Nome da Autora: Laura Lopes de Paiva
Instituição: Colégio Estadual Marco Antonio
Pimenta
Município / Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Vencendo obstáculos... conquistando
vitórias...
Série: Todas - Ensino Fundamental e Médio
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Relato
Esta atividade é interdisciplinar envolveu o
conteúdo de algumas disciplinas:
Português: Mostra da presença do negro e o índio
na literatura brasileira por períodos literários; influência e
contribuições em nosso idioma (variantes linguísticas); causos...
* Os alunos por livre escolha formarão equipes de
2 ou 3 (dez equipes). Em conjunto, alunos e professores decidem a
organização e distribuição dos trabalhos, isto é, conforme a
distribuição prévia dos temas.
* Os alunos farão pesquisas dos temas propostos e
com o auxílio dos professores confeccionarão cartazes, painéis,
organizarão programação da sala de vídeo
1. Brasil que lê – mapa contornado por livros
com citações Castro Alves, e, Cruz e Sousa
2. Brasil – mapa com retratos da nossa etnia
3. Brasil e África - mapa com semelhanças e
diferenças
4. Documentário - painel com artigos de jornais,
revistas...
5. Poema africano – álbum seriado
6. Resenha - clássicos da literatura brasileira,
apresentação das obras com ilustrações das principais cenas e
capas: Negrinha, Bom Crioulo, Gabriela, cravo e canela, O mulato, O
cortiço, Casa de pensão, Negrinho do Pastoreio...
7. Lembrancinha - Cartão postal poético – com
mensagens alusivas e motivacionais, declamação e distribuição...
8. Sinopses ilustradas de filmes – sala de vídeo
9. Vocabulário ilustrado – influência em nossa
língua, frases coloquiais e cultas
10. Confecção de vestimenta escravos – dois
trajes completos com adereços – M/F - entrevistas
Inglês: propagandas/mídia, exploração da
sensualidade
Artes: máscaras, roupas, acessórios,
manifestações culturais
Educação Física: danças – músicas
Sociologia e Filosofia: processo de formação da
sociedade afro-brasileira, sociedade africana, indígena e brasileira
contemporânea
História e Ensino religioso: etnia, abolição, o
comércio, mercado humano, variedade dos povos
Geografia: retrato físico África e Brasil –
divisão, espaço/mapas...
Matemática e Química: Gastronomia (feijoada,
coalhada, rapadura, bolo, sucos...)
Biologia e Física: miscigenação
Sala de vídeo com apresentações fílmicas -
divulgação prévia
Nativos – entrevistas
Justificativa:
É inegável o espaço que a História e Cultura
Afro ocupam em nossa vida e em toda modernidade brasileira. Presentes
em todos os lugares e permeiam quase todas as atividades e ações
humanas. Desta forma, a escola não pode se eximir, no seu papel de
formadora de cidadãos e de desenvolver um trabalho de reconhecimento
da influência da história e cultura afro em relação à cultura
brasileira, valorizando seu papel no contexto educacional, e também,
do conhecimento historicamente acumulado e, ao mesmo tempo, levar o
educando a utilizá-la de forma crítica e mais humana.
Objetivos:
· Reconhecer os desafios educacionais
contemporâneos referentes à História e Cultura Afro-brasileira;·
Aproximar Educação das Relações Étnico-Raciais e História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana;
·Fortalecer o rompimento de imagens negativas
contra os povos afro-descendentes e indígenas, valorizando a cultura
e resgatando os costumes desses povos, desencadeando assim o processo
de afirmação de identidade, de historicidade a eles negados;
· Promover e discutir o papel da Equipe
Multidisciplinar composta em decorrência da História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana na comunidade escolar
Procedimentos Metodológicos:
* O Trabalho Temático será dividido em dois
grupos: Povos indígenas – alunos da primeira a sétima série EF;
Povos afro-descendentes – alunos da oitava série EF ao terceiro
EM.
* Cada turma receberá um tema. Sugestão: a
distribuição dos temas poderá ser realizada através de sorteio...
ou pela escala temática apresentada.
* A turma se subdivide em grupos compostos por no
mínimo três alunos.
* Em conjunto, alunos e professores decidem a
organização e distribuição dos trabalhos, isto é, conforme a
distribuição prévia dos temas.
* É importante que, se assegure a cada grupo a
oportunidade de assumir a responsabilidade pela organização na
íntegra do trabalho, inclusive de todo material utilizado.
* Observar, na prática, que cada grupo,
vivenciará e apreciará criticamente as realizações de seus
colegas, portanto, desenvolvendo o sociointeracionismo com avanços
significativos tanto em seu desempenho como na totalidade do
trabalho.
Etapas de desenvolvimento da atividade
* Preparação: de inteira responsabilidade do
grupo organizador. O professor acompanhará o trabalho de preparação,
estimulando, orientando, mediando e assessorando o grupo sempre que
necessário. Os alunos deverão ter pelo menos quinze dias para
preparação.
* O trabalho deverá ser feito em geral fora das
aulas normais ou em horários que o professor definir.
* Realização: Dois dias consecutivos (a definir)
em cada sala de aula.
* Avaliação: Processa-se de forma contínua a
partir da elaboração do trabalho. Na aula seguinte o professor
apresenta as notas atribuídas. Considerar: Criatividade, criticidade
e qualidade (beleza, originalidade, adequação à situação,
propriedade do nível de linguagem utilizado), cenário, qualidade
dos efeitos produzidos pelos recursos audiovisuais utilizados,
organização do grupo, conduta dos participantes nos diferentes
momentos da apresentação do trabalho.
Obs.: publicado em 30/09/2010 em
http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=312
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