quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Memorial da Equipe Multidisciplinar



Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Núcleo Regional de Educação de Maringá
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta - Ensino Fundamental e Médio
                                                                                                                   










Memorial da Equipe Multidisciplinar














Maringá – Paraná
2013
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Núcleo Regional de Educação de Maringá
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta - Ensino Fundamental e Médio
                                                                                                                   






Memorial da Equipe Multidisciplinar
Coordenação
Laura Lopes de Paiva

Equipe Pedagógica      
Márcia de Oliveira
Telma da Silva Rodrigues

Professora da Área de Biológicas     
Maria Anunciata Albanez

Professores da Área de Humanas
Doralice Ferrareze dos Santos
Elizabete dos Santos Meirelles
Fernando César Fernandes
Laura Lopes de Paiva
Ruth dos Santos
Silvia Miotto

Professora da Área de Exatas
Luci Martins Ramos

Agente Educacional:
Lucieny Aparecida Rocha Santos

Representante das Instâncias Colegiadas
Claudineia Buzo Trevisi – APMF
                                            
Maringá – Paraná
2013
A Equipe Multidisciplinar no colégio se efetivou no último trimestre deste ano, contudo na prática pedagógica as atividades pertinentes à história e cultura africana, e, afro-brasileira foram desenvolvidas ao longo do período letivo em diversas disciplinas: Língua Portuguesa, Arte, História, Sociologia, Filosofia, Matemática e Biologia, conforme relato a seguir. Todas as atividades realizadas com o objetivo de desconstruir o preconceito na comunidade escolar e no exercício da cidadania.

Assim que se constituiu a Equipe Multidisciplinar foi oferecido um curso de capacitação para a maioria dos membros da Equipe e demais interessados da comunidade escolar.

O referido curso contou com a participação de quatorze professores: Doralice Ferrareze dos Santos (Língua Inglesa), Eliane Boaventura da Silva Sá Ponhozi (Arte), Elizabete dos Santos Meirelles (Língua Portuguesa), Fernando César Fernandes (Educação Física), Jocel José de Sousa (Geografia), Laura Lopes de Paiva (Língua Portuguesa), Louise Akemi Sousa (Sociologia), Luci Martins Ramos (Matemática), Márcia de Oliveira (Pedagoga), Maria Anunciata Albanez (Biologia), Romeu Vieira (História), Ruth dos Santos (História), Silvia Miotto (Geografia) e Telma da Silva Rodrigues (Pedagoga). 

Com o seguinte conteúdo programático: Estudar o Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar e plano de trabalho; Conhecer as Leis 10.s/03;11.645/08, sobre a obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena; Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História  e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. No intuito de compreender o objetivo e a importância de conhecer e se fazer conhecer as leis; Estudo sobre a África na antiguidade nos continentes africanos, em especial, com os professores de História e Arte do Ensino Fundamental; Analisar o desenvolvimento dos trabalhos propostos, discussão sobre a desmistificação da África, do negro na história; Redefinição de conceitos sobre raça x racismo, étnica x cultura e políticas públicas; Participar de palestras com palestrantes da própria escola; Participar de oficinas de história e cultura afro, nos seguintes eventos: semana cultural; artesanato, dança afro, culinária;  moda, customização de roupas; cartazes; Participar de curso de extensão a distância educação das relações etnico-raciais;  Participar de Festival Afro-Brasileiro; Participar de sessões de vídeo sobre etnia racial e sua influência religiosa nas áreas de  Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte.

