal sobre a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira, Africana e Indígena e da Educação para as Relações
Étnico-Raciais; no segundo encontro: Os sujeitos das Leis Nº 10.639/03 e Nº
11.645/08: a população negra e indígena no Paraná e no Brasil; no terceiro
encontro: Relações Étnico-Raciais na escola; no quarto encontro Dimensão
étnico-racial e a prática pedagógica; no quinto encontro: Os conteúdos de
História da África e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas
disciplinas do currículo; no sexto encontro: Os conteúdos de História da África
e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo das disciplinas; no
sétimo encontro: Saberes científicos e saberes tradicionais: limites e
possibilidades; no oitavo encontro: Dimensão étnico-racial e a prática
pedagógica; no nono encontro: Os conteúdos de História da África e cultura
Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo das disciplinas; no décimo
encontro: O seminário e a semana da consciência negra.
Ressaltamos que as atividades sugeridas para a
referida semana da consciência negra foram adaptadas apenas para o dia 20/11,
considerando que no mês de outubro, a escola organizou a “semana de integração
família na escola” e por esse motivo, foi realizado o seminário com a
ministração dos alunos do Ensino Médio envolvendo toda a escola, além de
apresentações de musical, poemas, teatro, painéis, merenda, sessões de vídeo, degustação
de bebidas e alimentos, e uma merenda escolar especial da cultura afro.
Salientamos ainda que no decorrer do ano letivo
diversas as atividades foram realizadas, conforme consta no Plano de Ação, pela
própria Equipe Multidisciplinar e por outros professores que desenvolveram à
temática, conforme, relato a seguir:
a)
Dança cultural – Atividade: apresentação cultural realizada pelas
professoras Rosilene de Fátima Garcia Lima – Português e Sueli Evangelista dos
Santos,
desenvolveram com alunos de 6ºano do período da tarde sobre as raças de formação
étnica do Brasil: índio, negro e branco. Com a música “Canto das três
raças” da cantora Clara Nunes; foram convidados meninos e meninas do 6º ano B,C e D formando um grupo de oito,
sendo três meninos: dois capoeiras e um índio e duas meninas como índias e três meninas representando o branco; foi elaborado uma coreografia para
a música, houve caracterização dos alunos e apresentação realizada na semana da
família na escola.
b)
As professoras Ruth dos Santos de História e Maiza de Oliveira Buzeli de
Português,
trabalharam produção de textos sobre o tema e a importância da valorização
do homem independente de cor.
c)
A professora Rosanira Ribeiro da Silva de Inglês, realizou:
a)
Montagem de uma sala com exposição de
trabalhos feitos pelos alunos sobre a importância da cultura africana na
construção da nossa identidade;
b)
Entrevistas feita
pelos alunos sobre o preconceito e como o negro visto na sociedade hoje;
c)
Exposição sobre a Influência da cultura negra: na
culinária,
esporte na arte, na música e na dança.
Algumas programações foram planejadas para o próximo
ano, resultado do trabalho em grupo realizado no último encontro de Formação em
Ação de 2014, são elas:
a)
Proposta de
trabalho interdisciplinar “A influência da Cultura indígena
na alimentação dos brasileiros” Conteúdo
estruturante: Discurso como prática social. Problematização: Conhecimento limitado da contribuição indígena na
alimentação brasileira. Leitura
estudos: Desafios contemporâneos
indígenas – SEED – para professor e aluno. Etapa: Ensino Fundamental e Médio. Aulas: 10. Conteúdos específicos: 1) Composição química da mandioca e seus derivados – Química; 2) No Paraná quais as regiões que
mais produzem mandioca e quais tribos mais cultivam até os dias de hoje –
Geografia; 3) Grandezas
e medidas, proporcionalidade, regra de três (Ensino Fundamental) e utilização
de dados estatísticos de produção de mandioca no Paraná, gráficos, tabelas,
estatística (Ensino Médio) – Matemática; Dicionário ilustrados de
vocábulos indígenas – Inglês; Valor nutricional e calórico da tapioca apresentação com degustação –
Ciências; Colagem e textura da casca da
mandioca – Arte; Relato de experiência sobre a tapioca e o conhecimento da família através
de entrevista e apresentação oral, elaborar textos instrucionais relacionados
ao consumo desses alimentos, Interpretação de textos variados abordando temas
relacionados à fome no Paraná. Debater com os alunos sobre a sedução
publicitária e o consumo inconsequente – Português; Dia do índio apresentação nas
salas de aula. Recursos:
TV Multimídia
e Datashow; Quadro
e giz; Texto impresso; Lousa digital; Balança; Fogareiro/gás; Vidraria; Peneira; - Amostra de mandioca; Reagente; Mapa; Tabela periódica; Dicionário inglês-português.
