Plano de Ação
IDENTIFICAÇÃO
Estabelecimento de Ensino:
Colégio
Estadual Marco Antonio Pimenta
Município: Maringá
NRE: Maringá
Equipe Multidisciplinar:
Coordenação:
Professora Laura Lopes de Paiva
Componentes:
Equipe Pedagógica:
Alessandra
Guidolin Campos
Márcia de
Oliveira
Professores da Área de
Humanas:
Eliane Boaventura S. Sá Ponhozi - Arte
Elizabete dos Santos Meirelles – Inglês
Gislaine Souza Coqueiro - Geografia
Laura
Lopes de Paiva – Português
Luzia Aparecida dos Santos –
Português
Viviane
Akemi Takahashi Pradella – Educação Física
Professora da Área de
Exatas:
Luci
Martins Ramos – Matemática
Rosangela
Pacheco de Sá Parolin – Matemática e Ciências
Agente
Educacional 2:
Lucieny
Aparecida Rocha Santos
Silmara
Santos Pinheiro
Agente
Educacional 1
Alzira
Maria Miotto Xavier
Aparecida
do Carmo Crecencio
Maria
de Fatima Belvis Fermino
Rose
Alves Cabral
Zenilda
Detone dos Reis
Representante
das Instâncias Colegiadas:
Regina Sanches Fujisaki - APMF
INTRODUÇÃO
Durante
o decorrer deste ano letivo a Equipe Multidisciplinar se propõe a promover
junto aos demais membros da comunidade escolar deste estabelecimento
pesquisas a respeito das Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena e com o resultado das pesquisas desenvolver
atividades como dança, arte, leitura, compreensão e dramatização de lendas
indígenas, poemas, contos, entre outros. Apresentar também dados estatísticos
em gráficos sobre o número de tribos existentes em comparação ao número que
havia por ocasião do descobrimento. Da mesma forma coletar dados e elaborar
gráficos sobre a origem Afro-Indígena de membros da Equipe Multidisciplinar.
O Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar deverá fazer parte do Projeto
Político Pedagógico (PPP) e do Plano de Trabalho Docente (PTD) dos
professores.
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JUSTIFICATIVA
Diante
das diversidades que temos nas escolas e em outros lugares onde convivemos,
faz-se necessário o conhecimento de todos os tipos de etnias com suas
culturas e que fazem parte deste contexto para que se reconheça seus valores.
Visto que as Relações Étnico-Raciais da Cultura Africana, Afro-brasileira e
Indígena estão presentes em nosso cotidiano em nosso falar e alimentação, o
que muitas vezes nos passa despercebido.
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OBJETIVO
Conhecer
e estudar as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08 – obrigatoriedade de incluir no
Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação,
que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena. As referidas leis serão abordadas nos conteúdos
das disciplinas, após os estudos realizados nos encontros de formação.
Desconstruir o preconceito
em relação às Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Africana, Afro-brasileira e Indígena.
Despertar a importância do
pertencimento da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na comunidade
escolar, cidade, estado e país.
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CRONOGRAMA/AÇÕES
Cultura
Africana e Afro-brasileira
1ª
Ação – 20/04 - O encontro do individual com o social na poesia “Grito Negro”
de Jose Craveirinha – (alunos do Ensino Médio – 1A B).
Leitura do poema no livro didático Português Linguagens de Roberto &
MAGALHÃES, Thereza Cochar. Interpretação, análise e discussão. Língua
Portuguesa – Professora Laura
2ª
Ação – 20/04 – Intertextualidade, análise e discussão Diálogo com a poesia
contemporânea: Castro Alves, Adão Ventura e Lúcio Maia, Gilberto Gil entre
outros – alunos do Ensino Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
3ª
Ação – 22/04 – A trajetória do negro
na literatura brasileira - Leitura de obras dos autores Lima Barreto e
Monteiro Lobato – alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora
Laura
4ª
Ação – 20/05 – A contribuição de
Jorge Amado na literatura brasileira da escravidão à cultura afro-brasileira
- Modernismo –alunos do Ensino Médio 3A - Língua Portuguesa –
Professora Laura
5ª
Ação 02/06 – Imperialismo na África – alunos do Ensino Médio 2 A - Geografia