O curso oferecido pela Equipe Multidisciplinar possibilitou uma nova visão da realidade preconceituosa em relação a determinados fatos, atitudes e comportamentos.  Antes de iniciar o curso o preconceito parecia ínfimo, já superado, no entanto, ele permanece velado. Precisamos agir na desconstrução da ideia equivocada do “natural” quanto à diversidade e a marginalização do afrodescendente.
O conteúdo programático do curso foi organizado da seguinte forma:
a)    Estudar o Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar – 06 h
b)     Conhecer as Leis 10.s/03;11.645/08, sobre a obrigatoriedade de incluir no Currículo Escolar as discussões à História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena – 06 h
c)    Resolução 01/04 – Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História  e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. – 06 h
d)    Estudo sobre a África na antiguidade nos continentes africanos, em especial, com os professores de História e Arte do Ensino Fundamental. – 06 h
e)    Analisar o desenvolvimento dos trabalhos propostos, discussão sobre a desmistificação da África, do negro na história. – 06 h
f)     Realização de palestras com palestrantes da própria escola–06 h
g)    Oficinas de apresentações da história e cultura afro no dia da Consciência Negra – 06 h 
h)   Atividades extras de leitura, reflexão e participação no blog Multidisciplinarcemap – 18h
Foram muitas experiências vivenciadas na prática pedagógica, após a constituição da Equipe Multidisciplinar, elas ficaram mais em evidência, nossos olhos foram desvendados, a seguir o relato das experiências mais significativas. Ressalta-se que dessas experiências, algumas são de professores que não participaram do curso e não são membros da Equipe Multidisciplinar.

Ensino Fundamental

Eliane Boaventura Sá Ponhozi – Arte - 6ºs, 7ºs e 8ºs A e C
AnexoAssunto: Interpretação de texto através da pintura
Metodologia desenvolvida:  6ºs ANOS
1) Escuta musical - música conhecida pelos alunos.
Tema do filme O Rei Leão: THE LION SLEEPS TONIGHT
Objetivo: que fosse identificado o ritmo africano.
2) Espaço para os alunos comentarem o que pensam sente e sabem sobre a influência da cultura africana em nossa cultura e o Dia da Consciência Negra.
3) Leitura da letra da música RACISMO É BURRICE de Gabriel o Pensador.
4) Interpretação sobre as principais ideias do texto relacionando com a visão de mundo e sociedade dos alunos.
5) Comparação da qualidade do texto musical de Gabriel o Pensador com as letras com pouco ou nenhum conteúdo das músicas (funk, sertanejo universitário), de fácil memorização, das músicas popularizadas pela mídia.
6) Apreciação de obras visuais (pinturas) de diferentes artistas sobre o mesmo tema (cultura afro)
7) leitura das estruturas e elementos constitutivos (pontos, linha, forma e cor)
8) Produção (desenho e pintura)
9) Exposição coletiva em TNT preto.
AnexoAssunto: Interpretação de texto através da pintura
Metodologia desenvolvida 7º ANOS
1) Escuta musical - música conhecida pelos alunos.
Tema do filme O Rei leão: THE LIONS SLEEPS TONIGHT
Objetivo – identificar o ritmo africano
2) Espaço para os alunos comentarem o que pensam sente e sabem sobre a influência da cultura africana em nossa cultura e o Dia da Consciência Negra.
3) Leitura da letra da música RACISMO É BURRICE de Gabriel o Pensador.
4) Interpretação sobre as principais ideias do texto relacionando com a visão de mundo e sociedade dos alunos.
5) Comparação da qualidade do texto musical de Gabriel o Pensador com as letras com pouco ou nenhum conteúdo das músicas (funk, sertanejo universitário), de fácil memorização, das músicas popularizadas pela mídia.
6) Leitura de texto sobre as contribuições da cultura africana e indígena para o artesanato brasileiro.
7) apresentação e execução da técnica de enrolar (canudinhos de papel) para confeccionar o próprio artesanato (colar com papel reciclado)
8º Criação do próprio artesanato (colares)
9) confecção de uma representação de mulher africana (baiana) para exposição dos colares.
Assunto: máscaras africanas
Metodologia desenvolvida 8º ANOS
1) Escuta musical - música conhecida pelos alunos.
Tema do filme O Rei leão: THE LIONS SLEEPS TONIGHT
Objetivo: identificar o ritmo africano.
2) Espaço para os alunos comentarem o que pensam sente e sabem sobre a influência da cultura africana em nossa cultura e o Dia da Consciência Negra.
3) Leitura da letra da música RACISMO É BURRICE de Gabriel o Pensador.
4) Interpretação sobre as principais ideias do texto relacionando com a visão de mundo e sociedade dos alunos.
5) Comparação da qualidade do texto musical de Gabriel o Pensador com as letras com pouco ou nenhum conteúdo das músicas (funk, sertanejo universitário), de fácil memorização, das músicas popularizadas pela mídia.
6) leitura e apreciação de imagens (obras cubistas) do artista Pablo Picasso.
7) Leitura de texto\; A influência da Arte Africana nas obras do artista Pablo Picasso.
8) Leitura e apreciação de imagens (máscaras africanas)
9) Produção de releituras de c utilizando a técnica do recorte em simetria (no papel sulfite branco)
10) Exposição das releituras de máscaras africanas em TNT vermelho e preto.
Resultados alcançados: Adquirir conhecimentos, fazer trocas e novas conexões, ter uma compreensão diferente da inicial, com mais qualidade e acreditando que pode e deve questionar o mundo, identificar e desconstruir preconceitos próprios ou sociais, valorizar raízes culturais, dar o melhor de si e perceber o que o outro tem de melhor e belo e assim contribuir para que a sociedade caminhe sempre buscando mais solidariedade, justiça, igualdade e qualidade de vida para todos.

