segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pastor “Zé do Egito” fala da Fé Cristã e Consciência Negra em Brasília



O Reverendo José do Carmo da Silva, popular Zé do Egito, ele que é pastor da Igreja Metodista em Fátima do Sul – MS, esteve recentemente em Brasília, na II CONFECCON (Conferência sobre Fé Cristã e Consciência Negra), onde alertou que a Bíblia deve ser instrumento de libertação e desconstrução da Maldição de Cam a partir de (Gênesis 9:18 - 10:32).
"Interpretações racistas da Bíblia Sagrada, principalmente Gênesis 9, foram usadas como instrumento de dominação ao lado da filosofia grega, surgindo assim o embasamento teológico e filosófico para a escravidão negra. Se as Escrituras foram usadas para oprimir, diminuir, se apossar, escravizar e matar nossos ancestrais; cabe nós hoje, enquanto cristãos a partir das Escrituras desconstruirmos a pretensa maldição que muitos ainda alegam pesar sobre nós afrobrasileiros, e combatermos os resultados maléficos do preconceito étnico que ainda resulta da abolição da escravatura”.
"Interpretações racistas da Bíblia Sagrada, principalmente Gênesis 9, foram usadas para oprimir, diminuir, se apossar, escravizar e matar nossos ancestrais. Cabe nós hoje, enquanto cristãos a partir das Escrituras desconstruirmos a pretensa maldição que muitos ainda alegam pesar sobre nós afrobrasileiros."
O CEBI Planalto Central se fez presente na II CONFECCON - Conferência sobre Fé Cristã e Consciência Negra. Promovido pelo Ministério Regional de Combate ao Preconceito Racial 5ª RE da Igreja Metodista, o evento teve como tema Refletindo sobre o Racismo e suas consequências.
A Pastora Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva, o Reverendo José Roberto Loiola e o Reverendo José do Carmo da Silva foram os palestrantes. Waldicéia é professora e pastora assembleiana. É também presidente da Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB) e do Conselho de Negras e Negros do Brasil no Distrito Federal e Entorno (CNNB-DF). José Roberto é representante do MRCPR no Distrito de Brasília. Outra importante contribuição foi a do Reverendo José do Carmo da Silva, "Zé do Egito" Coordenador do Ministério Regional de Combate ao Preconceito Racial - 5ª RE.
Entre os temas abordados, receberam destaque: a história do Movimento Social Negro e sua relação com a fé cristã; a importância da inclusão da história e cultura da África, das Afrobrasileiras e dos Afrobrasileiros nos momentos de Ação de Graças, Louvor e Adoração a Deus nas igrejas dos protestantismos histórico, pentecostal e neopentecostal; a necessidade de denunciar as interpretações racistas da Bíblia Sagrada sobre as negras e os negros do mundo; e a demonização da história e da cultura africana e afrobrasileira nas ministrações da Palavra de Deus. 
Fonte: http://www.fatimanews.com.br/noticia/detalhe/fatimassulense-pastor-ze-do-egito-fala-da-fe-crista-e-consciencia-ne/142105

Nenhum comentário:

Postar um comentário