domingo, 9 de novembro de 2014

Plano de Ação 2014 - atualizado


                Plano de Ação


 



 

IDENTIFICAÇÃO

Estabelecimento de Ensino: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município: Maringá
NRE: Maringá
Equipe Multidisciplinar:
Coordenação:
Professora Laura Lopes de Paiva
Componentes:
Equipe Pedagógica:        
Alessandra Guidolin Campos
Márcia de Oliveira
Professores da Área de Humanas:
Eliane Boaventura S. Sá Ponhozi - Arte 

Elizabete dos Santos Meirelles – Inglês
 
Gislaine Souza Coqueiro - Geografia                             
 
Laura Lopes de Paiva – Português
 
Luzia Aparecida dos Santos – Português
 
Viviane Akemi Takahashi Pradella – Educação Física
Professora da Área de Exatas:
Luci Martins Ramos – Matemática
 
Rosangela Pacheco de Sá Parolin – Matemática e Ciências
 

 

 

Agente Educacional 2:
 
Lucieny Aparecida Rocha Santos
 
Silmara Santos Pinheiro
 
Agente Educacional 1
 
Alzira Maria Miotto Xavier
 
Aparecida do Carmo Crecencio
 
Maria de Fatima Belvis Fermino
 
Rose Alves Cabral
 
Zenilda Detone dos Reis
Representante das Instâncias Colegiadas:
Regina Sanches Fujisaki  - APMF

INTRODUÇÃO

Durante o decorrer deste ano letivo a Equipe Multidisciplinar se propõe a promover junto aos demais membros da comunidade escolar deste estabelecimento pesquisas a respeito das Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e com o resultado das pesquisas desenvolver atividades como dança, arte, leitura, compreensão e dramatização de lendas indígenas, poemas, contos, entre outros. Apresentar também dados estatísticos em gráficos sobre o número de tribos existentes em comparação ao número que havia por ocasião do descobrimento. Da mesma forma coletar dados e elaborar gráficos sobre a origem Afro-Indígena de membros da Equipe Multidisciplinar. O Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar deverá fazer parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano de Trabalho Docente (PTD) dos professores.

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

Diante das diversidades que temos nas escolas e em outros lugares onde convivemos, faz-se necessário o conhecimento de todos os tipos de etnias com suas culturas e que fazem parte deste contexto para que se reconheça seus valores. Visto que as Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena estão presentes em nosso cotidiano em nosso falar e alimentação, o que muitas vezes nos passa despercebido.

OBJETIVO

Conhecer e estudar as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08 – obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. As referidas leis serão abordadas nos conteúdos das disciplinas, após os estudos realizados nos encontros de formação.
Desconstruir o preconceito em relação às Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.
Despertar a importância do pertencimento da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na comunidade escolar, cidade, estado e país.

CRONOGRAMA/AÇÕES

Cultura Africana e Afro-brasileira
 
1ª Ação – 20/04 - O encontro do individual com o social na poesia “Grito Negro” de Jose Craveirinha – (alunos do Ensino Médio – 1A B). Leitura do poema no livro didático Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Interpretação, análise e discussão. Língua Portuguesa – Professora Laura
 
2ª Ação – 20/04 – Intertextualidade, análise e discussão Diálogo com a poesia contemporânea: Castro Alves, Adão Ventura e Lúcio Maia, Gilberto Gil entre outros – alunos do Ensino Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
3ª Ação – 22/04 – A trajetória do negro na literatura brasileira - Leitura de obras dos autores Lima Barreto e Monteiro Lobato – alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
4ª Ação – 20/05 – A contribuição de Jorge Amado na literatura brasileira da escravidão à cultura afro-brasileira - Modernismo –alunos do Ensino Médio 3A - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
5ª Ação 02/06 – Imperialismo na África – alunos do Ensino Médio 2 A - Geografia – Professora Gislaine
 
6ª Ação 02/06 – Apresentar para os alunos do Ensino Médio a Equipe Multidisciplinar: proposta, objetivos e composição através de diálogo, esclarecimentos e orientações. Língua Portuguesa – Professora Laura
 
7ª Ação - 03/06 - Criar uma ilustração, desenho livre, para representar a Equipe Multidisciplinar (todos os alunos do Ensino Médio com habilidades no desenho). Postagem nas redes sociais e pátio. Língua Portuguesa – Professora Laura
 
