sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA: LEIS, AÇÕES E INTENÇÕES





Consciência negra: leis, ações, intenções

Talvez, um dia, não precisemos mais de um "dia da consciência negra". Talvez, um dia, o sonho de Luther King – "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele" – realize-se nas leis, nas ações e nas intenções das pessoas.
Nas leis, evoluímos muito. Não se tolera, no Brasil, nenhum tipo de racismo, de discriminação ou de preconceito. O princípio da igualdade, entre outros, exige que não tenhamos cidadãos de primeira e de segunda classe, sob nenhuma razão. Aliás, não há razão alguma para que alguém se sinta superior ao seu semelhante.
Um outro sonhador, Mandela, nos ensina que: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".
Ninguém nasce preconceituoso, portanto. Ninguém nasce intolerante. Ninguém nasce para fazer o mal. A reflexão sobre a consciência negra é uma reflexão sobre o respeito. Respeitar o outro me ajuda a viver melhor. É preciso olhar para o passado e ter a consciência do que sofreram nossos irmãos, que ajudaram a construir a nossa identidade. É preciso relembrar os horrores da escravidão para que fatos como esses nunca mais se repitam. É preciso educar as crianças para que elas compreendam o significado da palavra respeito e a beleza do conceito das diferenças. As diferenças não podem ser convertidas em desigualdades; ao contrário, são a prova da genialidade do Criador que nos fez únicos. Unicamente para que nos completemos. E só nos completamos quando compreendemos quem somos e quem são nossos irmãos de jornada.
É da jornada de Zumbi e de Dandara que nos lembramos nessa semana. Líderes que trocaram a vida pelo sonho de que, um dia, não precisaríamos mais falar sobre consciência negra. Ainda precisamos. Ainda há ações a serem feitas para que as intenções sejam sempre corretas.
Por Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 22/11/2013

Fonte: http://www.gabrielchalita.com.br/index.php/o-escritor/textos/item/1768-consci%C3%AAncia-negra-leis,-a%C3%A7%C3%B5es,-inten%C3%A7%C3%B5es.html#

Sugestão: Professor Jocel José de Sousa - Diretor do CEMAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário