Secretaria de
Estado da Educação do Paraná
Núcleo Regional de Educação
de Maringá
Colégio
Estadual Marco Antonio Pimenta - Ensino Fundamental e Médio
Memorial da Equipe
Multidisciplinar
Maringá
– Paraná
2013
Secretaria de
Estado da Educação do Paraná
Núcleo Regional de Educação
de Maringá
Colégio
Estadual Marco Antonio Pimenta - Ensino Fundamental e Médio
Memorial da Equipe
Multidisciplinar
Coordenação
Laura
Lopes de Paiva
Equipe
Pedagógica
Márcia de
Oliveira
Telma da
Silva Rodrigues
Professora
da Área de Biológicas
Maria
Anunciata Albanez
Professores
da Área de Humanas
Doralice
Ferrareze dos Santos
Elizabete
dos Santos Meirelles
Fernando
César Fernandes
Laura
Lopes de Paiva
Ruth dos
Santos
Silvia
Miotto
Professora
da Área de Exatas
Luci
Martins Ramos
Agente
Educacional:
Lucieny
Aparecida Rocha Santos
Representante
das Instâncias Colegiadas
Claudineia
Buzo Trevisi – APMF
Maringá
– Paraná
2013
A Equipe Multidisciplinar no
colégio se efetivou no último trimestre deste ano, contudo na prática
pedagógica as atividades pertinentes à história e cultura africana, e,
afro-brasileira foram desenvolvidas ao longo do período letivo em diversas
disciplinas: Língua Portuguesa, Arte, História, Sociologia, Filosofia,
Matemática e Biologia, conforme relato a seguir. Todas as atividades realizadas
com o objetivo de desconstruir o preconceito na comunidade escolar e no
exercício da cidadania.
Assim que se constituiu a Equipe Multidisciplinar foi oferecido um curso de capacitação para a maioria dos membros da Equipe e demais interessados da comunidade escolar.
O referido curso contou com a participação de quatorze professores: Doralice Ferrareze dos Santos (Língua Inglesa), Eliane Boaventura da Silva Sá Ponhozi (Arte), Elizabete dos Santos Meirelles (Língua Portuguesa), Fernando César Fernandes (Educação Física), Jocel José de Sousa (Geografia), Laura Lopes de Paiva (Língua Portuguesa), Louise Akemi Sousa (Sociologia), Luci Martins Ramos (Matemática), Márcia de Oliveira (Pedagoga), Maria Anunciata Albanez (Biologia), Romeu Vieira (História), Ruth dos Santos (História), Silvia Miotto (Geografia) e Telma da Silva Rodrigues (Pedagoga).
Com o seguinte conteúdo programático: Estudar o Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar e plano de trabalho; Conhecer as Leis 10.s/03;11.645/08, sobre a obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. No intuito de compreender o objetivo e a importância de conhecer e se fazer conhecer as leis; Estudo sobre a África na antiguidade nos continentes africanos, em especial, com os professores de História e Arte do Ensino Fundamental; Analisar o desenvolvimento dos trabalhos propostos, discussão sobre a desmistificação da África, do negro na história; Redefinição de conceitos sobre raça x racismo, étnica x cultura e políticas públicas; Participar de palestras com palestrantes da própria escola; Participar de oficinas de história e cultura afro, nos seguintes eventos: semana cultural; artesanato, dança afro, culinária; moda, customização de roupas; cartazes; Participar de curso de extensão a distância educação das relações etnico-raciais; Participar de Festival Afro-Brasileiro; Participar de sessões de vídeo sobre etnia racial e sua influência religiosa nas áreas de Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte.
O curso oferecido pela
Equipe Multidisciplinar possibilitou uma nova visão da realidade preconceituosa
em relação a determinados fatos, atitudes e comportamentos. Antes de iniciar o curso o preconceito parecia
ínfimo, já superado, no entanto, ele permanece velado. Precisamos agir na
desconstrução da ideia equivocada do “natural” quanto à diversidade e a
marginalização do afrodescendente.