– Professora Gislaine
6ª
Ação 02/06 – Apresentar para os alunos do Ensino Médio a Equipe
Multidisciplinar: proposta, objetivos e composição através de diálogo,
esclarecimentos e orientações. Língua Portuguesa – Professora Laura
7ª Ação - 03/06 - Criar uma
ilustração, desenho livre, para representar a Equipe Multidisciplinar (todos
os alunos do Ensino Médio com habilidades no desenho). Postagem nas redes
sociais e pátio. Língua Portuguesa – Professora Laura
8ª Ação - 05/06 - Criar um poema para
representar a Equipe Multidisciplinar (alunos do terceiro ano). Postagem nas
redes sociais e pátio. 3A Ensino Médio Língua Portuguesa – Professora Laura
9ª Ação – 05/06 - Discussões sobre
recursos financeiros e gastos na construção dos estádios para os jogos da
Copa do Mundo de 2014, conforme a mídia informava. Debate oral - exercícios
de argumentação. 1A B Ensino Médio Língua Portuguesa – Professora Laura
10ª Ação – 12/06 - Analisar a temática
que a Presidente Dilma afirmava: “Copa da paz e da igualdade” e observar
durante os jogos as cenas de preconceitos e como desconstruí-los? (alunos do
1A e B). Observar, pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para
painel. Língua Portuguesa – Professora Laura
11ª
Ação – 26/08 – Leitura do texto narrativo: “A doida” (livro didático da
turma); Tema: Respeito ao próximo, idosos, deficientes. Estudo do texto:
Compreensão, interpretação e linguagem. – 7º A – Língua Portuguesa –
Professora Luzia
12ª
Ação – 17/09 – Filme: kiriku (lendas africanas); Contribuição dos povos
africanos – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
13ª Ação - 17/09 – Concurso de
redação. (todos os alunos do Ensino). Postagem nas redes sociais. Língua
Portuguesa – Professora Laura
14ª
Ação – 18/09 - leitura da lenda africana: Galinha d’angola - 6º A – Arte –
Professora Eliane
15ª
Ação – 18/09 - Audição da música: A galinha d’angola - 6º A – Arte –
Professora Eliane
16ª
Ação – 24/09 – Texto de campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha
comunitária (texto do livro didático); Estudo das características do texto de
campanha comunitária; Temas: negros (racismo) e os temas pertinentes – 7º A –
Língua Portuguesa – Professora Luzia
17ª
Ação – 25/09 - Modelagem com argila – galinhas d’angola - 6º A – Arte –
Professora Eliane
18ª
Ação - 18/10 – Depoimentos de membros da EM a respeito de suas raízes genéticas
e históricas. Com publicação no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- 10/10 - Agentes Educacionais
19ª
Ação – 23/10 - Apreciação de imagens de máscaras africanas e sua influência
nas obras de Pablo Picasso - 8º A – Arte – Professora Eliane
20ª
Ação – 29/10 - Confecção de máscaras africanas (recorte em papel colorido) -
8º A – Arte – Professora Eliane
21ª
Ação - 06/11 – Cotas o justo e injusto de Lyia Luft – Gênero textual Artigo
de Opinião –
(alunos do Ensino Médio – 1A B). Leitura, análise, debate e produção de
texto. Com publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- Língua Portuguesa – Professora Laura
22ª
Ação - 17/11 – Análise literária do poema, apresentação de paródia e teatro. “Essa Nega Fulô” de Jorge de Lima –
alunos do Ensino Médio 3 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
23ª Ação - 18/11 – Produção de texto - resposta-argumentativa
em resposta ao questionamento: 13
de MAIO Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpático para mim. É o
dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos. (...) E assim
no dia 13 de maio de 2008 eu lutava contra a escravatura atual: a fome!
(JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo, 8. ed., p. 27.) Com base
na leitura desse trecho, “20 de novembro Dia da Consciência negra, dia de
formar conscientização para desconstruir o preconceito ou mais um dia para o
descanso de muitos”
Análise literária do poema “Essa Nega Fulô” de
Jorge de Lima –
todos os alunos do 2 e 3 Ensino Médio - Língua Portuguesa – Professora Laura
24ª Ação – 17/11 – Recriar
coreografias. Apresentação em sala de aula. 3A Língua Portuguesa – Professora
Laura
25ª Ação – 17/11 – Criar paródias e teatro.
