quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Racismo

Infelizmente no mundo hoje há muitas diferenças que geram o racismo. Pois não se trata apenas da cor da pele de uma pessoa, mas a inferioridade da mulher no mercado de trabalho sobre o homem, a violência contra os homossexuais e muitas outras coisas.
Apesar de tantos conflitos e protestos, até ocorreram mortes por causa do racismo e mesmo assim ele existe hoje. E as pequenas coisas que fazemos fazem a diferença, como não sentar nos lugares de idosos, gestantes e deficientes físicos, humilhar uma pessoa por causa da sua religião, não julgar uma pessoa pela sua profissão ou opção sexual. São coisas pequenas, mas ajudam muito.
O racismo é um assunto discutido no mundo todo, mesmo no Brasil que é um país de diversas culturas e raças, brancos, negros, índios, muitas vezes o racismo é levado na brincadeira, piadas para zombar das pessoas negras, as vezes usam até a violência, daí eu me pergunto, cadê os direitos humanos dizendo que todos somos iguais? Enfim estamos melhorando, pois os mais velhos que no passado erraram muito, hoje aprenderam o que é certo e estão passando suas experiências para os mais jovens, o que é muito interessante, assim que começa a mudança. Então se cada um de nos fizermos a nossa parte acabando com racismo, respeitando uns aos outros, se conscientizar que todos somos iguais independente, de cor, raça, crença, religião, profissão ou opção sexual ou qualquer outra coisa. Não podemos viver num lugar que não há violência, que só há paz, pois sempre tem um insatisfeito. 
Mas a questão é, já sabemos as consequências do racismo, o que fazer para acabar com o racismo, mas o que leva as pessoas a cometer ele, não há uma explicação correta, mas na minha opinião, a pessoa que pratica o racismo estabelece um padrão da sociedade e quando uma pessoa tem alguns casos que não faz parte desse padrão da sociedade estabelecido por ele, assim que começa na minha opinião e o que podemos fazer em questão disso, só nos resta esperar e deixar que a vida ensine essa pessoa pois só se tem respeito respeitando o outro.

Colégio Estadual Marco Antônio Pimenta
Nome: Matheus Morbi N°: 22  Sala: 2A  Professora: Laura

2 comentários:

  1. Achei muito linda essa matéria da RPCtv, que poderia ilustrar o lindo texto do aluno Matheus Morbi. http://redeglobo.globo.com/rpctv/noticia/2013/11/navegue-pelas-fotos-do-mosaico-da-campanha-da-consciencia-negra.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luci! Você tem razão. Que intertextualidade joia! Obrigada! Beijos,

    ResponderExcluir