b)
b) Semana da consciência negra e diversidade étnica. Disciplinas envolvidas: Geografia e História: O contexto Diáspora Africana,
Quilombos e Quilombolas, questão étnica brasileira; Geografia: Localização
dos Quilombolas no Paraná. O Continente Africano e suas relações com o Brasil.
A contribuição da diversidade étnica para a formação do território; História e
Ensino Religioso: O contexto histórico das questões étnicas e
raciais do Brasil: Matemática, Ciências, Português: A literatura e as artes presentes
na diversidade étnica brasileira; Português e Espanhol, e Inglês: Destaques nacionais e
internacionais de personalidades; Geografia, História , Português e
Artes, todas: A contribuição da Cultura Afro Brasileira na formação do povo
brasileiro; Matemática,
Química e Física: Análise quantitativa das questões socioeconômicas das
famílias; Sociologia, Ensino Religioso e
Filosofia: As questões sociais, religiosas e culturais presentes na diversidade
étnica brasileira; Química: A química na estética; Arte: A cultura da diversidade étnica
brasileira; Educação Física: Jogos, danças, brinquedos e brincadeiras presentes
na diversidade étnica; Ciências e Biologia: Contribuição da cultura Afro e da
diversidade étnica e racial para a formação do povo brasileiro; e
demais, conforme, o professor se interessar no tema. Etapa: Ensino Fundamental e Médio. Recursos a serem utilizados:
Vídeo sobre a temática (O Povo Brasileiro); instrumentos matemáticos,
instrumentos cartográficos, textos impressos,
livros de literatura, livros
paradidáticos, Material didático da Professora PDE “Maria Aparecida Gomes – O
ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana sob a perspectiva
geográfica e cartográfica”, Multimídia, Internet, entre outros. A semana temática será na qual
compreenderá o dia 20 de novembro, dia nacional da consciência negra.
Trabalhar
esse tema é o primeiro passo na trilha da reconstrução de uma face de nosso
passado que é a formação do território brasileiro em seus aspectos
socioculturais e econômicos, que ainda é vista com preconceitos na sociedade
brasileira e paranaense. Considerando a obrigatoriedade do ensino de história e
cultura afro-brasileira e Africana na Educação Básica de todo o país, proposta
pela Lei 10.639/03, que é ampla nos seus aspectos sociais, pois liga dois
espaços geográficos continentais: África e Brasil, através de um período
histórico e cultural longo, tendo como principal tarefa fazer a ponte de
conhecimentos entre os elementos da historiografia e da cultura africana aos
dos afrodescendentes que repercutem em âmbito local, regional e global. É de
fundamental importância o envolvimento dos profissionais da educação com a referida
temática, contudo esta proposta planejada para o próximo ano, não condiz com a prática
pedagógica realizada neste colégio. Fato que comprova a necessidade de que
todos profissionais da educação conheçam planos, projetos que estão em
desenvolvimento. O colégio desenvolve desde 2008 a temática com participação de
professores do Ensino Fundamental e Médio em cursos e eventos interno e
externo, e a Equipe Multidisciplinar já está em sua terceira gestão com
formação continuada e prática pedagógica, conforme trabalhos publicados no
Portal diaadiaeducaçao, no blog etnicorracial e atualmente no blog multidisciplinarcemap,
isto é, 2013 e 2014.