O conteúdo programático do
curso foi organizado da seguinte forma:
a) Estudar
o Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar – 06 h
b) Conhecer as Leis 10.s/03;11.645/08, sobre a
obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e
Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena – 06 h
c) Resolução
01/04 – Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. – 06 h
d) Estudo
sobre a África na antiguidade nos continentes africanos, em especial, com os
professores de História e Arte do Ensino Fundamental. – 06 h
e) Analisar
o desenvolvimento dos trabalhos propostos, discussão sobre a desmistificação da
África, do negro na história. – 06 h
f) Realização
de palestras com palestrantes da própria escola–06 h
g) Oficinas
de apresentações da história e cultura afro no dia da Consciência Negra – 06
h
h) Atividades
extras de leitura, reflexão e participação no blog Multidisciplinarcemap – 18h
Foram muitas experiências
vivenciadas na prática pedagógica, após a constituição da Equipe
Multidisciplinar, elas ficaram mais em evidência, nossos olhos foram
desvendados, a seguir o relato das experiências mais significativas.
Ressalta-se que dessas experiências, algumas são de professores que não
participaram do curso e não são membros da Equipe Multidisciplinar.
Ensino
Fundamental
Eliane Boaventura Sá Ponhozi – Arte - 6ºs,
7ºs e 8ºs A e C
Assunto: Interpretação
de texto através da pintura
Metodologia
desenvolvida: 6ºs ANOS
1) Escuta musical - música conhecida
pelos alunos.
Tema do filme O Rei Leão: THE LION
SLEEPS TONIGHT
Objetivo: que fosse identificado o
ritmo africano.
2) Espaço para os alunos comentarem o
que pensam sente e sabem sobre a influência da cultura africana em nossa cultura
e o Dia da Consciência Negra.
3) Leitura da letra da música RACISMO
É BURRICE de Gabriel o Pensador.
4) Interpretação sobre as principais
ideias do texto relacionando com a visão de mundo e sociedade dos alunos.
5) Comparação da qualidade do texto
musical de Gabriel o Pensador com as letras com pouco ou nenhum conteúdo das
músicas (funk, sertanejo universitário), de fácil memorização, das músicas
popularizadas pela mídia.
6) Apreciação de obras visuais
(pinturas) de diferentes artistas sobre o mesmo tema (cultura afro)
7) leitura das estruturas e elementos
constitutivos (pontos, linha, forma e cor)
8) Produção (desenho e pintura)
9) Exposição coletiva em TNT preto.
Assunto: Interpretação
de texto através da pintura
Metodologia
desenvolvida 7º ANOS
1) Escuta musical - música conhecida
pelos alunos.
Tema do filme O Rei leão: THE LIONS
SLEEPS TONIGHT
Objetivo – identificar o ritmo
africano
2) Espaço para os alunos comentarem o
que pensam sente e sabem sobre a influência da cultura africana em nossa
cultura e o Dia da Consciência Negra.
3) Leitura da letra da música RACISMO
É BURRICE de Gabriel o Pensador.
4) Interpretação sobre as principais
ideias do texto relacionando com a visão de mundo e sociedade dos alunos.
5) Comparação da qualidade do texto
musical de Gabriel o Pensador com as letras com pouco ou nenhum conteúdo das
músicas (funk, sertanejo universitário), de fácil memorização, das músicas
popularizadas pela mídia.
6) Leitura de texto sobre as
contribuições da cultura africana e indígena para o artesanato brasileiro.
7) apresentação e execução da técnica
de enrolar (canudinhos de papel) para confeccionar o próprio artesanato (colar
com papel reciclado)
8º Criação do próprio artesanato
(colares)
9) confecção de uma representação de
mulher africana (baiana) para exposição dos colares.
Assunto: máscaras
africanas
Metodologia
desenvolvida 8º ANOS
1) Escuta musical - música conhecida
pelos alunos.
Tema do filme O Rei leão: THE LIONS
SLEEPS TONIGHT
Objetivo: identificar o ritmo africano.
2) Espaço para os alunos comentarem o
que pensam sente e sabem sobre a influência da cultura africana em nossa
cultura e o Dia da Consciência Negra.
3) Leitura da letra da música RACISMO
É BURRICE de Gabriel o Pensador.
4) Interpretação sobre as principais
ideias do texto relacionando com a visão de mundo e sociedade dos alunos.
5) Comparação da qualidade do texto
musical de Gabriel o Pensador com as letras com pouco ou nenhum conteúdo das
músicas (funk, sertanejo universitário), de fácil memorização, das músicas
popularizadas pela mídia.
6) leitura e apreciação de imagens
(obras cubistas) do artista Pablo Picasso.
