domingo, 10 de novembro de 2013

Escravidão moderna



Ao contrário do que muitos de nós acreditamos, a escravidão não ocorreu somente no Brasil . Ela já existia, na África e no mundo todo, e ainda hoje ela está presente de diversas formas.
Negros africanos traficavam negros africanos bem antes dos portugueses!
Os escravos não eram apenas negros, mas tinham peles vermelhas, amarelas, brancas, miscigenadas e etc.
A escravidão no mundo antigo e nas colônias do novo mundo, tinham os mesmos objetivos, exercer poder sobre outro ser humano e explorar sua mão de obra!
Na Grécia e na Roma Antiga, você poderia ser escravo de algum senhor, por dívidas ou sendo capturado em guerras. Se você não quisesse ser escravo poderia entregar seus filhos e filhas para sê-lo.
Na África, negros já escravizavam negros por diversos motivos, guerras, capturas, vontade dos deuses, falta de mão de obra, extensão da força e inteligência de um determinado grupo sobre outrem, e dívidas impagáveis como uma porção inútil de terra vendida e o comprador não honrou a compra, ou uma filha que fora prometida em casamento e não foi entregue ao seu futuro esposo.
Enfim, séculos vão e veem e o homem sempre dá um jeito de continuar a explorar o seu semelhante. Hoje a escravidão moderna, chama-se Capitalismo!
O escravo contemporâneo, vende sua mão de obra por um mísero pagamento que se chama salário, ele o recebe um vez ao mês. Se o salário acabar, ele não receberá mais chicotadas e muito menos ficará preso em grilhões, ele precisa continuar a trabalhar, até receber o próximo ordenado. Se neste período, ele ou os seus familiares ficarem sem moradias, roupas, doentes ou com fome, a responsabilidade é somente deles, afinal de contas a liberdade tem um preço, ela chama-se Capitalismo!
Prof. Romeu Vieira Vieira.

3 comentários:

  1. Belo texto Professor! Gostaria apenas de expressar minha curiosidade, sobre as mudanças que a escravidão sofreu perante as varias formas de sistemas econômicos que fez parte. Visto que, em sua opinião parece-me que ela persiste e apenas muda para uma outra forma com mesmo sentido, subserviência e vida sem dignidade. Nós trabalhadores somos todos escravos "modernos"?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, expresso a minha mais severa gratidão por tal comentário!
    Os capitalistas contemporâneos, foram os primeiros a perceberem sim, que a escravidão de negros, brancos, índios, mestiços, amarelos sobre cruel vigia e punição, estavam ultrapassadas!
    Então pensaram...melhor é pagar-lhes um salário mísero para que consumam nossos produtos, e permaneçam atados a corrente da crueldade e da exploração humana! Sem que percebam.
    Desde então todos os mecanismos sociais, políticos, econômicos, religiosos estão a disposição dessa máquina destrutiva que tira de muitos para beneficiar poucos!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. Legal Romeu.
    Penso que a todo instante temos que nos questionar e avaliar o quanto estamos nos deixando escravizar pelo capitalismo que dita a todo instante padrões de vida, consumo e beleza.

    ResponderExcluir