Apresentação em sala de aula. 3A Ensino Médio - Língua Portuguesa –
Professora Laura
26ª Ação – 20/11 – Criar HQ e álbum
seriado com ilustração de poemas. Exposição no pátio. 1A Ensino Médio -
Língua Portuguesa – Professora Laura
27ª
Ação – 20/11 - Exposição dos textos de campanha comunitária – 7º A – Língua
Portuguesa – Professora Luzia
28ª
Ação - 20/11 – Consciência Negra no Gênero textual Instrucional/Receita. Proposta: “Conheça
a contribuição da gastronomia africana na alimentação brasileira”. A
culinária africana se tornou uma fonte de ingredientes, não só para o Brasil,
mas para diversos países do mundo. “Conheça as plantas medicinais de origem
afro e toda contribuição para a cultura brasileira” (alunos do 1B Ensino
Médio). Observar, pesquisar, apresentação oral e escrita, cartazes para
painel e publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
- Língua Portuguesa – Professora Laura
29ª
Ação – 20/11 – Análise literária do conto Negrinha de Monteiro Lobato
Intertextualidade, análise. Seminário e exposição painel – alunos do Ensino
Médio 2 A - Língua Portuguesa – Professora Laura
30ª
Ação – 20/11 – A presença do negro nos textos publicitários - 1º A –
Português – Professora Laura
31ª
Ação – 20/11 – Provérbios populares – desconstruindo preconceitos - 1º A –
Português – Professora Laura
32ª
Ação – 20/11 – Redefinição de conceitos raça, racismo e etnia. - 1º A –
Português – Professora Laura
33ª
Ação – 20/11 – Música Racismo é burrice” Álbum ilustrado - 1º A – Português –
Professora Laura
34ª
Ação – 20/11 – Seminário sobre a “Semana da Consciência Negra” História da
África e cultura Afro-Brasileira, Africana - 1º A e B – Português –
Professora Laura
Cultura
Indígena
1ª Ação
– 02/04 - Assistir ao filme Tainá para promover discussão sobre o
conhecimento que o aluno tem sobre o indígena. 6º B – Inglês – Professora
Elizabeth
2ª
Ação – 03/04 - Artesanatos indígenas - Conversa sobre o que os alunos sabem
sobre os indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
3ª
Ação – 10/04 - Artesanatos indígenas - apreciação de imagens dos variados
artesanatos indígenas. – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
4ª Ação
- 11/04 - Realizar pesquisas, leituras e compreensão de diversas lendas
indígenas, assim como o objetivo das mesmas. 6º B – Inglês – Professora
Elizabeth
5ª
Ação – 14/04 - Produção de HQs e/ou ilustração de lendas. 6º B – Inglês –
Professora Elizabeth
6ª
Ação – 17/04 - Artesanatos indígenas - desenho e pintura com guache de
motivos indígenas – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
7ª
Ação – 25/04 - Dramatização de uma das lendas estudadas. 6º B – Inglês –
Professora Elizabeth
8ª
Ação – 25/04 - Pesquisar junto a família dos alunos se há ancestrais
indígenas e promover um espaço para expor os resultados. (Mostra de pertences
histórico-familiares) 9º A – Inglês – Professora Elizabeth
9ª
Ação – 02/05 - Leitura e compreensão de textos em LEM (Inglês) de textos
sobre etnia e diversidade (Ethnic Diversity in Brazil) 9º A – Inglês –
Professora Elizabeth
10ª
Ação – 02/05 - Elaboração e apresentação de gráficos com o resultado da
pesquisa sobre a população brasileira de acordo com da cor pele e do número
de tribos indígenas existentes no Paraná. 9º A – Inglês – Professora
Elizabeth
11ª Ação – 20/05 - Leitura do texto:
“As variedades linguísticas – As línguas no mundo” (Texto do livro didático
sobre línguas indígenas no Brasil). – 6º A - Língua Portuguesa – Professora
Luzia
12ª
Ação – 30/05 – Retomada do conteúdo “As variedades linguísticas” – 6º A –
Língua Portuguesa – Professora Luzia
13ª
Ação – 04/11 – Pesquisa de palavras de origem indígena presentes em nosso dia
a dia. – 6º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
14ª
Ação – 04/11 – Confecção de um dicionário ilustrado: Palavras de origem
indígena presentes em nosso vocabulário. – 6º A – Língua Portuguesa –
Professora Luzia
15ª
Ação – 20/11- Exposição do trabalho “Dicionário ilustrado”. – 6º A – Língua
Portuguesa – Professora Luzia
16ª
Ação – 20/11 – A história da tapioca com degustação - 7º A – Ciências –
Professora Rosângela
17ª
Ação – 20/11 – A história do chocolate com degustação e seminário sobre a
“Semana da Consciência Negra” História da cultura indígena - 1º A – Português
– Professora Laura
18ª
Ação – 20/11 – Música indígena “raízes populares” - 1º A – Português –
Professora Laura
Idosos
1ª Ação – 20/04 – Idoso,
patrimônio ou estorvo? Leitura, debate e produção de texto argumentativo.
Alunos do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 26/08 – Leitura do
texto narrativo: “A doida” (livro didático da turma); tema: Respeito ao
próximo, idosos, deficientes. Estudo do texto: Compreensão, interpretação e
linguagem. – 7º A – Língua Portuguesa – Professora Luzia
3ª Ação – 24/09 – Texto de
campanha comunitária; Leitura de um texto de campanha comunitária (texto do
livro didático); Estudo das características do texto de campanha comunitária;
temas: idosos (valorização) e os temas pertinentes – 7º A – Língua Portuguesa
– Professora Luzia
4ª Ação – 20/11 - Exposição
dos textos de campanha comunitária – 7º A – Língua Portuguesa – Professora
Luzia
5ª
Ação – 20/11 – Educação familiar com idosos. - 1º A – Português – Professora
Laura
Ciganos
1ª
Ação – 20/11 – Origem, características, acampamentos na região noroeste, vida
social e econômica dos ciganos - 1º A – Português – Professora Laura
Gênero
e diversidade
1ª Ação – 02/03 –
Desconstrução dos estereótipos: Masculino e Feminino. Alunos do Ensino Médio
– Língua Portuguesa – Professora Laura
2ª Ação – 07/03 – Concurso
de redação: Gênero e diversidade; papel da mulher na sociedade brasileira.