8ª Ação - 05/06 - Criar um poema para representar a Equipe Multidisciplinar (alunos do terceiro ano). Postagem nas redes sociais e pátio. 3A Ensino Médio Língua Portuguesa – Professora Laura
 
9ª Ação – 05/06 - Discussões sobre recursos financeiros e gastos na construção dos estádios para os jogos da Copa do Mundo de 2014, conforme a mídia informava. Debate oral - exercícios de argumentação. 1A B Ensino Médio Língua Portuguesa – Professora Laura
 
10ª Ação – 12/06 - Analisar a temática que a Presidente Dilma afirmava: “Copa da paz e da igualdade” e observar durante os jogos as cenas de preconceitos e como desconstruí-los? (alunos do 1A e B). Observar, pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para painel. Língua Portuguesa – Professora Laura
 
11ª Ação – 26/08 – Leitura do texto narrativo: “A doida” (livro didático da turma); Tema: Respeito ao próximo, idosos, deficientes. Estudo do texto: Compreensão, interpretação e linguagem. – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
12ª Ação – 17/09 – Filme: kiriku (lendas africanas); Contribuição dos povos africanos – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
13ª Ação - 17/09 – Concurso de redação. (todos os alunos do Ensino). Postagem nas redes sociais. Língua Portuguesa – Professora Laura
 
14ª Ação – 18/09 - leitura da lenda africana: Galinha d’angola - 6º A – Arte – Professora Eliane
 
15ª Ação – 18/09 - Audição da música: A galinha d’angola - 6º A – Arte – Professora Eliane
 
16ª Ação – 24/09 – Texto de campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha comunitária (texto do livro didático); Estudo das características do texto de campanha comunitária; Temas: negros (racismo) e os temas pertinentes – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
17ª Ação – 25/09 - Modelagem com argila – galinhas d’angola - 6º A – Arte – Professora Eliane
 
18ª Ação - 18/10 – Depoimentos de membros da EM a respeito de suas raízes genéticas e históricas. Com publicação no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/ - 10/10 - Agentes Educacionais
 
19ª Ação – 23/10 - Apreciação de imagens de máscaras africanas e sua influência nas obras de Pablo Picasso - 8º A – Arte – Professora Eliane
 
20ª Ação – 29/10 - Confecção de máscaras africanas (recorte em papel colorido) - 8º A – Arte – Professora Eliane
 
21ª Ação - 06/11 – Cotas o justo e injusto de Lyia Luft – Gênero textual Artigo de Opinião (alunos do Ensino Médio – 1A B). Leitura, análise, debate e produção de texto. Com publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/ - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
22ª Ação -  17/11 – Análise literária do poema, apresentação de paródia e teatro.  “Essa Nega Fulô” de Jorge de Lima – alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
23ª Ação -  18/11 – Produção de texto - resposta-argumentativa em resposta ao questionamento: 13 de MAIO Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpático para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos. (...) E assim no dia 13 de maio de 2008 eu lutava contra a escravatura atual: a fome! (JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo, 8. ed., p. 27.) Com base na leitura desse trecho, “20 de novembro Dia da Consciência negra, dia de formar conscientização para desconstruir o preconceito ou mais um dia para o descanso de muitos”
Análise literária do poema “Essa Nega Fulô” de Jorge de Lima – todos os alunos do 2 e 3 Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
24ª Ação – 17/11 – Recriar coreografias. Apresentação em sala de aula. 3A Língua Portuguesa – Professora Laura
 
25ª Ação – 17/11 – Criar paródias e teatro. Apresentação em sala de aula. 3A Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
26ª Ação – 20/11 – Criar HQ e álbum seriado com ilustração de poemas. Exposição no pátio. 1A Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
27ª Ação – 20/11 - Exposição dos textos de campanha comunitária – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
28ª Ação - 20/11 – Consciência Negra no Gênero textual Instrucional/Receita. Proposta: “Conheça a contribuição da gastronomia africana na alimentação brasileira”. A culinária africana se tornou uma fonte de ingredientes, não só para o Brasil, mas para diversos países do mundo. “Conheça as plantas medicinais de origem afro e toda contribuição para a cultura brasileira” (alunos do 1B Ensino Médio). Observar, pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para painel e publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/ - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
29ª Ação – 20/11 – Análise literária do conto Negrinha de Monteiro Lobato Intertextualidade, análise. Seminário e exposição painel – alunos do Ensino Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
 