Dessas atividades realizadas ou programadas já estão
publicadas no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br
Enfim, foram muitas
experiências vivenciadas na prática pedagógica, após a constituição da Equipe
Multidisciplinar, elas ficaram mais em evidência, nossos olhos foram
desvendados, a seguir o relato de experiências pessoais mais significativas.
Ressalta-se que dessas experiências, algumas são de Agentes Educacionais 1
membros da Equipe Multidisciplinar.
Na minha família sempre esteve
presente o racismo e o preconceito, desde criança eu já presenciava muitas
situações constrangedoras. Com relação a esses assuntos há muitas palestras e
muitas pessoas que lutam por um mundo onde não haja separação entre as pessoas
sejam negras, brancas, pobres. Porém há muita luta ainda pela frente, tendo em
vista, que mesmo o país crescendo e evoluindo, ainda se engatinha contra o
racismo. A própria família é racista e preconceituosa como na minha por
exemplo, que há uma mistura de raças, cores e níveis sociais, mas para que
trouxesse essa mistura tivemos que lutar contra o preconceito dos próprios pais
e avós que sempre foram racistas. Aparecida
do Carmo Crecencio.
Quando nova comecei a namorar,
com aquele que é hoje é meu marido. Para mim e meus pais era tudo normal, mas
para meu avô não, ele era muito racista e não aceitava o meu namoro por eu ser
branca e o rapaz negro. Meu avô reclamava muito com a minha mãe e mandava ela
me dizer que não aceitava outras raças na família. Eu não liguei, pois a
bondade e o caráter estão no sangue e no coração e não na cor da pele. Maria de Fatima Belvis Fermino.
Sempre
existiu preconceito em minha família. Meu pai era um homem muito
preconceituoso, não gostava de negro e nem moreno, não deixava as filhas
namorarem pessoas de cor, porque ele dizia que era caboclo. Só podíamos namorar
italiano porque era a raça da família, assim vivi com todo preconceito dentro
de minha casa. Zenilda Detone dos Reis
A seguir o rol de ações transcritas do Plano de Ação, realizadas
durante o ano letivo:
Cultura Africana e Afro-brasileira
1ª
Ação – 20/04 - O encontro do individual com o social na poesia “Grito Negro” de
Jose Craveirinha – (alunos do Ensino Médio – 1A B).
Leitura do poema no livro didático Português Linguagens de Roberto &
MAGALHÃES, Thereza Cochar. Interpretação, análise e discussão. Língua
Portuguesa – Professora Laura
2ª
Ação – 20/04 – Intertextualidade, análise e discussão Diálogo com a poesia
contemporânea: Castro Alves, Adão Ventura e Lúcio Maia, Gilberto Gil entre
outros – alunos do Ensino Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
3ª
Ação – 22/04 – A trajetória do negro na
literatura brasileira - Leitura de obras dos autores Lima Barreto e
Monteiro Lobato – alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora
Laura
4ª
Ação – 20/05 – A contribuição de Jorge
Amado na literatura brasileira da escravidão à cultura afro-brasileira -
Modernismo –alunos do Ensino Médio 3A - Língua Portuguesa – Professora
Laura
5ª
Ação 02/06 – Imperialismo na África – alunos do Ensino Médio 2 A - Geografia –
Professora Gislaine
6ª
Ação 02/06 – Apresentar para os alunos do Ensino Médio a Equipe Multidisciplinar:
proposta, objetivos e composição através de diálogo, esclarecimentos e
orientações. Língua Portuguesa – Professora Laura
7ª
Ação - 03/06 - Criar uma ilustração, desenho livre, para representar a Equipe
Multidisciplinar (todos os alunos do Ensino Médio com habilidades no desenho).
