segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Vencendo obstáculos... conquistando vitórias...


Nome da Autora: Laura Lopes de Paiva
Instituição: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município / Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Vencendo obstáculos... conquistando vitórias...
Série: Todas - Ensino Fundamental e Médio
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Relato


Esta atividade é interdisciplinar envolveu o conteúdo de algumas disciplinas:


Português: Mostra da presença do negro e o índio na literatura brasileira por períodos literários; influência e contribuições em nosso idioma (variantes linguísticas); causos...
* Os alunos por livre escolha formarão equipes de 2 ou 3 (dez equipes). Em conjunto, alunos e professores decidem a organização e distribuição dos trabalhos, isto é, conforme a distribuição prévia dos temas.
* Os alunos farão pesquisas dos temas propostos e com o auxílio dos professores confeccionarão cartazes, painéis, organizarão programação da sala de vídeo
1. Brasil que lê – mapa contornado por livros com citações Castro Alves, e, Cruz e Sousa
2. Brasil – mapa com retratos da nossa etnia
3. Brasil e África - mapa com semelhanças e diferenças
4. Documentário - painel com artigos de jornais, revistas...
5. Poema africano – álbum seriado
6. Resenha - clássicos da literatura brasileira, apresentação das obras com ilustrações das principais cenas e capas: Negrinha, Bom Crioulo, Gabriela, cravo e canela, O mulato, O cortiço, Casa de pensão, Negrinho do Pastoreio...
7. Lembrancinha - Cartão postal poético – com mensagens alusivas e motivacionais, declamação e distribuição...
8. Sinopses ilustradas de filmes – sala de vídeo
9. Vocabulário ilustrado – influência em nossa língua, frases coloquiais e cultas
10. Confecção de vestimenta escravos – dois trajes completos com adereços – M/F - entrevistas
Inglês: propagandas/mídia, exploração da sensualidade
Artes: máscaras, roupas, acessórios, manifestações culturais
Educação Física: danças – músicas
Sociologia e Filosofia: processo de formação da sociedade afro-brasileira, sociedade africana, indígena e brasileira contemporânea
História e Ensino religioso: etnia, abolição, o comércio, mercado humano, variedade dos povos
Geografia: retrato físico África e Brasil – divisão, espaço/mapas...
Matemática e Química: Gastronomia (feijoada, coalhada, rapadura, bolo, sucos...)
Biologia e Física: miscigenação
Sala de vídeo com apresentações fílmicas - divulgação prévia
Nativos – entrevistas
Justificativa:


É inegável o espaço que a História e Cultura Afro ocupam em nossa vida e em toda modernidade brasileira. Presentes em todos os lugares e permeiam quase todas as atividades e ações humanas. Desta forma, a escola não pode se eximir, no seu papel de formadora de cidadãos e de desenvolver um trabalho de reconhecimento da influência da história e cultura afro em relação à cultura brasileira, valorizando seu papel no contexto educacional, e também, do conhecimento historicamente acumulado e, ao mesmo tempo, levar o educando a utilizá-la de forma crítica e mais humana.


Objetivos:


· Reconhecer os desafios educacionais contemporâneos referentes à História e Cultura Afro-brasileira;· Aproximar Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
·Fortalecer o rompimento de imagens negativas contra os povos afro-descendentes e indígenas, valorizando a cultura e resgatando os costumes desses povos, desencadeando assim o processo de afirmação de identidade, de historicidade a eles negados;
· Promover e discutir o papel da Equipe Multidisciplinar composta em decorrência da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na comunidade escolar

Procedimentos Metodológicos:


* O Trabalho Temático será dividido em dois grupos: Povos indígenas – alunos da primeira a sétima série EF; Povos afro-descendentes – alunos da oitava série EF ao terceiro EM.
* Cada turma receberá um tema. Sugestão: a distribuição dos temas poderá ser realizada através de sorteio... ou pela escala temática apresentada.
* A turma se subdivide em grupos compostos por no mínimo três alunos.
* Em conjunto, alunos e professores decidem a organização e distribuição dos trabalhos, isto é, conforme a distribuição prévia dos temas.
* É importante que, se assegure a cada grupo a oportunidade de assumir a responsabilidade pela organização na íntegra do trabalho, inclusive de todo material utilizado.
* Observar, na prática, que cada grupo, vivenciará e apreciará criticamente as realizações de seus colegas, portanto, desenvolvendo o sociointeracionismo com avanços significativos tanto em seu desempenho como na totalidade do trabalho.

Etapas de desenvolvimento da atividade

* Preparação: de inteira responsabilidade do grupo organizador. O professor acompanhará o trabalho de preparação, estimulando, orientando, mediando e assessorando o grupo sempre que necessário. Os alunos deverão ter pelo menos quinze dias para preparação.
* O trabalho deverá ser feito em geral fora das aulas normais ou em horários que o professor definir.
* Realização: Dois dias consecutivos (a definir) em cada sala de aula.
* Avaliação: Processa-se de forma contínua a partir da elaboração do trabalho. Na aula seguinte o professor apresenta as notas atribuídas. Considerar: Criatividade, criticidade e qualidade (beleza, originalidade, adequação à situação, propriedade do nível de linguagem utilizado), cenário, qualidade dos efeitos produzidos pelos recursos audiovisuais utilizados, organização do grupo, conduta dos participantes nos diferentes momentos da apresentação do trabalho.


Obs.: publicado em 30/09/2010 em http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=312

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