SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO
REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ
CURSO
FORMAÇÃO EAD DIVERSIDADE E INCLUSÃO
P L
A N O D E A Ç Ã O
Período: 01/10/13 a 13/12/13
Colégio
Estadual Marco Antonio Pimenta – Ensino Fundamental e Médio
Diversidade
Escolar - Escolas do Campo, Escolas Indígenas e Escolas Quilombolas
Representante
do Grupo: Márcia de
Oliveira
Cursistas:
Adelirian Martins Lara Lopes
Doralice Ferrareze dos Santos
Eliane Boaventura da Silva Sá
Ponhozi
Elizabete dos Santos Meireilles de
Oliveira
Fernando César
Fernandes
Jocel Jose de Souza
Laura Lopes de Paiva
Luci Martins Ramos
Lucieny Aparecida
Rocha Santos
Márcia de
Oliveira
Maria
Anunciata Albanez
Ruth dos Santos
Silvia Miotto
Tatiane de Souza Teixeira Perdigão
Telma da Silva
Rodrigues
1.
Apresentação
Os professores do Colégio Estadual Marco Antonio
Pimenta participantes deste curso têm um compromisso de integrar no
ensino-aprendizagem práticas que visam
ao combate de todas as formas de preconceito e discriminação, sejam de ordem
étnico-racial, sexual, social, entre outras, e que reflitam em nossas relações.
Assim, neste trabalho será apresentado o
diagnóstico da equipe multidisciplinar da escola e como ela está se
reestruturando para um trabalho que envolva a comunidade escolar. Além traçar
metas para a elaboração final do Plano de Ação a ser concluído no final deste
curso, conforme desafia a Lei 10.639/2003 que torna
obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas
brasileiras, públicas e particulares da Educação Básica.
2.
Diagnóstico
O Colégio
Estadual Marco Antonio Pimenta é uma escola de pequeno porte, localizada em um
dos bairros da periferia de Maringá, conta aproximadamente quinhentos alunos
entre Ensino Fundamental e Médio. Em 2010 foi constituída a Equipe
Multidisciplinar do CEMAP, composta pelos seguintes educadores: Antônio Faustino dos Santos – Professor de História, (não está lotado no
colégio) Claudineia Buzo Trevi – Membro
da APMF, Dirce Yoko Suzuque Kanawa – Professora de Educação Física, Doralice
Ferrarezi - Professora de Língua Estrangeira Moderna - Inglês, (Coordenadora da
Equipe Multidisciplinar), Jocel José de
Souza - Professor de Geografia, (agora
diretor), Laura Lopes de Paiva - Língua Portuguesa e Literaturas, Luci Martins
Ramos - Professora de Matemática, Márcia de Oliveira – Pedagoga, Maria
Anunciata Albanez – Professora de Biologia e Maria Aparecida Ataíde Zamprônio - Agente educacional. A referida Equipe Multidiscplinar se fragilizou e
foi diluída devido aos inúmeros compromissos e afazeres pedagógicos, contudo, o
conteúdo foi desenvolvido no decorrer do ano letivo.
Considerando
que as relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura afro-brasileira
são incontestáveis, pois permeiam todas as ações humanas sejam elas no ambiente
familiar, social e escolar. Para tanto faz se necessário a implementação de
políticas públicas que objetivam uma educação de qualidade para todos e todas.
O Colégio tem mais de quarenta anos de existência, suas instalações físicas são
bem antigas e precárias, assim a maior solicitação junto a SEED, mantenedora,
deste patrimônio público é uma reforma estrutural geral. Embora, com este
perfil apresentado, a escola possui excelentes professores, a grande parte
lotada no próprio estabelecimento de ensino, fato que facilita um vínculo com o
corpo discente e com a comunidade escolar, no geral. Neste ano a escola atingiu
um bom índice no IDEB, passou de 3,6 (2009) para 5,0 (2011). Diante
das condições estruturais já mencionadas é um avanço positivo, resultado de um
esforço coletivo do corpo docente, pedagógico, enfim, de toda gestão escolar.
Quanto
à dimensão étnico-racial, o papel da escola é de formação e desenvolvimento de
cidadãos reconhecendo a influência da história e cultura africana em relação à
cultura brasileira. Dando-lhe o valor merecido no contexto educacional,
possibilitando ao estudante a trilhar pelo caminho da cidadania de forma
crítica dos condicionantes que determinam a situação que se observa atualmente
no Brasil em relação aos afrodescendentes desconstruindo o preconceito e
militando ações em prol de uma sociedade a ser construída de forma igualitária,
homogênea com estereótipos que povoam a discriminação. É necessário o
enfrentamento ao pensamento eurocêntrico, tal enfrentamento precisa ser feito
diariamente na comunidade escolar, desconstruindo conceitos e paradigmas
pré-concebidos.
Em
relação aos pontos positivos da escola, ressalta-se a presença de
afrodescendentes e alguns descendentes de indígenas na comunidade escolar:
gestores, professores, funcionários e alunos. Existe uma invisibilidade quanto à
matrícula de alunos filhos de trabalhadores rurais ou alunos que residem no
campo. Um aspecto a ressaltar é de que recebemos muitos alunos oriundos da
vizinha cidade Sarandi e que fazem a riqueza da diversidade na nossa Escola. Além de atividades pedagógicas que contemplam
as temáticas na escola: preconceito, racismo, discriminação, relações
étnico-raciais, são conteúdos específicos nas disciplinas de Língua Portuguesa,
Arte, História e Educação Física. O tema é abordado sempre que surge no meio
ambiente escolar, na medida em que vêm à tona as diferenças, contextualizando
na contemporaneidade, no resgate da função político-social em denunciar as
mazelas da sociedade e humanizar seus membros. Além de fazer as intervenções
quando surge caso de enfrentamento ao preconceito, discriminação e exclusão motivados
pela desigualdade na relação étnico-racial entre outras na comunidade escolar
sejam entre estudantes e educadores no momento em que se fizer necessário.
