domingo, 29 de setembro de 2013

Poema Africano



Meus caros irmãos,
Quando nasci eu era negro
Agora cresci e sou negro
Quando tomo sol fico negro
Quando estou com frio fico negro
Quando tenho medo fico negro
Quando estou doente fico negro
Quando morrer ficarei negro.

E você homem branco,
Quando nasce é rosa
Quando cresce fica branco
Quando toma sol fica vermelho
Quando sente frio fica roxo
Quando sente medo fica verde
Quando está doente fica amarelo
Quando morre fica cinza
E ainda tem a "cara de pau" de me chamar de "homem de cor"?

Autoria desconhecida

5 comentários:

  1. Me introduziram esse poema musicado: "Gritaram-me negra"

    http://www.youtube.com/watch?v=RljSb7AyPc0

    Ele é muito politizante porque resgata a identidade negra, negada pela cultura racista. Converte em orgulho, a vergonha da aparência, e empodera o negro para reivindicar seu espaço na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse resgate da identidade negra , deixa claro o quanto a nossa cultura é racista e preconceituosa. Ruth.

      Excluir
  2. Louise! Já fiz diversas atividades com o Poema africano: HQ, jogral, álbum, mosaico e releituras. Gostei de sua sugestão, vou postar para que interessados tenham acesso diretamente aqui no blog. Joia!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá, Rosemary! É muito interessante conhecer a criatividade dos alunos em trabalhar esse poema, superam nossas expectativas. Obrigada por sua participação. Beijos,

      Excluir