7) Leitura de texto\; A influência da
Arte Africana nas obras do artista Pablo Picasso.
8) Leitura e apreciação de imagens
(máscaras africanas)
9) Produção de releituras de c
utilizando a técnica do recorte em simetria (no papel sulfite branco)
10) Exposição das releituras de
máscaras africanas em TNT vermelho e preto.
Resultados
alcançados: Adquirir
conhecimentos, fazer trocas e novas conexões, ter uma compreensão diferente da
inicial, com mais qualidade e acreditando que pode e deve questionar o mundo,
identificar e desconstruir preconceitos próprios ou sociais, valorizar raízes
culturais, dar o melhor de si e perceber o que o outro tem de melhor e belo e
assim contribuir para que a sociedade caminhe sempre buscando mais
solidariedade, justiça, igualdade e qualidade de vida para todos.
Professora Elizabete Silva Meirelles de
Oliveira - Língua Portuguesa – 8ª A
Assunto:
pesquisa sobre a contribuição da cultura afro.
Metodologia
desenvolvida: levar a turma toda ao laboratório de
informática em equipes de até cinco alunos para pesquisarem sobre a
contribuição da cultura afro nos esportes, na culinária, dança, poesia, artes
visuais. O resultado da pesquisa foi registrado em cartazes afixados no mural
do colégio.
Resultados
alcançados: na discussão a respeito das pesquisas efetuadas pelos
alunos, eles puderam expor sua opinião e conclusões a respeito do mesmo. Alguns
falaram do encantamento quanto à diferente moda (trajes, acessórias variados e cabelos das tribos
africanas), assim, se como dos variados pratos dos quais sempre se alimentaram
e não sabiam que eram de origem afro. Os mais apaixonados por esportes
contribuíram citando os vários atletas que têm se destacado em nosso país e que
também são de origem afro.
Professora Fernanda Marques - Arte – 8 B
Assunto: Teatro
de sombras. Produção de teatro de sombras, utilizando como roteiro contos
africanos.
Metodologia
desenvolvida: exposição de pintura africana, após aula
explicativa e de apreciação de imagens com característica da arte africana. Apreciação
de imagens de história do teatro de sombras. Jogos teatrais e de improvisação. Escolha
do conto africano. Construção do material. Explicação das características da
arte africana até a contemporaneidade. Pintura/representação
da arte africana após contextualização e apreciação.
Resultados
alcançados: com apresentação dos grupos e exposição de trabalho
concluído.
Fernando César Fernandes - Educação Física – 6A e 7B
Assunto:
capoeira
Metodologia
desenvolvida: aula expositiva para contextualizar o
período em que surgiu a capoeira e as influências que ela recebeu. Realização
de uma pesquisa para entender a capoeira vista como luta, dança, jogo e esporte. Formação de uma roda de
capoeira pelos alunos praticantes e iniciantes.
Resultados
alcançados: os alunos se mostraram perplexos ao conhecer um pouco
da vida na senzala, o que despertou interesse e curiosidade, motivando-os para
pesquisa que trouxe muitos fatos significativos da história do negro e sua luta
no Brasil. Na roda todos participaram, entrando no ritmo das palmas e no jogo
da capoeira.
Professora Luci Martins Ramos - Matemática – 8A
Assunto: Estatística e ângulos
Metodologia
desenvolvida: no
planejamento do terceiro trimestre foi proposta uma atividade sobre a cor dos
alunos da sala, na qual os mesmos deveriam fazer uma coleta de dados, calcular
a porcentagem, o ângulo relacionado a ela e construir o gráfico de setor.
Resultados
alcançados: Não
foi possível realizar a atividade antes da Semana de Consciência Negra, fica a
sugestão para o próximo período letivo.
.
Professora Luzia Aparecida dos Santos - Língua Portuguesa – 6B, 6C e 7B
Assunto: contos
e lendas africanas
Metodologia
desenvolvida: conversa sobre os contos tradicionais que
conhecemos, principalmente de origem européia e
as lendas brasileiras. Trazer para os alunos os contos e lendas
africanas e sua riqueza de ensinamentos. Assistir ao filme “Kiriku” (lenda africana).
Comentários sobre o enredo do filme. Escrever sobre a parte que mais gostaram e
ilustração.