30ª Ação – 20/11 – A presença do negro nos textos publicitários - 1º A – Português – Professora Laura
 
31ª Ação – 20/11 – Provérbios populares – desconstruindo preconceitos - 1º A – Português – Professora Laura
 
32ª Ação – 20/11 – Redefinição de conceitos raça, racismo e etnia. - 1º A – Português – Professora Laura
 
33ª Ação – 20/11 – Música Racismo é burrice” Álbum ilustrado - 1º A – Português – Professora Laura
 
34ª Ação – 20/11 – Seminário sobre a “Semana da Consciência Negra” História da África e cultura Afro-Brasileira, Africana - 1º A e B – Português – Professora Laura
 
 
Cultura Indígena
 
1ª Ação – 02/04 - Assistir ao filme Tainá para promover discussão sobre o conhecimento que o aluno tem sobre o indígena. 6º B – Inglês – Professora Elizabeth
 
2ª Ação – 03/04 - Artesanatos indígenas - Conversa sobre o que os alunos sabem sobre os indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
 
3ª Ação – 10/04 - Artesanatos indígenas - apreciação de imagens dos variados artesanatos indígenas. – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
 
4ª Ação - 11/04 - Realizar pesquisas, leituras e compreensão de diversas lendas indígenas, assim como o objetivo das mesmas. 6º B – Inglês – Professora Elizabeth
 
5ª Ação – 14/04 - Produção de HQs e/ou ilustração de lendas. 6º B – Inglês – Professora Elizabeth
 
6ª Ação – 17/04 - Artesanatos indígenas - desenho e pintura com guache de motivos indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
 
7ª Ação – 25/04 - Dramatização de uma das lendas estudadas. 6º B – Inglês – Professora Elizabeth
 
8ª Ação – 25/04 - Pesquisar junto a família dos alunos se há ancestrais indígenas e promover um espaço para expor os resultados. (Mostra de pertences histórico-familiares) 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
 
9ª Ação – 02/05 - Leitura e compreensão de textos em LEM (Inglês) de textos sobre etnia e diversidade (Ethnic Diversity in Brazil) 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
 
10ª Ação – 02/05 - Elaboração e apresentação de gráficos com o resultado da pesquisa sobre a população brasileira de acordo com da cor pele e do número de tribos indígenas existentes no Paraná. 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
 
11ª Ação – 20/05 - Leitura do texto: “As variedades linguísticas – As línguas no mundo” (Texto do livro didático sobre línguas indígenas no Brasil). – 6º A - Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
12ª Ação – 30/05 – Retomada do conteúdo “As variedades linguísticas” – 6º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
13ª Ação – 04/11 – Pesquisa de palavras de origem indígena presentes em nosso dia a dia. – 6º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
14ª Ação – 04/11 – Confecção de um dicionário ilustrado: Palavras de origem indígena presentes em nosso vocabulário. – 6º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
15ª Ação – 20/11- Exposição do trabalho “Dicionário ilustrado”. – 6º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
 
16ª Ação – 20/11 – A história da tapioca com degustação - 7º A – Ciências – Professora Rosângela
 
17ª Ação – 20/11 – A história do chocolate com degustação e seminário sobre a “Semana da Consciência Negra” História da cultura indígena - 1º A – Português – Professora Laura
 
18ª Ação – 20/11 – Música indígena “raízes populares” - 1º A – Português – Professora Laura
 
 
 
 
Idosos
1ª Ação – 20/04 – Idoso, patrimônio ou estorvo? Leitura, debate e produção de texto argumentativo. Alunos do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 26/08 – Leitura do texto narrativo: “A doida” (livro didático da turma); tema: Respeito ao próximo, idosos, deficientes. Estudo do texto: Compreensão, interpretação e linguagem. – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
3ª Ação – 24/09 – Texto de campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha comunitária (texto do livro didático); Estudo das características do texto de campanha comunitária; temas: idosos (valorização) e os temas pertinentes – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
4ª Ação – 20/11 - Exposição dos textos de campanha comunitária – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
5ª Ação – 20/11 – Educação familiar com idosos. - 1º A – Português – Professora Laura
 