Postagem nas redes sociais e pátio. Língua Portuguesa – Professora Laura
8ª
Ação - 05/06 - Criar um poema para representar a Equipe Multidisciplinar
(alunos do terceiro ano). Postagem nas redes sociais e pátio. 3A Ensino Médio
Língua Portuguesa – Professora Laura
9ª
Ação – 05/06 - Discussões sobre recursos financeiros e gastos na construção dos
estádios para os jogos da Copa do Mundo de 2014, conforme a mídia informava.
Debate oral - exercícios de argumentação. 1A B Ensino Médio Língua Portuguesa –
Professora Laura
10ª
Ação – 12/06 - Analisar a temática que a Presidente Dilma afirmava: “Copa da
paz e da igualdade” e observar durante os jogos as cenas de preconceitos e como
desconstruí-los? (alunos do 1A e B). Observar, pesquisar, apresentação oral e
escrita, cartazes para painel. Língua Portuguesa – Professora Laura
11ª
Ação – 26/08 – Leitura do texto narrativo: “A doida” (livro didático da turma);
Tema: Respeito ao próximo, idosos, deficientes. Estudo do texto: Compreensão,
interpretação e linguagem. – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
12ª
Ação – 17/09 – Filme: kiriku (lendas africanas); Contribuição dos povos
africanos – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
13ª
Ação - 17/09 – Concurso de redação. (todos os alunos do Ensino). Postagem nas
redes sociais. Língua Portuguesa – Professora Laura
14ª
Ação – 18/09 - leitura da lenda africana: Galinha d’angola - 6º A – Arte –
Professora Eliane
15ª
Ação – 18/09 - Audição da música: A galinha d’angola - 6º A – Arte – Professora
Eliane
16ª
Ação – 24/09 – Texto de campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha
comunitária (texto do livro didático); Estudo das características do texto de
campanha comunitária; Temas: negros (racismo) e os temas pertinentes – 7º A –
Língua Portuguesa – Professora Luzia
17ª
Ação – 25/09 - Modelagem com argila – galinhas d’angola - 6º A – Arte –
Professora Eliane
18ª
Ação - 18/10 – Depoimentos de membros da EM a respeito de suas raízes genéticas
e históricas. Com publicação no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- 10/10 - Agentes Educacionais
19ª
Ação – 23/10 - Apreciação de imagens de máscaras africanas e sua influência nas
obras de Pablo Picasso - 8º A – Arte – Professora Eliane
20ª
Ação – 29/10 - Confecção de máscaras africanas (recorte em papel colorido) - 8º
A – Arte – Professora Eliane
21ª
Ação - 06/11 – Cotas o justo e injusto de Lyia Luft – Gênero textual Artigo de
Opinião –
(alunos do Ensino Médio – 1A B). Leitura, análise, debate e produção de texto.