Professora Elizabete Silva Meirelles de Oliveira - Língua Portuguesa – 8ª A
Assunto: pesquisa sobre a contribuição da cultura afro.
Metodologia desenvolvida: levar a turma toda ao laboratório de informática em equipes de até cinco alunos para pesquisarem sobre a contribuição da cultura afro nos esportes, na culinária, dança, poesia, artes visuais. O resultado da pesquisa foi registrado em cartazes afixados no mural do colégio.
Resultados alcançados: na discussão a respeito das pesquisas efetuadas pelos alunos, eles puderam expor sua opinião e conclusões a respeito do mesmo. Alguns falaram do encantamento quanto à diferente moda (trajes,  acessórias variados e cabelos das tribos africanas), assim, se como dos variados pratos dos quais sempre se alimentaram e não sabiam que eram de origem afro. Os mais apaixonados por esportes contribuíram citando os vários atletas que têm se destacado em nosso país e que também são de origem afro.



Professora Fernanda Marques - Arte – 8 B
Assunto: Teatro de sombras. Produção de teatro de sombras, utilizando como roteiro contos africanos.
Metodologia desenvolvida: exposição de pintura africana, após aula explicativa e de apreciação de imagens com característica da arte africana. Apreciação de imagens de história do teatro de sombras. Jogos teatrais e de improvisação. Escolha do conto africano. Construção do material. Explicação das características da arte africana até a contemporaneidade.  Pintura/representação da arte africana após contextualização e apreciação.
Resultados alcançados: com apresentação dos grupos e exposição de trabalho concluído.

Fernando César Fernandes - Educação Física – 6A e 7B
Assunto: capoeira
Metodologia desenvolvida: aula expositiva para contextualizar o período em que surgiu a capoeira e as influências que ela recebeu. Realização de uma pesquisa para entender a capoeira vista como luta, dança,  jogo e esporte. Formação de uma roda de capoeira pelos alunos praticantes e iniciantes.
Resultados alcançados: os alunos se mostraram perplexos ao conhecer um pouco da vida na senzala, o que despertou interesse e curiosidade, motivando-os para pesquisa que trouxe muitos fatos significativos da história do negro e sua luta no Brasil. Na roda todos participaram, entrando no ritmo das palmas e no jogo da capoeira.

Professora Luci Martins Ramos - Matemática – 8A 
Assunto: Estatística e ângulos
Metodologia desenvolvida: no planejamento do terceiro trimestre foi proposta uma atividade sobre a cor dos alunos da sala, na qual os mesmos deveriam fazer uma coleta de dados, calcular a porcentagem, o ângulo relacionado a ela e construir o gráfico de setor.
Resultados alcançados: Não foi possível realizar a atividade antes da Semana de Consciência Negra, fica a sugestão para o próximo período letivo.
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Professora Luzia Aparecida dos Santos - Língua Portuguesa – 6B,  6C e 7B
Assunto: contos e lendas africanas
Metodologia desenvolvida: conversa sobre os contos tradicionais que conhecemos, principalmente de origem européia e  as lendas brasileiras. Trazer para os alunos os contos e lendas africanas e sua riqueza de ensinamentos. Assistir ao filme “Kiriku” (lenda africana). Comentários sobre o enredo do filme. Escrever sobre a parte que mais gostaram e ilustração.
Resultados alcançados: os alunos gostaram do filme, apesar de conhecerem, pois é sempre trabalhado nos anos iniciais (1º ao 5º ano). Assistiram ao filme com atenção e desenvolveram as atividades com interesse.