Pesquisa, Leitura, debate e produção de texto argumentativo e narrativo.
Alunos do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Professora Laura
3ª Ação – 17/05 - Confecção
de artesanato (fuxico) com o questionamento sobre o papel da mulher e do
homem na atualidade – 7º A B C – Arte – Professora Eliane
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AVALIAÇÃO
Ocorrerá em dois momentos:
a) Equipe multidisciplinar:
Avaliação dos trabalhos que
estão sendo desenvolvidos em sala de aula e plano para a apresentação dos
trabalhos no Dia da Consciência Negra.Avaliação da Equipe Multidisciplinar: desenvolvimento, envolvimento, apresentação e organização do dia da Consciência Negra. No decorrer de cada encontro realizar uma avaliação no intuito de qualificar e otimizar os próximos encontros, além de definir ações pedagógicas.
b) Alunos:
Avaliação da participação e interesse dos alunos na
realização das atividades de:
compreensão e interpretação de textos; dramatização; ilustração;
pesquisa; elaboração e compreensão de gráficos.
Avaliação da produção textual, levando-se em conta os
seguintes aspectos: adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à
função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais.
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REFERÊNCIAS
ARROYO. Miguel G. Ações Coletivas e
Conhecimento: Outras Pedagogias? Disponível em:
<http://www.universidadepopular.org/site/media/leituras_upms/
Acoes_Coletivas_e_Conhecimento__30-11-09.PDF>. Acesso em 27 de junho de
2014.
BRASIL,
Decreto nº 1.331-A, de 17 de Fevereiro de 1854. Disponível em: http://
www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-
590146-publicacaooriginal-115292-pe.html Acesso: 12 de agosto de 2014.
BRASIL,
PARECER CNE/CEB 11/2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/
arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf Acesso: 12 de agosto de 2014.
BRASIL.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da
República - SEPPIR– Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial,
Brasília - DF, Copyright 2013.
COELHO,
Wilma de Nazaré Baía e COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na
educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, Brasil,
n. 47, p.67-84, jan./mar: 2013. Editora UFPR. Disponível em:
http://www.google.com.br/
url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fojs.c3sl.
ufpr.br%2Fojs%2Findex.php%2Feducar%2Farticle%2Fdownload%2F31339%2F20047&ei=TR
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de agosto de 2014.
CUNHA, Junior Henrique. Tecnologia africana na
formação brasileira, Rio de Janeiro, 2010.
Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o
Ensino de História e Cultura Afrobrasileira. Brasília: CNE/CP, 2004.
Equipes Multidisciplinares 2014 – Diálogos dos Textos e
Contextos da Realidade da Escola. Portal Diadiaeducação.
FREIRE,
José Ribamar Bessa. Cinco idéias equivocadas sobre os índios. Disponível em:
<http://www.nre.seed.pr.gov.br/patobranco/arquivos/File/Permanente/Educacao%20
Indigena/Cinco.pdf>. Acesso em: 27 de junho de 2014.
PARANÁ, Orientação Nº 001/2014 - DEDI/CERDE/CEEI/SEED.
Disponível em: <http://www.
educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cfc/orietacao0012014dedi.pd>.
Acesso em: 27 Outubro 2014.
PARANÁ, Instrução Nº 010/2010 - SUED/SEED. Disponível em:
<http://www.educacao.pr.gov.br/
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Rocha,
Rosa Margarida de Carvalho. Educação e relações etnicorraciais: pensando
referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza
Edições, 2007.
Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Livro
didático Português & Linguagens (Literatura
- Produção de Texto – Gramática). PNLEM 2012/13/14. FNDE - Editora Atual.
SCHIAVO,
M. R. e MOREIRA, E. N. Glossário Social. Rio de Janeiro, RJ:Comunicarte,
2005.Orientações a Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais.
Brasília: SECAD, 2006.
Way to go! Editora Ática. TAVARES, Kátia. FRANCO,
Claudio.
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=308&Itemid=191 –
Lendas indígenas.
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Maringá, 09 de novembro de 2014
__________________________________________
Assinatura da/o
coordenadora/or
Laura Lopes de Paiva
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