Com publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- Língua Portuguesa – Professora Laura
22ª
Ação - 17/11 – Análise literária do poema, apresentação de paródia e teatro. “Essa Nega Fulô” de Jorge de Lima –
alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
23ª
Ação - 18/11 – Produção de texto -
resposta-argumentativa em resposta ao questionamento: 13 de MAIO Hoje amanheceu
chovendo. É um dia simpático para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos
a libertação dos escravos. (...) E assim no dia 13 de maio de 2008 eu lutava
contra a escravatura atual: a fome! (JESUS, Carolina Maria de. Quarto de
despejo, 8. ed., p. 27.) Com base na leitura desse trecho, “20 de novembro
Dia da Consciência negra, dia de formar conscientização para desconstruir o
preconceito ou mais um dia para o descanso de muitos”
Análise literária do poema “Essa Nega Fulô” de Jorge
de Lima –
todos os alunos do 2 e 3 Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
24ª
Ação – 17/11 – Recriar coreografias. Apresentação em sala de aula. 3A Língua
Portuguesa – Professora Laura
25ª
Ação – 17/11 – Criar paródias e teatro. Apresentação em sala de aula. 3A Ensino
Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
26ª
Ação – 20/11 – Criar HQ e álbum seriado com ilustração de poemas. Exposição no
pátio. 1A Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
27ª
Ação – 20/11 - Exposição dos textos de campanha comunitária – 7º A – Língua
Portuguesa – Professora Luzia
28ª
Ação - 20/11 – Consciência Negra no Gênero textual Instrucional/Receita. Proposta: “Conheça
a contribuição da gastronomia africana na alimentação brasileira”. A culinária
africana se tornou uma fonte de ingredientes, não só para o Brasil, mas para
diversos países do mundo. “Conheça as plantas medicinais de origem afro e toda
contribuição para a cultura brasileira” (alunos do 1B Ensino Médio). Observar,
pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para painel e publicação de
alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- Língua Portuguesa – Professora Laura
29ª
Ação – 20/11 – Análise literária do conto Negrinha de Monteiro Lobato
Intertextualidade, análise. Seminário e exposição painel – alunos do Ensino
Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
30ª
Ação – 20/11 – A presença do negro nos textos publicitários - 1º A – Português
– Professora Laura
31ª
Ação – 20/11 – Provérbios populares – desconstruindo preconceitos - 1º A –
Português – Professora Laura
32ª
Ação – 20/11 – Redefinição de conceitos raça, racismo e etnia. - 1º A –
Português – Professora Laura
33ª
Ação – 20/11 – Música Racismo é burrice” Álbum ilustrado - 1º A – Português –
Professora Laura
34ª Ação
– 20/11 – Seminário sobre a “Semana da Consciência Negra” História da África e
cultura Afro-Brasileira, Africana - 1º A e B – Português – Professora Laura
Cultura Indígena
1ª Ação –
02/04 - Assistir ao filme Tainá para promover discussão sobre o conhecimento
que o aluno tem sobre o indígena. 6º B – Inglês – Professora Elizabeth
2ª
Ação – 03/04 - Artesanatos indígenas - Conversa sobre o que os alunos sabem
sobre os indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
3ª
Ação – 10/04 - Artesanatos indígenas - apreciação de imagens dos variados
artesanatos indígenas. – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
4ª Ação -
11/04 - Realizar pesquisas, leituras e compreensão de diversas lendas indígenas,
assim como o objetivo das mesmas. 6º B – Inglês – Professora Elizabeth
5ª
Ação – 14/04 - Produção de HQs e/ou ilustração de lendas. 6º B – Inglês –
Professora Elizabeth
6ª
Ação – 17/04 - Artesanatos indígenas - desenho e pintura com guache de motivos
indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
7ª
Ação – 25/04 - Dramatização de uma das lendas estudadas. 6º B – Inglês –
Professora Elizabeth
8ª
Ação – 25/04 - Pesquisar junto a família dos alunos se há ancestrais indígenas
e promover um espaço para expor os resultados. (Mostra de pertences
histórico-familiares) 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
9ª
Ação – 02/05 - Leitura e compreensão de textos em LEM (Inglês) de textos sobre
etnia e diversidade (Ethnic Diversity in Brazil) 9º A – Inglês – Professora
Elizabeth
10ª
Ação – 02/05 - Elaboração e apresentação de gráficos com o resultado da
pesquisa sobre a população brasileira de acordo com da cor pele e do número de
tribos indígenas existentes no Paraná. 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
11ª
Ação – 20/05 - Leitura do texto: “As variedades linguísticas – As línguas no
mundo” (Texto do livro didático sobre línguas indígenas no Brasil). – 6º A -
Língua Portuguesa – Professora Luzia
12ª
Ação – 30/05 – Retomada do conteúdo “As variedades linguísticas” – 6º A –
Língua Portuguesa – Professora Luzia
13ª
Ação – 04/11 – Pesquisa de palavras de origem indígena presentes em nosso dia a
dia. – 6º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
14ª
Ação – 04/11 – Confecção de um dicionário ilustrado: Palavras de origem
indígena presentes em nosso vocabulário. – 6º A – Língua Portuguesa –
Professora Luzia
15ª
Ação – 20/11- Exposição do trabalho “Dicionário ilustrado”. – 6º A – Língua
Portuguesa – Professora Luzia
16ª
Ação – 20/11 – A história da tapioca com degustação - 7º A – Ciências –
Professora Rosângela
17ª
Ação – 20/11 – A história do chocolate com degustação e seminário sobre a
“Semana da Consciência Negra” História da cultura indígena - 1º A – Português –
Professora Laura
18ª
Ação – 20/11 – Música indígena “raízes populares” - 1º A – Português –
Professora Laura
Idosos
1ª Ação – 20/04 – Idoso,
patrimônio ou estorvo? Leitura, debate e produção de texto argumentativo.