Resultados
alcançados: os alunos gostaram do filme, apesar de conhecerem, pois
é sempre trabalhado nos anos iniciais (1º ao 5º ano). Assistiram ao filme com
atenção e desenvolveram as atividades com interesse.
Professora Rosângela Pacheco de Sá Parolin - Matemática – 9 B e 7B
Assunto:
apresentação do vídeo: O xadrez das cores.
Metodologia
desenvolvida: debate sobre o preconceito. Escreveram uma
pequena redação sobre o assunto.
Resultados
alcançados: gerou discussões sobre os diversos tipos de
preconceito.
Professora Ruth dos Santos - História – 8 B
Assunto:
estudo do texto: a África na era da globalização.
Metodologia
desenvolvida: aula expositiva; debate com os alunos e
entre eles, sobre o texto; em elação ao processo de independência das colônias
africanas que foi marcado por conflitos de natureza política e étnica que
muitos casos se arrastam até hoje.
Resultados
alcançados: satisfatório, pois gerou interesse entre os alunos e
boa discussão.
Professora Sílvia Mioto - Geografia – 8 A, B d C
Assunto:
estudo do texto: “A cara do brasileiro”
Metodologia
desenvolvida: A partir do texto: “A cara do brasileiro”
Da
Revista Superinteressante, foi realizada a discussão em sala com a análise dos
dados do texto pelos alunos.
Resultados
alcançados: Muitos alunos ficaram surpresos com o resultado da
pesquisa descrita no texto, em que a miscigenação ocorreu em maior parte nas
mulheres e que a carga genética não era compatível com a cor da pele das
pessoas analisadas na pesquisa.
Professora Simone Boga - Matemática – Apoio 8 A B
Assunto:
confecção de jogos matemáticos, jogo chamado Mankhala com a turma e outro jogo
chamado Shisima (pulga d’água)
Metodologia
desenvolvida: foi entregue aos alunos um “material
impresso” divulgando o que seria
necessário para confeccionar os jogos. Foi relatada a origem dos jogos, falando
que crianças no continente africano são muito pobres sem ter condições de ter
brinquedos novos, muitos confeccionam os seus próprios brinquedos com garrafas
descartáveis, tampinhas de refrigerante, quanto aos tabuleiros dos jogos
citados eles usavam o chão de terra fazendo riscos para representar o tabuleiro
do Shisima e as peças eram as pedras quanto ao jogo Mankhala, o tabuleiro do
jogo, também era o “chão de terra” e faziam buracos e as peças também eras as
pedras o que muda de um jogo do outro é o formato do tabuleiro e as regras.
Resultados
alcançados: foram além do que se esperava, os alunos gostaram de
confeccionar os jogos e conhecer um pouco da cultura africana sem falar que
também puderam jogar entre eles.
Telma da Silva Rodrigues – Equipe Pedagógica - 8ª A
Assunto: Projeção
do filme - “Um Sonho Possível”.
Ficha
Técnica:
Direção:
John Lee Hancock
Nome Original: The blind side
Ano:
2010
Elenco:
Sandra Bullock / Quinton Aaron
Duração:
128 min.
País:
EUA
Gênero:
Drama
Metodologia
desenvolvida: Apresentar para a turma do 8ª A o filme “Um
Sonho Possível”, com a intenção de trabalhar questões como: preconceito,
racismo, relação professor e aluno, desestrutura familiar, inclusão. A escolha
do filme se dá porque algumas vezes a equipe pedagógica mediou casos de
bullying e preconceito nesta turma. Após
a projeção proporcionar aos alunos momento de reflexão sobre a temática central
do filme, destacando o papel fundamental da protagonista para reverter à
situação de abandono e miserabilidade em que o adolescente se encontrava.
Resultados
alcançados: Durante a discussão sobre o filme foi possível analisar
o grau de entendimento dos alunos em relação à temática. Foi solicitado aos
alunos que fizessem um breve relatório sobre o filme, destacando a temática em
torno do “preconceito”.
Ensino
Médio
Professora Adelirian Martins Lara Lopes - Biologia
– 2 e 3 EM
Assunto:
Botânica - 2EM
Metodologia
desenvolvida: a partir do conteúdo de Botânica e suas
aplicações pelo homem, a contribuição dos africanos ao longo da história do
Brasil no uso de Fitoterápicos.