Professora Rosângela Pacheco de Sá Parolin - Matemática – 9 B e 7B
Assunto: apresentação do vídeo: O xadrez das cores.
Metodologia desenvolvida: debate sobre o preconceito. Escreveram uma pequena redação sobre o assunto.
Resultados alcançados: gerou discussões sobre os diversos tipos de preconceito.

Professora Ruth dos Santos - História – 8 B
Assunto: estudo do texto: a África na era da globalização.
Metodologia desenvolvida: aula expositiva; debate com os alunos e entre eles, sobre o texto; em elação ao processo de independência das colônias africanas que foi marcado por conflitos de natureza política e étnica que muitos casos se arrastam até hoje.
Resultados alcançados: satisfatório, pois gerou interesse entre os alunos e boa discussão.

Professora Sílvia Mioto - Geografia – 8 A, B d C
Assunto: estudo do texto: “A cara do brasileiro”
Metodologia desenvolvida: A partir do texto: “A cara do brasileiro”
 Da Revista Superinteressante, foi realizada a discussão em sala com a análise dos dados do texto pelos alunos.
Resultados alcançados: Muitos alunos ficaram surpresos com o resultado da pesquisa descrita no texto, em que a miscigenação ocorreu em maior parte nas mulheres e que a carga genética não era compatível com a cor da pele das pessoas analisadas na pesquisa.

Professora Simone Boga - Matemática – Apoio 8 A B
Assunto: confecção de jogos matemáticos, jogo chamado Mankhala com a turma e outro jogo chamado Shisima (pulga d’água)
Metodologia desenvolvida: foi entregue aos alunos um “material impresso” divulgando  o que seria necessário para confeccionar os jogos. Foi relatada a origem dos jogos, falando que crianças no continente africano são muito pobres sem ter condições de ter brinquedos novos, muitos confeccionam os seus próprios brinquedos com garrafas descartáveis, tampinhas de refrigerante, quanto aos tabuleiros dos jogos citados eles usavam o chão de terra fazendo riscos para representar o tabuleiro do Shisima e as peças eram as pedras quanto ao jogo Mankhala, o tabuleiro do jogo, também era o “chão de terra” e faziam buracos e as peças também eras as pedras o que muda de um jogo do outro é o formato do tabuleiro e as regras.
Resultados alcançados: foram além do que se esperava, os alunos gostaram de confeccionar os jogos e conhecer um pouco da cultura africana sem falar que também puderam jogar entre eles.


Telma da Silva Rodrigues – Equipe Pedagógica - 8ª A
Assunto: Projeção do filme - “Um Sonho Possível”.
Ficha Técnica:
Direção: John Lee Hancock
Nome Original: The blind side
Ano: 2010
Elenco: Sandra Bullock / Quinton Aaron
Duração: 128 min.
País: EUA
Gênero: Drama
Metodologia desenvolvida: Apresentar para a turma do 8ª A o filme “Um Sonho Possível”, com a intenção de trabalhar questões como: preconceito, racismo, relação professor e aluno, desestrutura familiar, inclusão. A escolha do filme se dá porque algumas vezes a equipe pedagógica mediou casos de bullying e preconceito nesta turma.  Após a projeção proporcionar aos alunos momento de reflexão sobre a temática central do filme, destacando o papel fundamental da protagonista para reverter à situação de abandono e miserabilidade em que o adolescente se encontrava.

Resultados alcançados: Durante a discussão sobre o filme foi possível analisar o grau de entendimento dos alunos em relação à temática. Foi solicitado aos alunos que fizessem um breve relatório sobre o filme, destacando a temática em torno do “preconceito”. 
 