Alunos do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 26/08 – Leitura do texto
narrativo: “A doida” (livro didático da turma); tema: Respeito ao próximo,
idosos, deficientes. Estudo do texto: Compreensão, interpretação e linguagem. –
7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
3ª Ação – 24/09 – Texto de
campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha comunitária (texto do
livro didático); Estudo das características do texto de campanha comunitária;
temas: idosos (valorização) e os temas pertinentes – 7º A – Língua Portuguesa –
Professora Luzia
4ª Ação – 20/11 - Exposição dos
textos de campanha comunitária – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
5ª
Ação – 20/11 – Educação familiar com idosos. - 1º A – Português – Professora
Laura
Ciganos
1ª
Ação – 20/11 – Origem, características, acampamentos na região noroeste, vida social
e econômica dos ciganos - 1º A – Português – Professora Laura
Gênero
e diversidade
1ª Ação – 02/03 –
Desconstrução dos estereótipos: Masculino e Feminino. Alunos do Ensino Médio –
Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 07/03 – Concurso de
redação: Gênero e diversidade; papel da mulher na sociedade brasileira.
Pesquisa, Leitura, debate e produção de texto argumentativo e narrativo. Alunos
do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
3ª Ação – 17/05 - Confecção de
artesanato (fuxico) com o questionamento sobre o papel da mulher e do homem na
atualidade – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
Desta
forma, a Equipe Multidisciplinar realizou as referidas atividades no colégio
durante este ano letivo, e mais valioso, ainda, foi a oportunidade de estudar e
conhecer as Conhecer e estudar as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08, a
obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e
Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho
Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Africana, Afro-brasileira e Indígena. Formar conscientização da importância em
desconstruir o preconceito em relação às Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Bem como,
despertar a importância do pertencimento da Cultura Africana, Afro-brasileira e
Indígena na comunidade escolar, cidade, estado e país.
Diante
das diversidades que a escola e em outros lugares onde convivemos apresentam,
faz-se necessário o conhecimento de todos os tipos de etnias com suas culturas
e que fazem parte deste contexto para que se reconheça seus valores. Visto que
as Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena
estão presentes em nosso cotidiano em nosso falar e alimentação, o que muitas
vezes nos passa despercebido, infelizmente. É inegável o espaço que a História
e Cultura Afro ocupam em nossa vida e em toda cultura brasileira, presentes em
todos os lugares e permeiam quase todas as atividades e ações humanas.
Assim, a escola não pode se
eximir, no seu papel de formadora de cidadãos e de desenvolver um trabalho de
reconhecimento da influência da história e cultura afro em relação à cultura
brasileira, valorizando seu papel no contexto educacional, e também, do
conhecimento historicamente acumulado e, ao mesmo tempo, levar o educando a
utilizá-la de forma crítica e mais humana.
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