Resultados
alcançados: ampliar os conhecimentos no metabolismo vegetal e na
contribuição dos negros e dos terreiros de umbanda e candomblé para a
disseminação do conhecimento de plantas medicinais no Brasil.
Assunto:
genética - 3EM
Metodologia
desenvolvida: utilizando os conteúdos de genética,
utilizou-se o gene para albinismo (ausência de pigmentação na pele) para
trabalhar preconceito e racismo. Recurso vídeo fornecido pela Cruz Vermelha
sobre os genocídios que ocorrem na África por conta dessa característica
genética (produto da ignorância, religiosidade e preconceito).
Resultados
alcançados: amarrar os conteúdos com a prática, a reflexão e a
busca da aplicação ao exercer sua cidadania.
Professor Fabiano Queiroz da Silva - Filosofia – 2EM
Assunto:
“Ética e moralidade” e por conta disso, abordou o assunto ”preconceito racial”.
Metodologia
desenvolvida: exposição do conteúdo ética e moralidade e,
sobretudo, em um debate com os estudantes, para que mostrassem os
posicionamentos acerca do problema do preconceito racial.
Resultados
alcançados: os estudantes demonstram grandes preocupações com o
problema da violência, principalmente em caso de racismo.
Professora Laura Lopes de Paiva – Produção de texto – Ensino Médio
Assunto: “O
que desejo em 20 de novembro de 2020” Concurso de Prosa, Poema e Fotografia –
Juventude Viva. 1AB 2,A, e 3A
Metodologia
desenvolvida: Prática discursiva oral e escrita. Exposição
do tema do concurso. Discussão sobre as diversas ações de enfrentamento da
violência contra jovens negros. Homicídios são a principal causa da morte de
jovens no Brasil. Entre as principais vítimas estão os negros, do sexo
masculino e moradores das periferias. Produção de texto: prosa e poema.
Leitura, correção e refacção de textos produzidos; publicação de alguns no blog
http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados
alcançados: desenvolver a criticidade do estudante e incentivar a prática
da escrita, refletir e expor suas ideias, contribuindo para um amplo debate na
sociedade sobre a temática.
Assunto: Consciência
Negra no Gênero textual resposta interpretativa-argumentativa. Proposta: Precisamos de consciência humana 365 dias para formar a
conscientização a respeito do dia 20 de novembro, dia nacional da Consciência Negra. A partir
das informações apresentadas na mídia, e também, na escola, redija, em 10
linhas, uma resposta argumentativa à pergunta “Por que o preconceito ainda
permeia a população brasileira?” – 1A Ensino Médio. Proposta: Precisamos
de consciência humana 365 dias para formar a conscientização a respeito do dia
20 de novembro. A partir das informações apresentadas na mídia, e
também, veiculadas na escola, redija, em 10 linhas, uma resposta interpretativa-argumentativa
à pergunta “Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o
branco? – 1B Ensino
Médio.
Metodologia
desenvolvida: Prática discursiva oral e escrita.
Discussão sobre as diversas mensagens e programações veiculadas na mídia e no
assunto no decorrer do ano letivo: Consciência Negra. Produção de texto no
Gênero textual resposta
interpretativa-argumentativa. Leitura, correção e digitação de
textos produzidos; publicação de alguns no blog
http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados
alcançados: desenvolver a criticidade do estudante e incentivar a
prática da escrita, refletir e expor suas ideias sobre a Consciência Negra.
Assunto: “Concurso
de redação “O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero” estimular e
fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes
entre homens e mulheres, negros e idosos em nosso país e sensibilizar a
sociedade para tais questões. 1AB 2,A,
e 3A
Metodologia
desenvolvida: Prática discursiva oral e escrita.
Exposição do tema do concurso. Leitura de noticiários sobre a temática e
conversa sobre acontecimentos na comunidade. Discussão sobre as diversas ações
de enfrentamento da violência contra homens, mulheres, negros e homossexuais.
Produção de texto dissertativo-argumentativo. Leitura, correção e refacção de
textos produzidos; publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados
alcançados: desenvolver a criticidade do estudante e incentivar a
prática da escrita, refletir e expor suas ideias, contribuindo para um amplo
debate na sociedade sobre a temática e desconstruir o preconceito.