Ensino Médio

Professora Adelirian Martins Lara Lopes - Biologia – 2 e 3 EM
Assunto: Botânica - 2EM 
Metodologia desenvolvida: a partir do conteúdo de Botânica e suas aplicações pelo homem, a contribuição dos africanos ao longo da história do Brasil no uso de Fitoterápicos.
Resultados alcançados: ampliar os conhecimentos no metabolismo vegetal e na contribuição dos negros e dos terreiros de umbanda e candomblé para a disseminação do conhecimento de plantas medicinais no Brasil.
Assunto: genética - 3EM
Metodologia desenvolvida: utilizando os conteúdos de genética, utilizou-se o gene para albinismo (ausência de pigmentação na pele) para trabalhar preconceito e racismo. Recurso vídeo fornecido pela Cruz Vermelha sobre os genocídios que ocorrem na África por conta dessa característica genética (produto da ignorância, religiosidade e preconceito).
Resultados alcançados: amarrar os conteúdos com a prática, a reflexão e a busca da aplicação ao exercer sua cidadania.

Professor Fabiano Queiroz da Silva - Filosofia – 2EM
Assunto: “Ética e moralidade” e por conta disso, abordou o assunto ”preconceito racial”.
Metodologia desenvolvida: exposição do conteúdo ética e moralidade e, sobretudo, em um debate com os estudantes, para que mostrassem os posicionamentos acerca do problema do preconceito racial.
Resultados alcançados: os estudantes demonstram grandes preocupações com o problema da violência, principalmente em caso de racismo.
  
Professora Laura Lopes de Paiva – Produção de texto – Ensino Médio
Assunto: “O que desejo em 20 de novembro de 2020” Concurso de Prosa, Poema e Fotografia – Juventude Viva. 1AB 2,A,  e 3A
Metodologia desenvolvida: Prática discursiva oral e escrita. Exposição do tema do concurso. Discussão sobre as diversas ações de enfrentamento da violência contra jovens negros. Homicídios são a principal causa da morte de jovens no Brasil. Entre as principais vítimas estão os negros, do sexo masculino e moradores das periferias. Produção de texto: prosa e poema. Leitura, correção e refacção de textos produzidos; publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados alcançados: desenvolver a criticidade do estudante e incentivar a prática da escrita, refletir e expor suas ideias, contribuindo para um amplo debate na sociedade sobre a temática.

Assunto: Consciência Negra no Gênero textual resposta interpretativa-argumentativa. Proposta: Precisamos de consciência humana 365 dias para formar a conscientização a respeito do dia 20 de novembro,  dia nacional da Consciência Negra. A partir das informações apresentadas na mídia, e também, na escola, redija, em 10 linhas, uma resposta argumentativa à pergunta “Por que o preconceito ainda permeia a população brasileira?” – 1A  Ensino Médio. Proposta: Precisamos de consciência humana 365 dias para formar a conscientização a respeito do dia 20 de novembro. A partir das informações apresentadas na mídia, e também, veiculadas na escola, redija, em 10 linhas, uma resposta interpretativa-argumentativa à pergunta “Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco? – 1B  Ensino Médio. 
Metodologia desenvolvida: Prática discursiva oral e escrita. Discussão sobre as diversas mensagens e programações veiculadas na mídia e no assunto no decorrer do ano letivo: Consciência Negra. Produção de texto no Gênero textual resposta interpretativa-argumentativa. Leitura, correção e digitação de textos produzidos; publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados alcançados: desenvolver a criticidade do estudante e incentivar a prática da escrita, refletir e expor suas ideias sobre a Consciência Negra.

Assunto: “Concurso de redação “O Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneroestimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres, negros e idosos em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.  1AB 2,A,  e 3A
Metodologia desenvolvida: Prática discursiva oral e escrita. Exposição do tema do concurso. Leitura de noticiários sobre a temática e conversa sobre acontecimentos na comunidade. Discussão sobre as diversas ações de enfrentamento da violência contra homens, mulheres, negros e homossexuais. Produção de texto dissertativo-argumentativo. Leitura, correção e refacção de textos produzidos; publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados alcançados: desenvolver a criticidade do estudante e incentivar a prática da escrita, refletir e expor suas ideias, contribuindo para um amplo debate na sociedade sobre a temática e desconstruir o preconceito.