Ciganos
1ª Ação – 20/11 – Origem, características, acampamentos na região noroeste, vida social e econômica dos ciganos - 1º A – Português – Professora Laura
 
Gênero e diversidade
1ª Ação – 02/03 – Desconstrução dos estereótipos: Masculino e Feminino. Alunos do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 07/03 – Concurso de redação: Gênero e diversidade; papel da mulher na sociedade brasileira. Pesquisa, Leitura, debate e produção de texto argumentativo e narrativo. Alunos do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
3ª Ação – 17/05 - Confecção de artesanato (fuxico) com o questionamento sobre o papel da mulher e do homem na atualidade – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO
Ocorrerá em dois momentos:
a)    Equipe multidisciplinar:
Avaliação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula e plano para a apresentação dos trabalhos no Dia da Consciência Negra.
 Avaliação da Equipe Multidisciplinar: desenvolvimento, envolvimento, apresentação e organização do dia da Consciência Negra.
No decorrer de cada encontro realizar uma avaliação no intuito de qualificar e otimizar os próximos encontros, além de definir ações pedagógicas.
b)    Alunos:
Avaliação da participação e interesse dos alunos na realização das atividades de:  compreensão e interpretação de textos; dramatização; ilustração; pesquisa; elaboração e compreensão de gráficos.
Avaliação da produção textual, levando-se em conta os seguintes aspectos: adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS
ARROYO. Miguel G. Ações Coletivas e Conhecimento: Outras Pedagogias? Disponível em: <http://www.universidadepopular.org/site/media/leituras_upms/ Acoes_Coletivas_e_Conhecimento__30-11-09.PDF>. Acesso em 27 de junho de 2014.
BRASIL, Decreto nº 1.331-A, de 17 de Fevereiro de 1854. Disponível em: http:// www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854- 590146-publicacaooriginal-115292-pe.html Acesso: 12 de agosto de 2014.
BRASIL, PARECER CNE/CEB 11/2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf Acesso: 12 de agosto de 2014.
BRASIL. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - SEPPIR– Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial, Brasília - DF, Copyright 2013.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía e COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p.67-84, jan./mar: 2013. Editora UFPR. Disponível em: http://www.google.com.br/ url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fojs.c3sl. ufpr.br%2Fojs%2Findex.php%2Feducar%2Farticle%2Fdownload%2F31339%2F20047&ei=TR flU8PBMO3IsASqhIHADA&usg=AFQjCNFh5-2-bj7wpEmfaYG0sVfwQw9R4A. Acesso: 12 de agosto de 2014.
CUNHA, Junior Henrique. Tecnologia africana na formação brasileira, Rio de Janeiro, 2010.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira. Brasília: CNE/CP, 2004.
Equipes Multidisciplinares 2014 – Diálogos dos Textos e Contextos da Realidade da Escola. Portal Diadiaeducação.
FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco idéias equivocadas sobre os índios. Disponível em: <http://www.nre.seed.pr.gov.br/patobranco/arquivos/File/Permanente/Educacao%20 Indigena/Cinco.pdf>. Acesso em: 27 de junho de 2014.
PARANÁ, Orientação Nº 001/2014 - DEDI/CERDE/CEEI/SEED. Disponível em: <http://www. educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cfc/orietacao0012014dedi.pd>. Acesso em: 27 Outubro 2014.
PARANÁ, Instrução Nº 010/2010 - SUED/SEED. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/ arquivos/File/instrucoes/instrucao102010.pdf>. Acesso em: 27 outubro 2014
Rocha, Rosa Margarida de Carvalho. Educação e relações etnicorraciais: pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Livro didático Português & Linguagens (Literatura - Produção de Texto – Gramática). PNLEM 2012/13/14. FNDE  - Editora Atual.
SCHIAVO, M. R. e MOREIRA, E. N. Glossário Social. Rio de Janeiro, RJ:Comunicarte, 2005.Orientações a Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2006.
Way to go! Editora Ática. TAVARES, Kátia. FRANCO, Claudio.
 

 

 

 

 

 

Maringá, 09 de novembro de 2014   

__________________________________________
Assinatura da/o coordenadora/or

Laura Lopes de Paiva

 

 

 

 

 

 

 

 
 

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