Assunto: Consciência
Negra no Gênero textual Instrucional/Receita. Proposta: “Conheça a contribuição
da gastronomia africana na alimentação brasileira. A culinária africana se
tornou uma fonte de ingredientes, não só para o Brasil, mas para diversos
países do mundo”..– 1 A Ensino Médio. “Conheça as plantas medicinais de origem afro
e toda contribuição para a cultura brasileira”. ..– 1 B Ensino Médio.
Metodologia
desenvolvida: Pesquisa na internet sobre a receita
culinária ou a planta medicinal, origem, curiosidades, indicação e
contra-indicação, contribuição para a cultura brasileira. Reelaborar a receita,
desenvolvê-la e apresentá-la na sala de aula. Produção de texto instrucional.
Leitura, correção e refacção de textos produzidos; publicação de alguns no blog
http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados
alcançados: desenvolver o conhecimento do estudante sobre a
contribuição afro na gastronomia e medicina nacionais e incentivar a prática da
escrita.
Assunto: Cotas
o justo e injusto de Lyia Luft – Gênero textual Artigo
de Opinião – 1 A e B Ensino Médio. .
Metodologia
desenvolvida: Leitura do poema no livro didático
Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Identificar
característica do gênero textual Artigo de Opinião, análise e discussão.
Produção de texto instrucional. Leitura,
correção e refacção de textos produzidos; publicação de alguns no blog
http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados
alcançados: desenvolver o conhecimento do estudante sobre a
contribuição afro na gastronomia e medicina nacionais e incentivar a prática da
escrita e o discurso como prática social.
Professora Laura Lopes de Paiva - Literatura – Ensino Médio
Assunto: O encontro do individual com o social na poesia “Grito Negro” de Jose Craveirinha – 1 A e B EM
Metodologia
desenvolvida: Leitura do poema no livro didático
Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Interpretação,
análise e discussão.
Resultados
alcançados: Identificar a função literária na poesia, além de praticar
o discurso como prática social.
Assunto: Diálogo
com a poesia contemporânea: Castro Alves, Adão Ventura e Lúcio Maia, Gilberto
Gil entre outros - 2 A EM
Metodologia
desenvolvida: Leitura do poema dos autores Castro Alves,
Adão Ventura, Lúcio Maia, Gilberto Gil entre outros, na web, biblioteca da
escola e no livro didático Português
Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Intertextualidade,
análise e discussão.
Resultados
alcançados: Aprimorar o pensamento crítico pelo contato com os
textos literários e praticar o discurso como prática social.
Assunto: A trajetória do negro na literatura
brasileira, Pré- – 3 A EM
Metodologia
desenvolvida: Leitura de obras dos autores Lima Barreto
e Monteiro Lobato, na web, biblioteca da
escola e no livro didático Português
Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Resultados
alcançados: Aprimorar o pensamento crítico pelo contato com os
textos literários e identificar o retrato da sociedade brasileira no início do século
XX.
Assunto: A contribuição de Jorge Amado na literatura brasileira da escravidão à
cultura afro-brasileira - Modernismo – 3 A EM
Metodologia
desenvolvida: Leitura de obras Jorge Amado, na web,
biblioteca da escola e no livro didático Português Linguagens de Roberto &
MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Resultados
alcançados: Compreender a função literária nas denúncias sociais.
Desta forma, a Equipe
Multidisciplinar realizou as atividades no colégio durante este ano letivo. É
inegável o espaço que a História e Cultura Afro ocupam em nossa vida e em toda
cultura brasileira. Presentes em todos os lugares e permeiam quase todas as
atividades e ações humanas.
Assim, a escola não pode se
eximir, no seu papel de formadora de cidadãos e de desenvolver um trabalho de
reconhecimento da influência da história e cultura afro em relação à cultura
brasileira, valorizando seu papel no contexto educacional, e também, do
conhecimento historicamente acumulado e, ao mesmo tempo, levar o educando a
utilizá-la de forma crítica e mais humana.
Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/projetonerea2012/index.php?PHPSESSID=2013120605571870
Parabéns queridos! Sua contribuição foi fundamental para que o Memorial Descritivo da Equipe Multidisciplinar fosse elaborado, enfim, ontem no último prazo que a SEED/NEREA nos deu, ele foi publicado. Obrigada a cada membro... a cada participante... a cada envolvido. Graças a Deus que nos dá graça e garante ânimo para prosseguir. Amém!
ResponderExcluir