Assunto: Consciência Negra no Gênero textual Instrucional/Receita. Proposta: “Conheça a contribuição da gastronomia africana na alimentação brasileira. A culinária africana se tornou uma fonte de ingredientes, não só para o Brasil, mas para diversos países do mundo”..1 A   Ensino Médio.  “Conheça as plantas medicinais de origem afro e toda contribuição para a cultura brasileira”. ..1 B   Ensino Médio. 
Metodologia desenvolvida: Pesquisa na internet sobre a receita culinária ou a planta medicinal, origem, curiosidades, indicação e contra-indicação, contribuição para a cultura brasileira. Reelaborar a receita, desenvolvê-la e apresentá-la na sala de aula. Produção de texto instrucional. Leitura, correção e refacção de textos produzidos; publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados alcançados: desenvolver o conhecimento do estudante sobre a contribuição afro na gastronomia e medicina nacionais e incentivar a prática da escrita.  

Assunto: Cotas o justo e injusto de Lyia Luft – Gênero textual Artigo de Opinião 1 A e B  Ensino Médio.  . 
Metodologia desenvolvida: Leitura do poema no livro didático Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Identificar característica do gênero textual Artigo de Opinião, análise e discussão.
Produção de texto instrucional. Leitura, correção e refacção de textos produzidos; publicação de alguns no blog http://multidisciplinarcemap.blogspot.com.br/
Resultados alcançados: desenvolver o conhecimento do estudante sobre a contribuição afro na gastronomia e medicina nacionais e incentivar a prática da escrita e o discurso como prática social. 

Professora Laura Lopes de Paiva - Literatura – Ensino Médio

Assunto: O encontro do individual com o social na poesia “Grito Negro” de Jose Craveirinha – 1 A e B EM

Metodologia desenvolvida: Leitura do poema no livro didático Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Interpretação, análise e discussão.
Resultados alcançados: Identificar a função literária na poesia, além de praticar o discurso como prática social.

Assunto: Diálogo com a poesia contemporânea: Castro Alves, Adão Ventura e Lúcio Maia, Gilberto Gil entre outros - 2 A EM
Metodologia desenvolvida: Leitura do poema dos autores Castro Alves, Adão Ventura, Lúcio Maia, Gilberto Gil entre outros, na web, biblioteca da escola  e no livro didático Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Intertextualidade, análise e discussão.
Resultados alcançados: Aprimorar o pensamento crítico pelo contato com os textos literários e praticar o discurso como prática social.

Assunto: A trajetória do negro na literatura brasileira, Pré- –  3  A EM
Metodologia desenvolvida: Leitura de obras dos autores Lima Barreto e  Monteiro Lobato, na web, biblioteca da escola  e no livro didático Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Resultados alcançados: Aprimorar o pensamento crítico pelo contato com os textos literários e identificar o retrato da sociedade brasileira no início do século XX.

Assunto: A contribuição de Jorge Amado  na literatura brasileira da escravidão à cultura afro-brasileira - Modernismo 3  A EM
Metodologia desenvolvida: Leitura de obras Jorge Amado, na web, biblioteca da escola e no livro didático Português Linguagens de Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Resultados alcançados: Compreender a função literária nas denúncias sociais.


Desta forma, a Equipe Multidisciplinar realizou as atividades no colégio durante este ano letivo. É inegável o espaço que a História e Cultura Afro ocupam em nossa vida e em toda cultura brasileira. Presentes em todos os lugares e permeiam quase todas as atividades e ações humanas.
Assim, a escola não pode se eximir, no seu papel de formadora de cidadãos e de desenvolver um trabalho de reconhecimento da influência da história e cultura afro em relação à cultura brasileira, valorizando seu papel no contexto educacional, e também, do conhecimento historicamente acumulado e, ao mesmo tempo, levar o educando a utilizá-la de forma crítica e mais humana.
 
Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/projetonerea2012/index.php?PHPSESSID=2013120605571870

Um comentário:

  1. Parabéns queridos! Sua contribuição foi fundamental para que o Memorial Descritivo da Equipe Multidisciplinar fosse elaborado, enfim, ontem no último prazo que a SEED/NEREA nos deu, ele foi publicado. Obrigada a cada membro... a cada participante... a cada envolvido. Graças a Deus que nos dá graça e garante ânimo para prosseguir. Amém!




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