Por ser muito abrangente a
população escolar, ela contempla inúmeras diversidades tais como hábitos,
costumes, comportamentos, crenças e valores, alteridade, invisibilidade dos
sujeitos, preconceito racial, social, homofobia suscitando com que se tenha uma
intervenção mais clara, objetiva e imediata. Buscando superar os apontamentos acima
e para implementar as legislações educacionais a respeito (Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, Lei nº 11.645, de 10 março de 2008) os PTD - Plano de
Trabalho Docente fazem uso de palestras, vídeos, música, leitura de artigos jornalísticos,
estudo de casos e debates, discussões, reflexões, enfim instrumentalizar-nos
para transformar nossa prática pedagógica no intuito de desconstruir uma “verdade” e
construí-la, conforme os pressupostos estabelecidos de gênero e diversidade na
escola. Em
relação as atividades desenvolvidas pela escola durante o ano letivo
sobre o campo e a temática indígena estas se apresentam permeadas nas
abordagens dos conteúdos de lutas/movimentos sociais pela terra e reforma
agrária, o trabalho, a cultura e os valores do índio e do homem do campo (jogos
/ brincadeiras / brinquedos e confecção de adereços indígenas), bem como, as
desigualdades sociais e exclusão destes sujeitos.
Contudo, no que diz respeito
ao Dia da
Consciência Negra, são desenvolvidas diversas atividades tais como: pesquisa
bibliográfica, leitura e dramatização de poemas, contos, jornal falado, jogral,
análise de filmes/trechos, capoeira e danças a fim de esclarecer a história do Dia da Consciência Negra, como
cultura afro-brasileira, a importância da data, e ainda, quem foi Zumbi dos
Palmares e o porquê de ser considerado um herói brasileiro com a
finalidade de educar os estudantes para o respeito e a valorização da
diversidade com o devido respeito. E também, o acompanhamento na realização das
atividades de leitura, produção textual e oralidade, segundo a temática
abordada.
3. Plano de Ação
QUANDO
|
AÇÃO
|
PÚBLICO
|
Trabalho contínuo
Durante o ano letivo
|
Intensificar os estudos e ampliar os
membros da Equipe Multidisciplinar da Escola.
|
Comunidade escolar: gestores, professores,
funcionários, alunos, e representantes da APMF
|
Durante o ano letivo
|
Conteúdos afins das disciplinas (Diretrizes
Curriculares e PTD)
|
Professores e alunos
|
Durante o ano letivo
|
Palestras com membros de entidades/
comunidades indígena, afro/negra e do campo.
|
Ensino Médio
|
Durante o ano letivo
|
Visita a Escola Municipal João Gentilim
(Zona Rural de Maringá)
|
6º ano
|
Durante o ano letivo
|
Visita a Aldeia Indígena de Apucarana
|
7º ano
|
Durante o ano letivo
|
Visita a Comunidade Quilombolas ou o local
onde os índios ficam em Maringá nas proximidades da Coca-Cola.
|
8º e 9º ano
|
Outubro de 2013
|
Participação dos cursistas nas atividades e postagens do Blog do colégio
|
Cursistas
|
20 de novembro
|
Dia da Consciência Negra na Escola
Palestras para professores e alunos com
foco na Lei 10.639/2003.
|
Comunidade escolar
|
Semana de 20 de
novembro
|
Festival de Filmes afins (Índio, Negro e
Campo), além de atividades realizadas pelos alunos. Mostra ou Oficina de
Jogos de Tabuleiros (Indígena, Africano e outras etnias/culturas construídos
pelos alunos e familiares – Educação Física)
|
Comunidade escolar
|
Dezembro
|
Avaliação e encerramento
|
Cursistas
|
Olá, pessoal! Apresente sugestões,faça correções... enfim participe! Obrigada! Beijos, Laura
ResponderExcluirLaura, precisamos elaborar alguma atividade no dia 20 correto?
ResponderExcluirEu me disponho a organizar uma mostra de filmes/vídeos com o 3º ano (a turma com a sociologia trabalha cultura).
Como existem muitos, tratando sobre diferentes temáticas, podemos ocupar mais que uma sala fazendo uma mostra cinematográfica.
Os alunos do 3º ano podem ficar responsáveis por assistir os filmes, escrever sinopses (bem interessantes e convidativas), e confeccionar cartazes para convidar os alunos a participar!
Não é muito difícil de organizar e os recursos a serem utilizados são poucos! É muito viável!
Deixo aqui minha sugestão!
Abraços!
Oi, Louise! Sugestão bem-vinda! Passe a lista dos filmes que você pretende trabalhar, tenho alguns também. O dialogismo entre Sociologia, História, Literatura será excelente. Obrigada! Beijos,
ExcluirDia 20 de novembro de 1695!
ResponderExcluirMorre neste dia um dos maiores líderes quilombolas do Brasil, Zumbi dos Palmares!
Nesta data, comemora-se não apenas a morte de um líder negro, mas a ressurreição de um ideal de liberdade, igualdade e respeito aos direitos humanos, seja quais forem seus credos e etnias!
Professor Romeu! Excelente resgate histórico. Valeu Zumbi dos Palmares!!!
Excluir