segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CURSO PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTE‏

WORKSHOP: DANÇAS JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA – com Tião Carvalho - Workshop dirigido à professores e/ou profissionais da área de educação ou afins.
 
Os professores poderão fazer em uma das datas abaixo:
1) Data e duração do workshop do dia 22: Data: 22/11/13 – das 8h às 11h e das 13h30 às 17h – Local – Centro Social Urbano – CSU – Participação de 60 pessoas.(08 horas de curso)

2)Data e duração do workshop do dia 23: Data: 23/11/13 – das 8h às 11h - Local – Centro Social Urbano – CSU – Participação de 30 pessoas. (04 horas de curso).

As inscrições deverão ser realizadas com o Professor Altair Bonini, pelo telefone: 3218-7138 até o dia 30/10.

Para participar do workshop o ministrante solicitou que “os participantes usem roupas e sapatos confortáveis e que saias rodadas são bem vindas, pois dão cor e movimento ao encontro”.
Tião Carvalho apresenta brincadeiras cantadas, danças e jogos brasileiros e incentiva os participantes a compreender o corpo e a voz como veículos de expressão e de consciência corporal. Trabalha com danças de caixas (cacuriá, quadrilha, bambaê), ciranda de roda, bumba meu boi, tambor de crioula, maculelê e outras brincadeiras e jogos tradicionais.

Informações sobre o ministrante:
Tião Carvalho é natural de Curupaçu, no Maranhão. Radicou-se em São Paulo em 1985. Começou a se interessar pela cultura popular quando criança, influenciado pelo pai Feliciano Pepe e assistindo a manifestações populares maranhenses, como o Bumba meu boi, Tambor de Crioula, Tamborinho, Bambae, entre outros. Iniciou a carreira artística no início da década de 1970, em sua cidade natal, trabalhando com o teatrólogo Aldo Leite, na montagem da peça "Saltimbancos".Mais recentemente, em 2004, seu CD "Quando dorme Alcântara" foi premiado no projeto "Rumos da música" (Itaú Cultural) e, em seguida, escolhido pelo projeto Pixinguinha (Funarte) para a realização de espetáculos em dez estados brasileiros. No ano seguinte, apresentou-se com a caravana do Projeto Pixinguinha, tocando com sua banda no Espaço Brasil, em Paris, em comemoração ao ano do Brasil na França. Na ocasião, tocou diferentes ritmos brasileiros, como sambas de roda, xotes, reggae, tambor de crioula, bumba meu boi, baiões, e carimbos. Atualmente, é professor convidado da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP). 
 



   Fonte:
Altair Bonini
Educação Básica
Departamento da Diversidade
(44) 3218-7138

 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário